domingo, 4 de março de 2012

Parlamentar alerta para manipulação da internet

O deputado federal Emiliano José (PT-BA) ocupou a tribuna na última semana para chamar a atenção do que classificou como “a perigosa situação política da internet” no Brasil e no mundo. “A grande batalha da sociedade contemporânea, a batalha da liberdade, para além de guerras sangrentas, que continuam a existir, está girando em torno da internet”, afirmou o petista.

De acordo com o parlamentar, no contexto das grandes batalhas no ambiente WWW está o movimento destinado a estender a ação da agência reguladora da ONU – International Telecomunications Union (ITU) – à internet, ampliando o controle sobre a rede. “Uma iniciativa feroz, de alcance global, contra a liberdade de expressão e de comunicação proporcionada pela internet”, resumiu Emiliano José.

O parlamentar petista acrescentou que a ITU é responsável pela alocação global do espectro eletromagnético (usado por redes, celulares, TVs, serviços de emergência etc) e estabelece os padrões técnicos para telecomunicações, entre outras atribuições. “Detém, assim, muito poder sobre o sistema global de comunicação”, frisou Emiliano...

“Neste momento, Rússia, China e aliados pretendem que a ITU venha também a regular a internet sobre a qual ela não tem domínio até hoje. Para que isso ocorra, a ideia é mudar o Regulamento Internacional de Telecomunicações (ITR), tratado assinado em 1988, quando ainda não existia a internet comercial e a ITU não tinha qualquer preocupação com as redes experimentais de então”, explicou.

Para o petista, que também é jornalista e escritor, os poderosos do mundo, tanto no âmbito da política como dos negócios, numa relação inclusive de complementaridade, "deram-se conta do potencial emancipador da internet e querem, de variados modos, colocar um freio nela, tanto para garantir lucros quanto para tentar colocar obstáculos no potencial que ela tem de mobilizar, de congregar multidões e de estimular a cidadania em escala mundial”.

No Brasil, enfatizou Emiliano José, a luta não é diferente. “No ano passado, travamos aqui na Câmara a luta contra o que denominamos o AI-5 digital. Se aprovado, ele iria restringir em muito os direitos dos internautas brasileiros, hoje mais de 80 milhões”, destacou o parlamentar.

De acordo ainda com Emiliano, o texto do projeto procura atender aos lobbies dos bancos e das multinacionais do direito autoral, principalmente das grandes corporações de entretenimento dos EUA. Caminha na linha de convergência dos projetos que tramitam no Congresso americano.

“Estamos, neste momento, com o projeto do Marco Civil em tramitação nesta Casa, projeto que contou com a colaboração de internautas via consulta pública e que baliza os direitos dos usuários, e que acreditamos ser necessário votá-lo este ano. Será um passo muito importante”, finalizou. (Fonte: Informes)

Nenhum comentário: