terça-feira, 13 de março de 2012

Camelôs reagem à ação da prefeitura e interditam ruas

Fotos: Ronaldo Modesto



Em protesto contra a Circular Pública nº 01/2012 da Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb), que na manhã desta segunda-feira (12) determinou a desocupação das ruas E e F e da rodovia PA 275, no Bairro Cidade Nova, dezenas de vendedores ambulantes que há anos ocupam aqueles espaços públicos reagiram à iniciativa da prefeitura e interditaram as ruas, provocando enormes transtornos à população, com a formação de engarrafamento do trânsito.

De acordo com o termo de notificação da circular, assinado em 1º de março último pelo titular da Semurb. Roque Francisco Dutra, a iniciativa do governo municipal atende às normas do Código de Posturas do Município e a uma determinação do Ministério Público do Estado do Pará.

Na notificação aos ambulantes, Roque Dutra diz que as ruas E e F e a rodovia PA 275 devem ser imediatamente desocupadas pelos pequenos comerciantes informais, sob pena de os ambulantes terem suas mercadorias apreendidas pelos fiscais da prefeitura.

A Circular Pública nº 01/2012 acrescenta que a Semurb, doravante, manterá as vias públicas livres para a circulação de pessoas, inclusive em datas especiais, como ano-novo, carnaval, Páscoa, Dias das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Círio e Natal...

Em declarações prestadas à reportagem, o ambulante Pedro Viana dos Santos disse considerar a ordem da prefeitura como arbitrária. “porque somos pais de famílias que estamos ganhando honestamente o pão de cada dia para cuidar de nossas famílias”, protesta o vendedor informal, adicionando que em nenhum momento a prefeitura ofereceu outro local para os sacoleiros trabalhar.

“Amanhã (hoje) estaremos protestando na Câmara Municipal, e se até quarta-feira (14) nossa situação não for resolvida, vamos fazer uma manifestação pública na frente da portaria de acesso a Carajás, para chamar a atenção da sociedade local e também das autoridades de Parauapebas”, avisa Pedro Viana.

O vendedor ambulante Iúri da Conceição defende que os mais de 100 pequenos comerciantes informais que ocupam os locais públicos da cidade durante o dia optaram por esse meio de sobrevivência porque não encontram emprego para trabalhar.

Segundo ainda Iúri da Conceição, um vereador do município teria orientado os ambulantes a permanecerem instalados na via pública, pois estaria conversando com o prefeito municipal para buscar uma alternativa para o problema, transferindo os camelôs para outro local.

Com as ruas interditadas e um verdadeiro caos no trânsito, a Polícia Militar e o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) foram chamados ao local para negociar com os manifestantes a desocuparem a via pública, colocando ordem na área.

O protesto dos camelôs teve início por volta das 9 horas da manhã de ontem (12) e só foi encerrado um pouco depois do meio-dia. (Ronaldo Modesto/Waldir Silva)

Nenhum comentário: