quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Jovens qualificados para o mercado de trabalho

Oportunidade de crescimento profissional e de mais qualidade de vida. Essa é a expectativa do jovem Anderson Wanzer, de 26 anos, que acabou de se formar no curso de “Operador de Equipamentos de Mina”, em Ourilândia do Norte, sul do Pará. Ele faz parte da primeira turma do Programa de Formação Profissional do projeto Onça Puma, da mineradora Vale.

O aprendiz é um dos 104 jovens, com idade superior a 18 anos, que estudaram durante um ano no curso oferecido pela empresa. Seis meses de estudos foram dedicados às aulas teóricas e os outros seis preenchidos com aulas práticas. “Com capacitação profissional, tenho a chance de ter um emprego que me proporcione um futuro mais competitivo no mercado de trabalho”, explica Anderson Wanzer.

Desenvolvimento social
A Vale investe na formação de mão-de-obra nas regiões em que atua com o objetivo de capacitar e aumentar a disponibilidade de profissionais operacionais e técnicos de nível médio no mercado local.

Desde 2001, foram realizados 54 cursos, com 244 turmas em 32 localidades de seis estados brasileiros. Ao todo, mais de 6 mil jovens participaram dos cursos e quase 4.500 foram contratados pela mineradora.

O Programa de Formação Profissional é um passo importante para a geração de renda e emprego nos municípios de relacionamento da Vale, como o Projeto Onça Puma. “É gratificante saber que através do programa é possível proporcionar aos jovens uma perspectiva de um futuro promissor”, reconhece Dione Queiroz, gerente de Recursos Humanos da Vale.

Outro município beneficiado com o programa, Parauapebas, já formou mais de 3.200 jovens, que hoje atuam na própria Vale e no mercado de trabalho na região. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Vale)

Nenhum comentário: