terça-feira, 23 de setembro de 2008

Situação da água em Parauapebas (III)

Essa manobra também veio solucionar um outro problema, que é a falta de pressão nas pontas de rede (devido a intermitência) nos bairros periféricos, como parte do Guanabara e Liberdade I, Betânia e Casas Populares II.

Nesses bairros, por se localizarem mais distantes do reservatório, o tempo para a estabilização da pressão interna na rede de abastecimento tende a ser maior. Os mesmos só recebiam água no período noturno, quando a demanda em outras partes da cidade já havia diminuído. O mesmo problema também ocorre nas partes mais altas da cidade.

Com as manobras de registros, essa situação foi amenizada, pois a pressão na rede tende a se estabilizar entre duas e três horas depois da abertura dos registros. Com a produção da ETA, o nível do reservatório se mantém estável por um período maior, e esses bairros periféricos são abastecidos por um período maior.

4. OBRAS EXECUTADAS NO PERÍODO DE 2005 a 2007
No mês de fevereiro de 2005, a Prefeitura Municipal, através do Saaep, assumiu de fato a gestão do sistema de abastecimento de água da cidade, que até então estava a cargo da empresa Condominium, contratada apenas para operar o sistema de abastecimento de água, pois ficavam a cargo da prefeitura os investimentos quanto a parte de expansão e melhoria do sistema.

Em maio, quando foi diagnosticado o problema no sistema de abastecimento de água, a prefeitura contratou uma empresa de consultoria para dar suporte às ações que deveriam ser tomadas para solucionar o problema a curto, médio e longo prazo.

Foi então proposta a continuação do antigo projeto que se iniciou em 1994, onde seriam executadas as outras etapas que não foram construídas até então, como a instalação do 4º conjunto motor-bomba no sistema de captação de água no rio Parauapebas, construção da 3ª célula de tratamento na casa de química e reservação.

A nova concepção de ampliação do sistema de abastecimento de água teve algumas ressalvas e modificações do projeto anterior, tendo em vista o crescimento populacional da cidade, setorização hidráulica e ao atendimento a outras partes da cidade, onde foram propostas e executadas as seguintes obras:

a) Ampliação do sistema de captação de água no Rio Parauapebas
Esta obra se iniciou no mês de novembro de 2005. Foi instalado o 4º conjunto motor-bomba de 175 CV e capacidade de bombeamento de 440 m3/h, que foi interligado ao sistema de adução da água bruta da Estação de Tratamento de Água.

Também foram executadas obras de recuperação da balsa de sustentação do sistema de captação, pois muitos flutuantes, cabos e vigas da estrutura da balsa estavam deteriorados.



Sistema de captação de água no rio Parauapebas, após recuperação das estruturas da balsa e instalação do 4º motor-bomba

b) Construção da 3a célula na Estação de Tratamento de Água
Na ETA, onde ocorrem as etapas de tratamento da água, foi construída a 3º célula de tratamento, que viria a completar o projeto inicial do sistema de abastecimento de água de Parauapebas.

A obra se iniciou no ano de 2006, ficando um tempo parada por problemas contratuais com a empresa executora da obra, vindo a mesma a ser concluída em maio de 2007. A mesma seguiu os mesmos padrões das outras duas, sendo composta por câmaras de floculação, decantador, filtros e tanque de contato, o qual foi interligado ao tanque de contato antigo, para abastecer o reservatório do bairro Bela Vista, hoje denominado de RAP 01 (reservatório apoiado).



Terceira célula na Estação de Tratamento de Água

c) Construção de reservatório apoiado com capacidade para 4 milhões de litros
Como a nova concepção era fazer uma setorização no sistema de distribuição de água da cidade para melhorar a pressão na rede, foi proposto não mais construir um compartimento do reservatório antigo de 3 milhões de litros no bairro Bela Vista, e sim um novo reservatório no bairro Betânia, com capacidade para 4 milhões de litros, onde o mesmo atenderia somente aos bairros pertencentes ao Complexo Altamira. (continua)



Vista do reservatório do bairro Betânia (RAP 02)

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Waldir,
Tem um boato circulando na cidade de que andam fazendo sabotagem no abastecimento de água, causando assim essa falta dágua. Isso é verdade? Há algum teor de veracidade?