quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Simpósio discute criação de abelhas sem ferrão

Iniciado na última quarta-feira (20), no auditório da TWA Brasil, em Parauapebas, encerra nesta sexta-feira (22) o I Simpósio de Meliponicultura, que tem como objetivo promover a aglutinação dos atores envolvidos nas pesquisas com abelhas sem ferrão e sensibilizar a sociedade local e regional sobre a necessidade da preservação da espécie para a região Amazônica.

A criação de abelhas sem ferrão é associada com as espécies que fabricam e armazenam grande quantidade de mel. Esse tipo de abelha é responsável pela polinização da flora nativa e contribui para o manejo sustentável do ambiente florestal.

Promovido pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e apoiado pela Prefeitura de Parauapebas e Vale, o evento apresenta aos produtores da região mais uma opção de criação, com a vantagem de requerer menos tempo e investimento para a manutenção.

O simpósio conta com importantes painelistas como Gerson de Moraes Ferreira (Federação das Associações de Apicultores do Estado do Pará), Fernando Amaral da Silveira (Universidade Federal de Minas Gerais), Giorgio Cristino Venturieri (Embrapa-PA), Plácido Magalhães Oliveira (Universidade Federal do Pará), Elen Vanessa Costa da Silva (Universidade Estadual do Pará), Patrícia Maria Drumond (Embrapa-AC), Célida Socorro Vieira dos Santos (Universidade Federal de Roraima) e Maria do Socorro (Ufra).

Nenhum comentário: