terça-feira, 5 de agosto de 2008

Jornalistas do interior mostram força da categoria durante congresso

Fotos: Valter Desidério e Waldyr Silva

Sérgio Murilo, presidente da Fenaj


Lúcio Flávio Pinto, editor do Jornal Pessoal


Participantes do congresso no auditório


Palestrante Francisco Viana

Convidados pela empresa Vale para participar do evento, nove jornalistas de Parauapebas (Bariloche Silva, Karine Gomes, Valter Desidério, Wagner Santos, Waldyr Silva e Zinho Beto), Canaã dos Carajás (Carlos Magno), Marabá (Eleutério Gomes) e Paragominas (Mikaella Moraes), além de Flávio Sacramento, que levou por conta próprio todos os funcionários do jornal, mostraram aos palestrantes e de mais participantes do VI Congresso Estadual dos Jornalistas, realizado no último final de semana em Belém, que a imprensa no interior é forte.

Promovido pelo Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor) e realizado nos dias 1º e 2 de agosto (sexta-feira e sábado) no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, o congresso contou com as presenças de palestrantes como Sérgio Murilo, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj); Lúcia Leão, diretora-executiva do jornal Hoje, da Rede Globo; Ronaldo Brasiliense, correspondente do jornal O Globo na Amazônia; Lúcio Flávio Pinto, editor do Jornal Pessoal; Antonio Fausto Neto, doutor em Sciences de la Communication et de I'Information pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales; Otacílio Amaral, diretor da Faculdade de Comunicação da UFPA; Francisco Viana, professor e consultor de empresas; Keyla Negrão, doutora em Ciências da Comunicação e diretora de comunicação popular e comunitária da Secretaria de Comunicação do Estado do Pará (Secom); entre outros.

Durante os dois dias de congresso foram debatidas as palestras “A realidade da cobertura jornalística na Amazônia”, “O papel da universidade na formação do jornalista”, “Tendências do jornalismo no século XXI - Novas mídias e liberdade de imprensa” e “Amazônia em pauta: desafios na comunicação”; o seminário “Sus: o que o jornalista precisa saber?”, a oficina “Mídia e o Estatuto da Criança e do Adolescente” e o grupo de trabalho “O jornalista e o jornalismo no interior do Pará”.

Valter Desidério e Lúcia Leão

No momento em que a jornalista Lúcia Leão iniciava a palestra “A região Norte na mídia nacional: do regional ao global”, um grupo de manifestantes ligados ao MST e Via Campesina invadiu e ocupou o auditório por uns 15 minutos onde ocorria o congresso, com faixas e bandeiras em protesto ao jornalismo da TV Globo. Preocupada com a falta de segurança no local, Lúcia Leão suspendeu a palestra e deixou o auditório.

Houve ainda a apresentação de exposição audiovisual em homenagem aos 200 anos da imprensa no Brasil, por funcionários da Vale, e do projeto Memória do Jornalismo Paraense, por diretores do Sinjor.

No período de 11 de setembro a 11 de outubro deste ano, a Vale fará em Belém, no Hangar, exposição da celebração dos 200 anos de imprensa no Brasil, e posteriormente nos municípios de Marabá e Parauapebas.

Entre os temas mais discutidos e polêmicos do congresso, destacou-se a exigência do diploma de jornalista para exercer a profissão.

Por ocasião do debate do grupo de trabalho “O jornalista e o jornalismo no interior do Pará”, com representantes das regiões sudeste (Marabá, Canaã dos Carajás e Parauapebas), nordeste (Paragominas) e oeste (Altamira e Itaituba), a maior comitiva foi a de Parauapebas, com mais de 10 representantes.


No grupo de trabalho, representantes do...


...interior se destacaram no evento

Durantes os debates no GT, coordenados por Davi Alves, Eliete Ramos, Elena Brito e Sidney Dantas, diretores do Sinjor, os repórteres de Parauapebas reivindicaram o imediato registro dos trabalhadores em veículos de comunicação do município junto à Delegacia Regional do Trabalho (DRT) e a instalação de uma delegacia sindical na região sudeste.


No final do congresso, foi elaborada a "Carta de Belém", com as reivindicações e propostas elaboradas pelos participantes durante o evento.

Nenhum comentário: