sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Programa da Vale fomenta educação superior

Belém – Durante cerimônia de expansão da fábrica de alumínio da Alunorte nesta quinta-feira (14) em Barcarena e o anúncio da instalação de uma siderúrgica em Marabá, o presidente da Vale, Roger Agnelli (foto), revelou que a mineradora vai lançar o maior programa de qualificação profissional de nível superior já implantado no Estado do Pará. Trata-se do Programa de Fomento à Educação Superior do Pará, que busca qualificar e fixar docentes e pesquisadores no estado.

Até 2010, o programa prevê a concessão de 400 bolsas de estudo de mestrado e doutorado. Serão lançados três editais (2008, 2009 e 2010), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Pará (Sedect) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa).

O edital deste ano, cuja publicação acontecerá até o mês de outubro, contemplará 85 pesquisadores com 25 bolsas de doutorado e 60 de mestrado. O investimento da Vale neste projeto será de R$ 10 milhões (US$ 6,2 milhões).

Áreas a serem contempladas com bolsas de mestrado
Engenharia – Elétrica, química, mecânica, civil, de minas, de materiais, metalúrgica, de recursos naturais da Amazônia.

Ciências exatas e naturais – Geologia e geoquímica, geofísica e química.

Multidisciplinar – Desenvolvimento sustentável do trópico úmido.

Áreas a serem contempladas com bolsas de doutorado
Engenharia – Elétrica, química, mecânica, civil, de minas, de materiais e metalúrgica.

Ciências exatas e naturais – Geologia e geoquímica, geofísica, química, física, matemática e estatística, ciência da computação.

Multidisciplinar – Desenvolvimento sustentável do trópico úmido, ciências ambientais, gestão de recursos naturais e desenvolvimento local na Amazônia.

Nenhum comentário: