domingo, 31 de agosto de 2008
Candidatos a vereador inaptos em Parauapebas
Os candidatos inaptos do PTN são: Francisco Rogério Alves Santos, Luciane Zague, Samuel dos Anjos Nazaré e Sandro Roberto de Matos Silva; do PSC, Maria dos Santos Ribeiro e Paulo Duarte Campos; PMDB, Alcione José Fernandes e Hilda Matilde de Carvalho; PRP, Jenilvaldo de Jesus Santos e Maria de Fátima Dias dos Anjos.
Já os candidatos indeferidos do PTdoB são: José Cláudio Araújo Medeiros e Valter Xavier da Silva; do PSDC, Antonio Fábio Medeiros Sacramento; PTB, Dagma Rodrigues Trevisan; PR, Israel de Oliveira Almeida; PP, José Wilson da Silva; Psol, João Lúcio de Vasconcelos Júnior; PHS, José Ribamar Pacheco da Silva; e do PRTB, Waldemir de Matos Fernandes (Fernando da Ótica).
Remo perde de 1 a 0 para Holanda
Agora, o Leão precisa vencer o último jogo da tabela contra o Rio Branco (AC), para continuar na competição. O jogo será no Acre, no próximo sábado (6), às 17 horas. Com o resultado, o time paraense continua na segunda posição do grupo, com seis pontos.
Bel faz primeira carreata e Darci segundo comício
À noite, no bairro da Paz, o candidato Darci Lermen (PT) reuniu milhares de militantes e simpatizantes com bandeiras vermelhas, no segundo grande comício da coligação "Parauapebas no rumo certo".
Calendário eleitoral1
· Último dia para entrega dos títulos eleitorais resultantes dos pedidos de inscrição ou de transferência (Código Eleitoral, art. 69, caput).
· Último dia para o juiz eleitoral comunicar ao Tribunal Regional Eleitoral os nomes dos escrutinadores e dos componentes da junta nomeados e publicar, mediante edital, a composição do órgão (Código Eleitoral, art. 39).
· Último dia para a instalação da Comissão Especial de Transporte e Alimentação (Lei nº 6.091/74, art. 14).
· Último dia para a requisição de veículos e embarcações aos órgãos ou unidades do serviço público para o primeiro e eventual segundo turnos de votação (Lei nº 6.091/74, art. 3º, § 2º).
· Último dia para os tribunais regionais eleitorais designarem, em sessão pública, a comissão de auditoria para verificação do funcionamento das urnas eletrônicas, por meio de votação paralela (Resolução nº 21.127, de 20.6.2002).
· Último dia de publicação, pelo juiz eleitoral, para uso na votação e apuração, de lista organizada em ordem alfabética, formada pelo nome completo de cada candidato e pelo nome que deve constar da urna eletrônica, também em ordem alfabética, seguidos da respectiva legenda e número (Resolução nº 21.607, de 3.2.2004, e Resolução nº 21.650, de 4.3.2004).
6 de setembro
· Data em que todos os recursos sobre pedidos de registro de candidatos devem estar julgados pelos tribunais regionais eleitorais e publicadas as respectivas decisões (Lei Complementar nº 64/90, art. 3º e seguintes).
· Data em que os partidos políticos, as coligações e os candidatos são obrigados, durante a campanha eleitoral, a divulgar, pela rede mundial de computadores (internet), relatório discriminando os recursos em dinheiro ou estimáveis em dinheiro que tenham recebido para financiamento da campanha eleitoral e os gastos que realizarem, em sítio criado pela Justiça Eleitoral para esse fim, exigindo-se a indicação dos nomes dos doadores e os respectivos valores doados somente na prestação de contas final de que tratam os incisos III e IV do artigo 29 da Lei nº 9.504/97 (Lei nº 9.504/97, art. 28, § 4º).
Convênio CDL/Unimed
sábado, 30 de agosto de 2008
II Conferência de Meio Ambiente de Parauapebas
O Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap) realiza neste sábado (30) a II Conferência Infanto-juvenil de Meio Ambiente. O evento acontece uma vez ao ano, nos níveis municipal, estadual e nacional.
A direção do Ceap convida a população para participar da conferência, que ocorre no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), no horário das 8 às 18 horas, e contará com a presença do divertido professor Pachecão.
quinta-feira, 28 de agosto de 2008
Comunicado
A Assessoria de Comunicação do gabinete do senador Flexa Ribeiro comunica que por volta das 17 horas desta quarta-feira (27) quatro homens armados invadiram o gabinete do parlamentar paraense, localizado na Alameda Moreira da Costa, na avenida Almirante Barroso, no bairro de São Brás, em Belém.
Os assaltantes renderam um dos funcionários com um golpe de uma das armas - coronhada - usadas no crime e anunciaram o assalto. Em seguida, renderam os demais funcionários - sendo duas mulheres e dois homens -, obrigando que os mesmos deitassem no chão durante o assalto.
Na fuga, os bandidos levaram documentos, cartões de crédito pessoais dos funcionários, aparelhos de celular pessoais, dois computadores portáteis, além de jóias dos funcionários. Segundo relato de vizinhos, o bando fugiu em um veículo gol da cor preta.
A Polícia Militar foi acionada após o ocorrido e equipes da 2ª Zona de Policiamento encaminharam as buscas iniciais. O caso foi registrado na Seccional de São Braz.
Em Brasília, o senador Flexa Ribeiro tomou conhecimento do assalto por telefone e pediu que o caso seja também investigado pela Polícia Federal.
O parlamentar paraense lamenta o triste ocorrido, que na verdade reflete a atual realidade de violência e insegurança que atinge todos os paraenses, do interior e da Região Metropolitana de Belém.
Sebrae distribui Guia do Candidato Empreendedor
O Sebrae Nacional começou a distribuir, na última na quarta-feira (26), o Guia do Candidato Empreendedor aos diretórios nacionais dos partidos políticos para repasse aos candidatos a prefeito nas eleições municipais de outubro próximo. A distribuição aos diretórios estaduais já está sendo feita pelas unidades da instituição nos estados. A entrega aos diretórios nacionais começou pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS).
O Guia do Candidato Empreendedor foi elaborado pelo Sebrae com o apoio de entidades municipalistas e parlamentares. Traz orientações e exemplos concretos para candidatos a prefeito sobre como apoiar os micro e pequenos negócios e promover o desenvolvimento municipal. Tudo com base na Lei Complementar 123/06, a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
O documento mostra que o desenvolvimento é o grande desafio dos candidatos e a solução estratégica que as micro e pequenas empresas representam. E relaciona 10 principais compromissos que eles precisam assumir com o segmento: enfrentar a burocracia, reduzir a informalidade, criar ou melhorar a política tributária, planejar e estruturar o desenvolvimento sustentável, priorizar essas empresas nas compras governamentais, investir no acesso à tecnologia, apoiar o associativismo, facilitar o acesso ao crédito e aos serviços financeiros, promover a educação empreendedora e profissionalizante e aprovar e implantar a lei geral municipal desses negócios.
Após as eleições, o Sebrae deverá distribuir documento para os prefeitos eleitos com orientações mais detalhadas sobre o que e como fazer para apoiar os pequenos empreendimentos e promover o desenvolvimento sustentável das municípios. Esse tipo de guia foi distribuído pela instituição em 2004.
Segundo o consultor do Sebrae, Hélcio Moreira, este ano estão sendo distribuídos 60 mil exemplares do documento. Maiores informações, entre em contato com a Agência Sebrae de Notícias, pelo fone (61) 3348-7494.
Destruição de CDs e DVDs piratas
Algumas imagens sobre a destruição de mais de 20 mil unidades de CDs e DVDs piratas apreendidos ao longo dos últimos dois anos em Parauapebas pelas polícias Civil e Militar.
A operação, que ocorreu no início da tarde desta quarta-feira (27) na rua E, contou com as presenças de policiais, promotor público, juízas de direito e populares.
Depois de serem esmagados por trator com rolo compressor em via pública, os produtos falsificados foram incinerados.
terça-feira, 26 de agosto de 2008
Candidatos a vereador inaptos
Os candidatos do PSC que estão inaptos são Antonia de Paiva Sousa, Maria dos Santos Ribeiro e Paulo Duarte Campos; do PTN, Francisco Rogério Alves Santos, Luciane Zague e Sandro Roberto de Matos Silva; do PMDB, Alcione José Fernandes e Hilda Matilde de Carvalho; PRP, Jenilvaldo de Jesus Santos e Maria de Fátima Dias dos Anjos.
Já os candidatos inaptos do PTdoB são José Cláudio Araújo Medeiros e Valter Xavier da Silva; PTB, Dagma Rodrigues Trevisan; PR, Israel de Oliveira Almeida; PP, José Wilson da Silva; Psol, João Lúcio de Vasconcelos Júnior; PHS, José Ribamar Pacheco da Silva; e do PRTB, Waldemir de Matos Fernandes (Fernando da Ótica).
segunda-feira, 25 de agosto de 2008
Saúde mental
Sebrae inaugura na próxima sexta-feira Centro de Gemas e Jóias em Parauapebas
O evento contará com as presenças dos diretores do Sebrae no Pará, Hildegardo Nunes, Cláudio Ribeiro e Vilson Schuber, membros do Conselho Deliberativo e gerentes da instituição; representantes do Ministério da Integração, do Governo do Estado, do Instituto de Gemas e Jóias da Amazônia (Igma), da prefeitura municipal e dos outros parceiros do projeto Gemas e Jóias nas regiões de Marabá e Redenção, coordenado pelo Sebrae/PA, através do qual a unidade foi construída.
De Parauapebas, o diretor-superintendente do Sebrae/PA, Hildegardo Nunes, representantes do Ministério da Integração e do Igama seguem para Floresta do Araguaia, onde, às 16 horas do mesmo dia, haverá a inauguração da Oficina da Associação Comunitária dos Artesãos e Lapidários de Floresta do Araguaia (Acoal).
Centro de Gemas
A Unidade Produtiva de Gemas e Jóias de Parauapebas irá funcionar de forma compartilhada, isto é, os interessados podem se enquadrar como sócio-quotistas, que investem recursos financeiros a fim de obter ganhos de capital; ou sócio-produtor , aquele que utiliza as instalações do centro para trabalhar, ganhando por produção.
Na unidade também haverá a figura do aprendiz, alunos formados nos cursos ministrados na unidade, remunerados pelo que produzem durante os cursos. Só depois de treinados podem se tornar sócio-produtores.
Também existe a possibilidade de haver parceria com lapidários e ourives que trabalham por conta própria em seus estabelecimentos, utilizando a estrutura do centro para descentralizar a produção, possibilitando aumentar o volume de clientes e conseqüentemente seus ganhos, melhorar e inovar seus produtos, além da formação de mão-de-obra para a atividade.
Parceiros do projeto
Associação de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável de Parauapebas (Adelisp)
Prefeitura Municipal de Parauapebas
Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae/PA)
Universidade Federal do Pará – UFPA (Campus Marabá)
Centro Federal de Ensino Tecnológico do Pará – CEFET (Marabá)
Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Extração do Ferro e Metais Básicos do Ouro e Metais Preciosos de Minerais Não-Metálicos de Marabá, Parauapebas, Curionópolis, Eldorado do Carajás e Canaã dos Carajás (Metabase)
Cooperativa Mista de Mineração dos Garimpeiros Proprietários de Catas de Serra Pelada Ltda. (Coompro)
Cooperativa de Gemas (Coopergemas)
Cooperativa de Beneficiamento de Gemas, Jóias e Artesanato Mineral e Orgânico de Parauapebas (Art’Scoop)
Ministério da Integração Nacional
Silvaneide Guedes (Assessora de Comunicação do Sebrae/PA)
domingo, 24 de agosto de 2008
sábado, 23 de agosto de 2008
Moldada a silicone
Foi muito triste o dia da morte do empresário João Alfredo. Comoveu toda população da cidade onde residia, por ser um cidadão querido e prestativo. O choramingo foi geral, com lágrimas derramadas por muita gente. Um maior pranto, evidentemente demonstrado por sua mulher Neusa, que, desesperada, não arredava de perto do caixão, abraçada ao corpo frio do esposo querido, sem querer acreditar na fatalidade de uma morte súbita em uma pessoa jovial de 38 anos.
O baque para Neusa foi terrível. Prostrou-se, sofrendo pela dor sentida diante de irreparável perda. Definhou por longo período, descuidando-se do corpo.
Foi difícil, mas com o passar dos dias, dos meses, dos anos, Neusa foi se conformando, preservando com respeito à memória do falecido, que lhe deixou muitos bens e bastante dinheiro como herança. Tinha o futuro garantido, sem problemas financeiros.
Chegou o dia em que a mãe dela quis ajudar, chamando a atenção pela continuação da vida, ela que ainda não tinha 35 anos. Viúva, sim! Morta, não!
“Morreu o homem, viva o homem”, disse cantando, parodiando uma frase citada na antiga Roma.
Neusa acordou para a realidade. Observou que era ainda nova e não podia se entregar. E resolveu voltar a viver. Primeiro, fez uma autocrítica estética de seu corpo. Não podia esconder. Estava péssima. Pomas caídas, face envelhecida, cheia de manchas, estrias da cintura para baixo, barriga carregada de banha, formando volume, bumbum flácido, enrugando por celulite. Considerou-se deformada, precisando passar por correções cirúrgicas.
Primeira providência foi marcar consulta com o famosíssimo cirurgião plástico, Ivo Pitangui. Já esperava o resultado. Teria de submeter-se a difíceis modelações corporais. Começaram pela face, de onde lhe tiraram manchas e rugas, em raspagens cirúrgicas. Depois vieram os seios e o bumbum, modelados com silicone. Na barriga, uma lipoaspiração deixou tudo nos conforme. Para completar, quis fazer uma plástica de períneo, até exigindo o implante de hímen, não dando certo por absoluta falta de doadoras perfeitas. Explica-se: dos cadáveres femininos disponíveis, a pureza já era. Virgindade passou a ser sinônimo de brega, e terminou desistindo. Mesmo assim, sentiu a sensação de ter ficado quase virgem.
A transformação ficou à vista. Corpo perfeito da cabeça aos pés. Cara jovem, seios empinados, duros e pontiagudos; bumbum naquela forma de chamar a atenção. Sabe como é...! Saliente e bem durinho, encaixando-se perfeitamente dentro de qualquer roupa justinha. Só teve um problema: ficara mais pesada seis quilos, atribuídos ao material postiço implantado.
Neusa sentiu-se outra mulher, voltando a uma vida normal de autêntica socialite. Freqüentava os ambientes das beldades ricas e chiques, fazendo parte daquele grupo seleto de colunáveis. Mulheres assim têm mais oportunidades que as outras. Não demorou e encontrou um namorado, rapaz rico e vistoso, natural de Teerã, capital do Irã, e que estava no Brasil em trabalho diplomático, encarregado de conquistar a simpatia de governos estrangeiros para o programa nuclear de seu país, com propósito de fabricar algumas bombinhas nucleares, visando a destruição de Israel, que nunca admitiram como nação livre.
Não demorou e Neusa aceitou proposta de casamento. Para se casar teve de concordar residir em Teerã e se submeter às leis mulçumanas, obrigando-a a andar usando véu e vestida de xador (túnica negra que cobre completamente o corpo feminino).
Nunca mais pôde mostrar em público seus dotes artificiais do seu belo corpo moldado por dr. Ivo Pitangui.
Pedro Cláudio de Moura Reis (PC)
E-mail: pcmourareis@yahoo.com.br
quinta-feira, 21 de agosto de 2008
PopStar do Paraíba classifica 12 concorrentes em Parauapebas
Com quase 200 concorrentes inscritos, o concurso de calouros PopStar do Armazém Paraíba classificou 12 finalistas para concorrer entre si no dia 13 de novembro próximo em Parauapebas, na Praça de Eventos.
Dentre os 12 calouros classificados, encontra-se a talentosa Angélica Nunes (foto), servidora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Na disputa do dia 13/11, dois concorrentes serão classificados para depois concorrer com os dois finalistas de Marabá, para então, se classificados na final, concorrer com outros calouros em Belém.
Para Angélica, “cantar é a forma mais linda de se expressar o que sente, de se mostrar o que se...”
Parauapebas: Darci Lermen lidera com vantagem disputa pela reeleição
Pesquisa do Ibope Inteligência sobre a disputa pela Prefeitura de Parauapebas aponta que o prefeito Darci Lermen (PT) tem a preferência de um pouco mais da metade dos eleitores nesse momento, registrando 55% das intenções de voto. A segunda colocação é de Bel Mesquita (PMDB), com 28%.
Em um patamar bastante inferior, aparecem os demais candidatos: Cláudio Almeida (PR) tem 2%, enquanto Alessandro Spinelli (PTdoB) e Marden Henriques (Psol) atingem 1% das intenções, cada um. Outros 2% dizem votar em branco ou nulo e 11% não sabem ou não preferem responder sobre sua intenção de voto. As entrevistas em Parauapebas foram realizadas entre os dias 4 e 6 de agosto.
Na pergunta espontânea, Darci é lembrado por exatamente metade dos entrevistados, com 50% das menções. Neste cenário, Bel Mesquita atinge 22% e os outros candidatos não alcançam 1% das intenções de voto, apesar de serem citados. Sem o disco com os nomes dos candidatos, 22% dos eleitores afirmam não saber em quem votar, e 3% declaram intenção de votar em branco ou nulo.
Avaliação da administração
A administração do prefeito Darci Lermen é considerada ótima ou boa por 64% dos eleitores, regular por 24% e ruim ou péssima por 11%. A forma como Darci vem administrando Parauapebas é aprovada por 75% dos entrevistados, enquanto 19% desaprovam.
Problemas do município
Os eleitores foram estimulados a apontar as três áreas mais problemáticas do município. Saúde e segurança pública são as mais citadas, respectivamente por 56% e 45% dos entrevistados. Em terceiro lugar, o abastecimento de água é mencionado por 37%.
Ficha técnica
Período de campo: a pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 6 de agosto de 2008.
Tamanho da amostra: foram entrevistados 406 eleitores.
Margem de erro: cinco pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%.
Solicitante: Sacramento e Cia. Ltda.
Registro: pesquisa registrada sob o protocolo 1.170/2008, na 75ª Zona Eleitoral de Parauapebas. (Fonte: Ibope)
Floresta de Carajás é tema em encontro nacional sobre meio ambiente
Platéia atenta às exposições
Luiz Vieira e outros diretores da Anamma
A Floresta Nacional de Carajás (Flonaca) foi tema nos dias 11, 12 e 13 de agosto, em Goiânia (GO), durante o XVIII Encontro Nacional da Anamma (Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente), que teve como tema central “Meio ambiente urbano”.
Durante a apresentação de Parauapebas, houve um grande interesse do público, principalmente sobre o programa de abertura e uso público da Flonaca (Floresta Nacional de Carajás) e do “Programa Jovem Ambientalista”.
Na apresentação de banners com fotos e informações e exposição em data-show sobre a Flonaca, pelo secretário de Meio Ambiente de Parauapebas, José Luiz Barbosa Vieira, a platéia se manifestou com muito interesse e curiosidade sobre a utilização da floresta para o ecoturismo.
Durante os três dias foram apresentados em plenária painéis com os seguintes temas: “A regulamentação do art. 23 e as competências dos entes federados para o licenciamento ambiental”, “Resolução 362/05-Conama e a atividade de rerrefino”, “Os efeitos do PL de parcelamento do solo no meio ambiente e a gestão de APPs urbanas”, “Aplicação da legislação ambiental em áreas urbanas”, “Saneamento ambiental e drenagem urbana sustentável”, “Compensação ambiental em áreas urbanas” e “Plataforma ambiental e eleições verdes”.
Observou-se que entre as exposições, o que mais chamou a atenção do público e o que provocou maior debate foi o painel sobre “Eleições verdes”. Ressaltou a evidência das políticas ambientais nas plataformas políticas e nos planos de governos dos candidatos a prefeito de todo o Brasil.
Pontos como educação, saúde e segurança já estão repetitivos e a grande “vedete” desta eleição será o meio ambiente.
Clarismino Júnior, presidente da Anamma, destacou que em pesquisa feita pela entidade nas principais cidades brasileiras os candidatos com compromisso com o meio ambiente estão liderando as pesquisas, graças ao engajamento consciente da população e as constantes campanhas na mídia sobre a preservação do planeta.
Importância de Parauapebas na Anamma
Hoje a Anamma é uma entidade com grande destaque em nível nacional, pois agrega todos os municípios com gestão plena em meio ambiente.
Com a criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Parauapebas, em junho de 2005, o município se filiou à Anamma e devido a efetiva participação do secretário o município se tornou referência nas plenárias.
Através da entidade, Parauapebas conquistou uma cadeira no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), hoje presidido pelo ministro Carlos Minc, e ajuda a decidir a política ambiental do Brasil, pois todas as grandes decisões ambientais passam pela apreciação e aprovação do Conselho Nacional.
Na região Norte do Brasil, somente três secretários municipais têm assento no Conama: Luiz Vieira (Parauapebas), Sylvia Cristina (Belém) e Luciana Valente (Manaus).
No XVII Congresso Nacional da Anamma, realizado em 2007, em Recife (PE), Luiz Vieira foi eleito vice-presidente da Anamma-Norte para um mandato de dois anos (agosto de 2007 a agosto de 2009).
O grande desafio deste mandato é ajudar e incentivar os municípios desta região a criar secretarias de Meio Ambiente e desenvolver a gestão plena, reforçando o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama).
Pesquisa recente da Anamma aponta uma triste realidade ambiental no Brasil: dos 5.563 municípios, apenas 8% possuem gestão em meio ambiente; desses, apenas cerca de 250 municípios licenciam ambientalmente.
No Pará, essa realidade é mais crítica, e Parauapebas passou a fazer parte desse grupo seleto em 2005, quando a prefeitura criou e estruturou a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Simpósio discute criação de abelhas sem ferrão
A criação de abelhas sem ferrão é associada com as espécies que fabricam e armazenam grande quantidade de mel. Esse tipo de abelha é responsável pela polinização da flora nativa e contribui para o manejo sustentável do ambiente florestal.
Promovido pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e apoiado pela Prefeitura de Parauapebas e Vale, o evento apresenta aos produtores da região mais uma opção de criação, com a vantagem de requerer menos tempo e investimento para a manutenção.
O simpósio conta com importantes painelistas como Gerson de Moraes Ferreira (Federação das Associações de Apicultores do Estado do Pará), Fernando Amaral da Silveira (Universidade Federal de Minas Gerais), Giorgio Cristino Venturieri (Embrapa-PA), Plácido Magalhães Oliveira (Universidade Federal do Pará), Elen Vanessa Costa da Silva (Universidade Estadual do Pará), Patrícia Maria Drumond (Embrapa-AC), Célida Socorro Vieira dos Santos (Universidade Federal de Roraima) e Maria do Socorro (Ufra).
quarta-feira, 20 de agosto de 2008
Como rastrear bois na Amazônia?
Controlar a pecuária na Amazônia virou um dos grandes desafios do país. A atividade é considerada pelo Ministério do Meio Ambiente e institutos de pesquisas como um grande vetor do desmatamento na floresta. Hoje, 78% das áreas abertas na Amazônia foram convertidas em pastagens.
Uma solução para reverter esse problema é criar mecanismos para rastrear os bois produzidos na região. Se isso for feito com eficiência, vai ser possível descobrir quem são os pecuaristas que fazem derrubadas ilegais para aumentar a produção de seu rebanho bovino.
No início de agosto, a câmara técnica do Conselho Nacional de Meio ambiente (Conama) aprovou uma resolução que pode ser o começo de uma mudança radical no setor. A medida obriga os frigoríficos a entregar a lista de seus fornecedores a cada trimestre para os órgãos ambientais competentes.
Além dos nomes dos fazendeiros, os frigoríficos também vão ter que fornecer as coordenadas com a localização exata do imóvel do fornecedor, guia de transportes dos animais e cadastro rural da propriedade no Incra.
Com essas informações em mãos vai ficar bem mais fácil descobrir quem está vendendo bois para os frigoríficos. E se essas pessoas cometem algum tipo de crime ambiental. A resolução vai ser votada em plenário no Conama no fim de setembro, e se for aprovada entra em vigor em janeiro de 2009.
O sistema que faz o rastreamento sanitário de cada gado brasileiro hoje é o Sisbov. Ele é obrigatório para carne exportada, mas é facultativo no mercado interno. Por isso, sua adesão não é maior.
As dificuldades em separar os frigoríficos com boas condutas e de empresas que cometem crimes ambientais foram o foco de uma reportagem de Época desta semana.
Confira como alguns abatedouros estão perto de áreas de desmatamento ilegal e o que as empresas dizem a respeito. (Juliana Arini e Thaís Ferreira). Fonte: http://blogdoplaneta.com/colunaepoca/2008/08/18/como-rastrear-os-bois/
Ministério do Trabalho resgata 32 trabalhadores em situação de escravidão
A maior parte dos trabalhadores resgatados era oriunda do Maranhão. Eles foram retirados da fazenda e tiveram os contratos de trabalho rescindidos, com direito a receber o seguro-desemprego.
Os trabalhadores estavam na fazenda há mais de seis meses, não tinham carteira de trabalho assinada, não recebiam salário integral nem qualquer direito trabalhista, como décimo terceiro salário, horas extras e férias.
O alojamento era feito em barracões considerados inabitáveis pela fiscalização, e os trabalhadores não tinham água potável nem os equipamentos de segurança obrigatórios.
De acordo com nota do MTE, um dos trabalhadores chegou a se acidentar com uma motosserra, mas não recebeu atendimento por parte do contratador, sendo ajudado apenas pelos colegas.
A operação do Grupo Móvel começou no dia 6 e terminou na última sexta-feira (15). O dono da fazenda foi autuado pela Polícia Federal no artigo 149 do Código Penal, por manter trabalhadores em regime análogo ao de escravo. Ele também teve de pagar as verbas indenizatórias aos funcionários, em um total de cerca de R$ 60 mil.
Cristãos e bahá’ís são detidos no Iêmen
O Iêmen é um país onde o islamismo é a religião do estado e a sharia a fonte de toda a legislação. A conversão de muçulmanos pode ser punível com a morte. Em casos semelhantes anteriores, os detidos foram libertados após terem negado sua fé e suplicado o regresso ao islã.
Além disto, a polícia confirmou também a detenção de seis bahá’ís iranianos residentes no Iêmen há mais de trinta anos. Os bahá’ís foram acusados de pertencer a um grupo rebelde. Apesar de não estar banida oficialmente no Iêmen, a religião baha’í é considerada uma heresia (e conseqüentemente, hostilizada) pelo clero islâmico local.
Mansour Hayel, vice-presidente do Fórum Político Omar al-Gawi e ativista dos direitos humanos no Iêmen, considerou que as detenções são um sinal da crescente influência de organizações extremistas islâmicas naquele país da Península Arábica. (Fonte: povodebaha)
terça-feira, 19 de agosto de 2008
Seleção brasileira perde para Argentina e dá adeus ao sonho do ouro
Apagado, Ronaldinho não consegue vencer o duelo com Lionel Messi
O sonho está, mais uma vez, adiado. Ronaldinho & cia. caíram diante da Argentina nesta terça-feira (19), no Estádio dos Trabalhadores em Pequim, de forma melancólica.
Sob aplausos de Diego Maradona, a equipe de Messi, Riquelme e Agüero devolveu o 3 a 0 da derrota para o Brasil na final da Copa América de 2007 e vai defender a medalha de ouro das Olimpíadas contra a Nigéria, sábado (23), no Ninho do Pássaro.
Ao futebol brasileiro, resta torcer para a seleção feminina, que busca o título na quinta-feira (21), contra os Estados Unidos.
Quem foi ao estádio ver o duelo entre Messi e Ronaldinho acabou vendo o genro de Maradona brilhar: Agüero, que leva o nome da namorada Gianina Maradona na chuteira, fez dois gols e sofreu o pênalti convertido por Riquelme.
O time de Dunga perdeu a cabeça no fim do jogo e ainda teve dois jogadores expulsos por faltas violentas no volante Mascherano: Lucas e Thiago Neves.
Atual campeã olímpica, a Argentina encara a Nigéria no sábado, a 1 h (de Brasília), na disputa pelo ouro. O Brasil volta a campo contra a Bélgica, sexta-feira (22), às 8 h (de Brasília), em Xangai, para ver quem fica com a medalha de bronze.
Última atualização do site do TSE
Por outro lado, na mesma atualização, dez candidatos que se encontravam com candidaturas inaptas foram habilitados pelo TSE, entre estes Cláudio Almeida (PR), candidato a prefeito de Parauapebas.
Candidatos inaptos
Alcione José Fernandes (PMDB)
Antonia de Paiva Sousa (PSC)
Francisco Rogério Alves Santos (PTN)
Hilda Matilde de Carvalho (PMDB)
Israel de Oliveira Almeida (PR)
Jenivaldo de Jesus Santos (Baiano) – PRP
João Lúcio de Vasconcelos Júnior (Psol)
José Cláudio Araújo Medeiros (PTdoB)
José Ribamar Pacheco da Silva (PHS)
Luciane Zague (PTN)
Maria de Fátima Dias dos Anjos (PRP)
Maria dos Santos Ribeiro (PSC)
Paulo Duarte Campos (PSC)
Sandro Roberto de Matos Silva (PTN)
Valter Xavier da Silva (PTdoB)
Waldemir de Matos Fernandes (Fernando da Ótica) – PRTB
Candidatos que se encontravam inaptos e agora estão aptos
Antonio Ernesto de Souza Azevedo (Casão do PT) – PT
Francisco Ferreira Aguiar (Mundico) – PT
Geneci de Oliveira (Alemão do Açougue) – PT
João Batista Ferreira da Costa (PRTB)
Joseane Maria da Silva (Dra. Joseane) – PMDB
Josineto Feitosa de Oliveira (Prof. Josineto) – PRP
Odilio Rosa da Hora (PT)
Raimunda Patrícia Mendes (PHS)
Raimundo Matias Mota (Prof. Matias) – PT
Ubiraci Pereira de Oliveira (Cabo Ubiraci) – DEM
segunda-feira, 18 de agosto de 2008
Polícia monitora ocupação de fazenda em Canaã dos Carajás
De acordo com o ten-cel. Monteiro Filho, comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar em Parauapebas, os ocupantes do imóvel rural são os mesmos que já estiveram na fazenda São Marcos e que tinham sido remanejados pelo Incra para o assentamento Palmares I, localizado também em Parauapebas.
“O gerente da fazenda já registrou ocorrência sobre o fato e pelo que sabemos o advogado do proprietário deve entrar na Justiça ainda hoje (18), requisitando a reintegração da propriedade”, informou o oficial da PM, acrescentando que uma tropa da polícia está a postos no Quartel de Parauapebas, em caso de cumprimento de mandado de reintegração de posse.
Pequim - Meninas do Brasil goleiam Alemanha
Cristiane comemora gol com cambalhota
O talento brasileiro falou mais alto na manhã desta segunda-feira (18), em Xangai. Comandado por Cristiane e Marta e com quatro belos gols, o Brasil bateu a Alemanha de virada, por 4 a 1, e se classificou para disputa da medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Pequim.
A final, contra EUA ou Japão, que se enfrentam ainda hoje, será na quinta, às 10 h (de Brasília). Leia mais em Brasil goleia a Alemanha e está na final do futebol feminino
domingo, 17 de agosto de 2008
Remo e Paysandu empatam com Luverdense e Sampaio Corrêa
O gol do Luverdense foi marcado por Maico Gaúcho aos 17 minutos do primeiro tempo, enquanto o do Leão foi assinalado aos 35 minutos, também do primeiro tempo, pelo jogador Marcelo Maciel.
Já o tento do Sampaio Corrêa foi marcado por Fabrício aos 41 minutos do primeiro tempo e o do Papão por Cristiano aos 29 minutos da etapa complementar.
Comício do PT concentra cerca de 5 mil pessoas
O primeiro grande comício do Partido dos Trabalhadores (PT), que tem como candidato à reeleição o prefeito Darci José Lermen, reuniu cerca de 5 mil militantes na rua 14, bairro União, na noite deste sábado (16), conforme avaliação de entendidos em público.
Militantes e simpatizantes do PT, que lidera a coligação “Parauapebas no rumo certo”, ficaram atentos às palavras dos candidatos a vereador e de Darci Lermen, o último a discursar.
Ao usar a palavra, Darci Lermen comemorou a vitória que teve em Belém em relação ao indeferimento de sua candidatura, que havia acontecido em Parauapebas e foi a julgamento em Belém, além de anunciar várias propostas de campanha.
Caminhada de Bel
Na manhã de sábado (16), a candidata a prefeita pelo PMDB, deputada federal Bel Mesquita, fez mais uma caminhada na cidade, desta vez pela rua A, bairro Cidade Nova, acompanhada de candidatos a vereador e de simpatizantes, reunindo mais de mil pessoas.
Durante o percurso, a candidata peemedebista cumprimentou e abraçou populares e simpatizantes de sua candidatura.
No mesmo dia, foi grande também no centro da cidade a movimentação de militantes do candidato Cláudio Almeida (PR), com bandeiras e carros de som.
sábado, 16 de agosto de 2008
Águia de Marabá detona Picos com 6 a 1
O resultado devolve a liderança do Grupo 18 ao clube paraense, que chegou aos nove pontos. Já o Picos fica em situação delicada na competição, parando nos três pontos, na última posição da chave. Agora, só um milagre classifica o clube piauiense para a terceira fase.
Próximos jogos
Na próxima quinta-feira (21), o Águia faz o clássico paraense com o Paysandu, em Belém, às 20h30, enquanto o Picos joga com o Sampaio Corrêa, em São Luís, no mesmo dia e horário.
Polícia Federal fecha rádios piratas em Parauapebas e Canaã dos Carajás
A Polícia Federal (PF) fechou na última quinta-feira (14) quatorze rádios piratas no sudeste do Pará. A denúncia partiu da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Durante três meses, os agentes federais investigaram e levantaram os nomes dos donos das emissoras que estavam no ar de maneira irregular.
Na operação “Fora do ar” foram envolvidos 20 agentes da PF e oito agentes da Anatel. Das 14 emissoras lacradas, nove estavam em operação no município de Parauapebas e outras cinco em Canaã dos Carajás.
Os donos das rádios vão responder a dois processos, um de ordem administrativa, aberto pela Anatel, e outro de natureza criminal, aberto pela Polícia Federal. Nenhum dono ou funcionário das emissoras foi preso.
Em todas as rádios a PF confiscou equipamentos de transmissão, que devem ficar à disposição da Justiça Federal. Os mandados de buscas e apreensão foram emitidos pelo juiz federal Carlos Borlido Hadad, da subseção judiciária federal de Marabá.
Em âmbito da Polícia Federal, a operação foi coordenada pelo delegado Antonio Carlos Beaubrun Júnior, de Marabá, com a ajuda de agentes de Redenção, enquanto que por parte da Anatel a coordenação ficou a cargo do gerente de fiscalização do Pará, Carnot Braun.
Este, por sua vez, contou que as emissoras interferiam nas comunicações aeroportuárias na região de Carajás, além de faturar sem pagar nenhum tipo de imposto à União. “Quem insistir na ilegalidade deve sofrer esse tipo de fiscalização”, alertou.
O delegado Beaubrun Júnior disse que as operações da PF devem continuar em nível de estado do Pará. Além de Parauapebas e Canaã, já foram cumpridos mandados nos municípios de Novo Repartimento, Altamira, Redenção e em Belém.
Outro forte argumento usado pelas duas instituições diz respeito ao mau uso dessas emissoras. “Por se tratar de período eleitoral, as emissoras estavam sendo usadas para massa de manobra”, conta Beaubrun Júnior, informando ainda que uma emissora de Parauapebas estava sendo usada indevidamente para instigar pessoas ligadas aos movimentos sociais.
A emissora teria ligação com políticos de Parauapebas, cujos nomes o delegado preferiu não citar, assim como não mencionou os nomes e os respectivos endereços das emissoras lacradas.
Em Parauapebas, apenas a rádio “Arara Azul” ficou no ar, por deter licenciamento de funcionamento e sem licença de rádio freqüência, ao passo que em Canaã nenhuma emissora está em funcionamento.
Não pára
O diretor do Sistema Cidade de Comunicação, Antonio Luís Gomes de Jesus, conhecido por "Jesus", declarou que a missão dele é informar à comunidade e independente da ação da Polícia Federal vai continuar trabalhando.
“O que eu faço é um benefício para a sociedade e não vou parar”, avisou, informando ainda que há cinco anos está estabelecido em Canaã dos Carajás e que durante todo esse tempo está com processo tramitando no Ministério das Comunicações, a fim de conseguir a licença de funcionamento, o que ainda não foi possível.
Visita
Está previsto para desembarcar na manhã deste sábado, em Marabá, o diretor geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Correia.
A visita faz parte de um roteiro que ele está cumprindo em nível nacional. Em Marabá, o delegado pretende conferir de perto as precárias instalações da delegacia que funciona na Folha 31, Nova Marabá, num antigo depósito da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). (Edinaldo Sousa)
sexta-feira, 15 de agosto de 2008
Candidatura de Cláudio Almeida ainda aguarda julgamento do TSE
Para concorrer a uma das 11 vagas do Legislativo de Parauapebas, 166 candidatos se inscreveram, mas até agora o TSE só habilitou 139 para concorrer às eleições deste ano.
Na última atualização do site do TSE, às 19h08 do dia 13, ainda aguardam julgamento os candidatos Alcione José Fernandes (Irmão Alcione) – PMDB; Maria de Fátima Dias dos Anjos (Irmã Fátima) – PRP; e Sinaira Divina de Oliveira Feitoza – PMN. Na mesma atualização, foram habilitados os candidatos Domingos da Paz Rodrigues Ramos – PCdoB; Faisal Faris Mahmoud Salmem Hussain – PSDB; e Rosalva Almeida Dias (Rosa) – PR.
Por outro lado, foram inabilitados para concorrer às eleições deste ano os seguintes candidatos:
Antonia de Paiva Sousa – PSC
Antonio Ernesto de Souza Azevedo (Casão do PT) – PT
Francisco Ferreira Aguiar (Mundico) – PT
Francisco Rogério Alves Santos – PTN
Geneci de Oliveira (Alemão do Açougue) – PT
Israel de Oliveira Almeida – PR
Jenivaldo de Jesus Santos (Baiano) – PRP
João Batista Ferreira da Costa – PRTB
José Cláudio Araújo Medeiros – PTdoB
Joseane Maria da Silva (Dra. Joseane) – PMDB
Josineto Feitosa de Oliveira (Prof. Josineto) – PRP
Luciane Zague – PTN
Odilio Rosa da Hora – PT
Raimunda Patrícia Mendes – PHS
Raimundo Matias Mota (Prof. Matias) – PT
Ubiraci Pereira de Oliveira (Cabo Ubiraci) – DEM
Programa da Vale fomenta educação superior
Até 2010, o programa prevê a concessão de 400 bolsas de estudo de mestrado e doutorado. Serão lançados três editais (2008, 2009 e 2010), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Pará (Sedect) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa).
O edital deste ano, cuja publicação acontecerá até o mês de outubro, contemplará 85 pesquisadores com 25 bolsas de doutorado e 60 de mestrado. O investimento da Vale neste projeto será de R$ 10 milhões (US$ 6,2 milhões).
Áreas a serem contempladas com bolsas de mestrado
Engenharia – Elétrica, química, mecânica, civil, de minas, de materiais, metalúrgica, de recursos naturais da Amazônia.
Ciências exatas e naturais – Geologia e geoquímica, geofísica e química.
Multidisciplinar – Desenvolvimento sustentável do trópico úmido.
Áreas a serem contempladas com bolsas de doutorado
Engenharia – Elétrica, química, mecânica, civil, de minas, de materiais e metalúrgica.
Ciências exatas e naturais – Geologia e geoquímica, geofísica, química, física, matemática e estatística, ciência da computação.
Multidisciplinar – Desenvolvimento sustentável do trópico úmido, ciências ambientais, gestão de recursos naturais e desenvolvimento local na Amazônia.
quinta-feira, 14 de agosto de 2008
Lula: 'Vender petróleo sem discutir aplicação de lucro é burrice'
Presidente Lula e Roger Agnelli
Barcarena - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou de "burrice" leiloar a camada pré-sal na Bacia de Santos sem discutir onde será aplicado o lucro da venda do petróleo.
Lula se encontra em Barcarena, Pará, onde participou de anúncio de investimentos da Vale, juntamente com o presidente da mineradora, Roger Agnelli.
"Achamos petróleo no pré-sal. Alguns acham que o petróleo é da Petrobras. O petróleo é da União, a Petrobras é da União, embora tenha acionistas menores. Vamos fazer o quê, vender, simplesmente? Não, Deus não nos deu isso para que continuemos fazendo burrice. Deus deu mais uma chance pro Brasil", disse o presidente.
Lula sugeriu que parte do lucro seja destinada à educação. "É preciso aproveitar o momento e discutir como vamos utilizar esse petróleo, quem vai explorar o petróleo. Se o lucro vai ficar com uma empresa ou uma parte vai para reparação histórica que tem de ser feita na área da educação".
Vale anuncia investimentos de mais de US$ 5 bilhões no Pará
Barcarena - A Vale acaba de anunciar ações para o Pará que, somadas aos investimentos já em curso no estado e aos que serão realizados pela empresa até 2012, representam forte incentivo ao desenvolvimento sustentável da região. As medidas vão permitir a criação do pólo metal-mecânico do Pará e de uma base de produção industrial.
A série de iniciativas que a Vale anunciou nesta quinta-feira (14), em Barcarena, será desenvolvida em parceria com os governos federal e do Estado do Pará.
Aços Laminados do Pará SA
Com capacidade inicial de produção de 2,5 milhões de toneladas/ano, a Aços Laminados do Pará, a ser construída em Marabá, sudeste do estado, prevê a produção de bobinas laminadas a quente, chapas grossas e tarugos. O investimento será de aproximadamente US$ 3,3 bilhões na primeira fase. O projeto prevê expansão futura da usina para até 5 milhões de toneladas anuais.
Na implantação da primeira fase do projeto, serão criados 16 mil empregos no estado. Na fase de operação, serão gerados cerca de 3.500 empregos diretos e outros 14 mil indiretos.
A siderúrgica terá forte impacto positivo na economia do estado e na cadeia produtiva local, agregando valor ao minério e estimulando a criação de empresas na região para fornecerem insumos e produtos acabados. Esse investimento está em linha com a estratégia da Vale de fomentar o desenvolvimento do setor siderúrgico nacional, por meio de participações minoritárias em projetos como CSA (RJ), CSV (ES) e CSP (CE).
Usina Termelétrica de Barcarena
Com investimento total de US$ 898 milhões e geração de 5 mil empregos na fase de construção, a Usina Termelétrica a carvão mineral que a Vale promete construir em Barcarena terá potência instalada de 600 MW. A Vale não terá como objetivo vender ao mercado e, sim, gerar energia para os seus projetos. Porém, com energia disponível, outras atividades produtivas poderão se instalar na região, propiciando um ciclo virtuoso de geração de empregos e renda. O desenvolvimento regional depende de grandes investimentos na área de energia.
Vale Florestar
Concebido para proteger e recuperar as florestas nativas do sudeste do Pará, combinando o plantio de espécies da região com árvores de uso industrial, o Vale Florestar é o maior projeto de recuperação ambiental já implantado na Amazônia. Iniciado em 2007, o programa receberá investimentos de US$ 300 milhões até 2015, dos quais US$ 60 milhões até o fim de 2008. A área total a ser beneficiada pelo programa é de 300 mil hectares.
Segundo a mineradora, o Vale Florestar já plantou mais de 11 milhões de mudas e recuperou 40 mil hectares, sendo 15 mil plantados com eucalipto e 25 mil destinados à revegetação de mata nativa da região. Entre próprios e terceirizados, 1.250 empregados estão trabalhando no programa.
Centro de Tecnologia de Bauxita e Alumina
Pioneiro nas Américas, o Centro receberá investimento de US$ 10 milhões e tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos recursos e reservas de bauxita da Vale, além de desenvolver novas tecnologias para o processamento de minérios. Os investimentos previstos para toda a cadeia de alumínio da Vale no Pará são de US$ 755 milhões apenas este ano.
Programa de Cooperação Vale-Cefet
Com o objetivo de promover a educação técnica no Pará, a Vale e o Governo Federal fecharam uma parceria para modernização e expansão da unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica de Marabá. O valor do convênio é de R$ 2,2 milhões (US$ 1,4 milhão). Serão implantados cursos profissionalizantes de mecânica, eletro-mecânica e química. O Cefet irá disponibilizar profissionais especializados para ministrar os cursos, salas de aula e laboratórios para as atividades práticas.
Programa de Fomento à Educação Superior
O maior programa de qualificação profissional de nível superior já implantado no Pará prevê a concessão de 400 bolsas de estudo, de mestrado e doutorado, até 2010. A concessão das bolsas se dará por meio do Programa de Fomento à Educação Superior do Pará, que busca qualificar e fixar docentes e pesquisadores no estado.
Serão lançados três editais (2008, 2009 e 2010), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Pará (Sedect) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa). O edital deste ano, cuja publicação acontecerá até outubro, contemplará 85 pesquisadores, com 25 bolsas de doutorado e 60 de mestrado. O investimento da Vale neste projeto será de R$ 10 milhões (US$ 6,2 milhões).
Pará é foco para a Vale
Até 2012, a Vale investirá US$ 59 bilhões em todo o mundo, sendo que 77% desse valor serão destinados a projetos no Brasil e 23% no exterior. O Pará receberá investimentos de US$ 20 bilhões, cerca de 34% do valor anunciado para investimento em todo o mundo. Dos 62 mil empregos que a Vale irá criar em todos os países em que atua até 2012, 35 mil (mais de 56%) estarão no Pará.
Em 2007, a Vale investiu US$ 4 bilhões no Pará. Em projetos ambientais, a empresa investiu US$ 110,2 milhões, valor 834% superior aos US$ 11,8 milhões investidos em 2006. E os investimentos irão crescer. Para 2008 a 2012, a empresa já anunciou um planejamento de investir US$ 2,8 bilhões em meio ambiente, em todos os países onde atua. Deste total, US$ 692,5 milhões serão destinados somente ao estado do Pará.
Em projetos sociais, a Vale planeja investir US$ 1,4 bilhão nos próximos cinco anos, em todos os países onde está presente. Somente em 2008, a Vale irá investir US$ 98 milhões em ações de responsabilidade social no Pará.
A solenidade para anúncio do empreendimento no Pará contou com as presenças do presidente da Vale, Roger Agnelli; presidente Lula, ministra Dilma Roussef. das Casa Civil; ministro Pedro Brito, da Secretaria Especial de Portos; governadora Ana Júlia Carepa, entre outros.
A cerimônia com o presidente Lula já terminou, mas dentro de poucos instantes Roger Agnelli vai conceder coletiva à imprensa. Mais informações nas próximas horas.
quarta-feira, 13 de agosto de 2008
Maioria dos eleitores não acredita em eleições limpas
Para 82% dos eleitores, a maioria dos políticos eleitos não cumpre promessas feitas durante a campanha. Além disso, 85% consideram a política como uma atividade que só beneficia os próprios políticos, e não o povo.
Ainda segundo a pesquisa, 52% dizem que os resultados das eleições não são alcançados de "maneira limpa, sem fraudes" e com resultados confiáveis. Apenas 30% avaliam que as eleições são limpas e outros 18% não manifestaram opinião.
Apesar desse descrédito, 51% disseram que iriam votar e 11% afirmaram que provavelmente votariam mesmo que o voto não fosse obrigatório. Outros 30% afirmavam que não votariam se não fossem obrigados.
O presidente da AMB, Mozart Valadares Pires, disse acreditar que a questão das fraudes está relacionada a casos de uso da máquina administrativa para beneficiar candidatos e não a fraudes na votação, embora esse entendimento não esteja explicitado na pesquisa, feita por meio de questionários.
Leia mais aqui.
Candidatos a vereador com candidaturas aptas
Alberto Machado Santos (Paquinha) – PSDB
Antonio Ferreira Silva (Tonico) – PDT
Ernani Souza França (Ernani di Paula) – PR
Esmeralda Maria Ribeiro (Esmeralda da Casa Veterinária) – PRTB
Francisangela Vicente Ferreira de Resende – PMDB
Francisco Nogueira Torres (Bigode) – PRTB
Ivaneide Lima Dias Fernandes Grijó – PRP
José Arimatéia de Sousa (Louro) – PRTB
José Francisco Amaral Pavão (Pavão) – PP
Manoel Batista Pinto (Chimarrão) – PTC
Maridé Gomes da Silva – PSC
Melquisedeque Quintanilha (Dr. Melk) – PSB
Percília Rosa Martins – PRTB
Raimundo Antonio da Silva (Irmão Raimundinho) – PSC
Raimundo Ferreira Barros da Silva (R.Silva) – PR
Valdemir Nogueira da Silva (Negão) – PSDC
Washington Dias Primo (Washington Produções) – PP
Wolner Wagner de Sousa – PSDC
Já os candidatos a vereador relacionados abaixo tiveram suas candidaturas inaptas:
Francisco Rogério Alves Santos – PTN
José Cláudio Araújo Medeiros – PTdoB
Josineto Feitosa de Oliveira (Prof. Josineto) – PRP
Luciane Zague – PTN
Raimunda Patrícia Mendes – PHS
Ubiraci Pereira de Oliveira (Cabo Ubiraci) – DEM
terça-feira, 12 de agosto de 2008
Construção de ponte sobre rio Itacaiúnas bastante adiantada
Uma parceria entre a Prefeitura de Parauapebas e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) vai melhorar o acesso às comunidades mais distantes do centro urbano da cidade, uma vez que se encontra em fase de conclusão uma ponte sobre o rio Itacaiúnas.
A ponte trata-se de uma obra bem orçada e planejada. Ela deve melhorar a vida da comunidade camponesa, haja vista que para realizar travessia moradores têm que desembolsar a quantia de R$ 5,00.
A obra deve ser concluída no final do mês de outubro. Cerca de um milhão e duzentos mil reais foram destinados à construção da ponte.
segunda-feira, 11 de agosto de 2008
TSE torna aptas candidaturas de Darci, Alessandro, Marden e Rui
Por outro lado, a candidatura de Claudiomar Dias de Almeida (Cláudio Almeida), do PR, continua aguardando julgamento.
Candidatos a vereador cadastrados
Constam ainda no site, aguardando julgamento do TSE, as seguintes candidaturas a vereador de Parauapebas:
Alberto Machado Santos (Paquinha) – PSDB
Alcione José Fernandes (Irmão Alcione) – PMDB
Antonia de Paiva Sousa – PSC
Antonio Ernesto de Souza Azevedo (Casão do PT) – PT
Antonio Ferreira Silva (Tonico) – PDT
Domingos da Paz Rodrigues Ramos – PCdoB
Ernani Souza França (Ernani di Paula) – PR
Esmeralda Maria Ribeiro (Esmeralda da Casa Veterinária) – PRTB
Faisal Faris Mahmoud Salmem Hussain – PSDB
Francisangela Vicente Ferreira de Resende – PMDB
Francisco Ferreira Aguiar (Mundico) – PT
Francisco Nogueira Torres (Bigode) – PRTB
Francisco Rogério Alves Santos – PTN
Geneci de Oliveira (Alemão do Açougue) – PT
Israel de Oliveira Almeida – PR
Ivaneide Lima Dias Fernandes Grijó – PRP
Jenivaldo de Jesus Santos (Baiano) – PRP
João Batista Ferreira da Costa – PRTB
José Arimatéia de Sousa (Louro) – PRTB
José Cláudio Araújo Medeiros – PTdoB
José Francisco Amaral Pavão (Pavão) – PP
Joseane Maria da Silva (Dra. Joseane) – PMDB
Josineto Feitosa de Oliveira (Prof. Josineto) – PRP
Luciane Zague – PTN
Manoel Batista Pinto (Chimarrão) – PTC
Maria de Fátima Dias dos Anjos (Irmã Fátima) – PRP
Maridé Gomes da Silva – PSC
Melquisedeque Quintanilha (Dr. Melk) – PSB
Odilio Rosa da Hora – PT
Percília Rosa Martins – PRTB
Raimunda Patrícia Mendes – PHS
Raimundo Antonio da Silva (Irmão Raimundinho) – PSC
Raimundo Ferreira Barros da Silva (R.Silva) – PR
Raimundo Matias Mota (Prof. Matias) – PT
Rosalva Almeida Dias (Rosa) – PR
Sinaira Divina de Oliveira Feitoza – PMN
Ubiraci Pereira de Oliveira (Cabo Ubiraci) – DEM
Valdemir Nogueira da Silva (Negão) – PSDC
Washington Dias Primo (Washington Produções) – PP
Wolner Wagner de Sousa – PSDC
Candidaturas inaptas
No mesmo site, o TSE indefere os pedidos de candidaturas a vereador dos candidatos abaixo relacionados:
Hilda Matilde de Carvalho (Hilda do INSS) – PMDB
João Lúcio de Vasconcelos Júnior – Psol
José Ribamar Pacheco da Silva – PHS
Maria dos Santos Ribeiro (Irmã Nena) – PSC
Paulo Duarte Campos – PSC
Samuel dos Anjos Nazaré (Transporte Pesado) – PTN
Sandro Roberto de Matos Silva – PTN
Valter Xavier da Silva – PTdoB
Waldemir de Matos Fernandes (Fernando da Ótica) – PRTB