O general Raúl Castro, irmão de Fidel Castro, foi eleito o novo presidente de Cuba neste domingo (24), em votação que envolveu 614 deputados. Fidel havia anunciado na terça-feira (19) que não cogitava um novo mandato, renunciando ao cargo. Raúl teria sido o único candidato proposto para substituir Fidel na presidência, tendo como vice José Ramón Machado, outro líder histórico.
Em seu primeiro discurso como presidente, Raúl disse que é "necessário, desde já, assegurar a continuidade da revolução", e lembrou a importância do irmão. "Fidel é insubstituível", disse.
Ele pediu ao Parlamento permissão para consultar Fidel em questões de "transcendência política".
Raúl destacou a necessidade de fortalecer a economia e assegurar a "democracia participativa" da população.
"O país terá como prioridade satisfazer necessidades básicas da população, tanto materiais quanto espirituais", disse Raúl. Segundo ele, os avanços vão depender dos recursos disponíveis.
Aos 76 anos, Raúl era interino na presidência desde 31 de julho de 2006, quando seu irmão se afastou do poder por causa de uma cirurgia intestinal, conseqüência de uma doença não-revelada. Fidel desde então só aparece em vídeos e fotos. (Fonte: G1)
domingo, 24 de fevereiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário