terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Justiça federal condena seis ‘hackers’ em Belém

O juiz Rubens Rollo D’Oliveira, da 3ª Vara da Justiça Federal em Belém, condenou seis integrantes de uma quadrilha presa por fraudar o sistema financeiro através da internet.
Marcos Antonio Cordeiro dos Santos, Diogo Sarmento Silva, Severino Cardoso da Silva, Francisco das Chagas Teixeira Lopes, Flávio Barros Sobrinho e José Marques Pereira do Nascimento foram denunciados no ano passado pelo Ministério Público Federal e agora sentenciados a penas que variam entre 6 e 12 anos de prisão pelos crimes de formação de quadrilha, furto qualificado e quebra de sigilo.
Eles foram flagrados na operação Control Alt Del, da Polícia Federal, e estão presos desde dezembro de 2006. São considerados peças importantes no funcionamento do esquema e atuavam como programadores - criando clones de páginas dos bancos, mensagens eletrônicas com “iscas” e programas para copiar senhas - ou como usuários-responsáveis por operar os programas espiões e coletar os dados bancários das vítimas.
De acordo com a denúncia do MPF, os criminosos espalhavam pela internet, através de mensagens eletrônicas, “o programa de computador denominado Cavalo de Tróia, o qual, ao ser aberto, capturava informações inseridas pelos usuários dos computadores infectados, que, posteriormente, eram remetidas para contas de correio eletrônico criadas por membros da quadrilha”.
Outra maneira de atuação era emitir mensagens ameaçadores, anunciando a suposta inadimplência da vítima com instituições financeiras, pedindo diretamente dados bancários como número de conta corrente, senha e agência. E um terceiro método é a criação de clones dos sites dos bancos, que encaminham o usuário para um ambiente onde todos os dados bancários são copiados para uso da quadrilha.
Entre as provas que levaram às condenações estavam pen drives, notebooks e computadores apreendidos com os acusados. A perícia da Polícia Federal encontrou listas de senhas bancárias, senhas de e-mails, números de contas bancárias e listas de endereços eletrônicos que serviam de alvo, além de vários programas que serviam às atividades dessa quadrilha.
As fraudes descobertas na operação Control Alt Del deram origem a sete processos contra cerca de 50 réus, que tramitam na Justiça Federal em Belém. Os seis agora condenados são os primeiros sentenciados do caso. (Fonte: MPF/PA)

Nenhum comentário: