quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Últimas dicas para enfrentar o aquecimento global e outros desafios da atualidade

24 – Se tiver chance, prefira um notebook. Ele consome menos energia que um computador de mesa.
25 – Prefira papel ecoeficiente ou reciclado. A produção do ecoeficiente usa de maneira racional os recursos da natureza. Tem como matéria-prima o eucalipto plantado para essa finalidade e colhido após sete anos. Para ficar com a aparência que todos conhecem, enfrenta processo de branqueamento. O papel ecoeficiente é feito de fibra de árvores manejadas de forma sustentável, evitando o impacto negativo no meio ambiente.
26 – Já reparou na quantidade de copos de plástico jogados no lixo no fim do expediente? Mude isso: traga de casa sua própria caneca ou uma garrafinha para água. Você ditará moda entre os colegas e será invejado pelos tolos.
27 – Esqueça-se do elevador e use mais a escada, se tiver de subir ou descer um ou dois andares. Afinal, além da economia de energia elétrica, tanto esforço pode resultar em um corpinho mais saudável.
28 – Faça seu dinheiro trabalhar a favor de causas nobres. Diga ao gerente do banco que você quer aplicar em investimentos socialmente responsáveis, os ISRs. Dessa forma, seus lucros virão de empresas que respeitam práticas ambientais e trabalhistas.
29 – Exerça a cidadania. A internet e o telefone são bons canais de comunicação com representantes de sua cidade, seu estado ou país. Mobilize-se e certifique-se de que seus interesses e os da comunidade sejam atendidos.
30 – “Plante uma árvore. Ela pode absorver até uma tonelada de CO2 durante sua vida e é bom abrigo a aves”, ensina Xico Graziano, secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Se você é daqueles que não gostam de sujar as mãos, ao menos se inscreva em programas de plantio pela internet, como o Clickarvore.
31 – Conscientize seus filhos dos problemas com o aquecimento global sem fazer terrorismo. A idéia não é deixá-los sem esperança, mas bem informados e dispostos a cuidar melhor do planeta que as gerações passadas.
32 – Convença aquele amigo, parente ou vizinho mais cético de que as atitudes aqui sugeridas podem ajudar o mundo para melhor. Se você é cético, comece a convencer-se disso. Afinal, alguém tem de fazer alguma coisa para reverter esse jogo a favor da sustentabilidade.
33 – Passe adiante essas informações. Discuta-as com os amigos, vizinhos, o pessoal do prédio. Disseminar as práticas aqui sugeridas é uma atitude sustentável. O futuro a gente faz agora.
Fonte: Manual de etiqueta Planeta Sustentável (www.planetasutentavel.com.br)

Nenhum comentário: