domingo, 17 de fevereiro de 2008

Carro sem fumaça


Pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Georgia, EUA, trabalham para desenvolver um sistema que capture o carbono liberado pela queima de combustíveis fósseis. Seria uma solução para evitar as emissões de gases causadores do efeito estufa causadas pelos veículos. Eles são responsáveis por 23% das emissões vindas da geração de energia no mundo.
A idéia é que o sistema do carro seja capaz de separar o hidrogênio do carbono presente no combustível do carro. O hidrogênio, cuja queima não libera gases do efeito estufa, seria usado para impulsionar o veículo. O carbono seria armazenado em estado líquido em um compartimento do carro.
Quando uma boa quantia tiver sido acumulada, é só esvaziar o compartimento em uma espécie de posto. Depois, o carbono seria transportado até um local para guardar o carbono por muito tempo (como poços de petróleo e formações salinas no mar).
Os pesquisadores acreditam que ao longo do tempo o carbono armazenado passaria por transformações químicas e poderia originar mais combustível.
O projeto é bem audacioso. Já existem técnicas semelhantes para armazenar as emissões de carbono vindas de fábricas e de campos petrolíferos. Mas estão apenas em fase de experiência ainda, porque capturar e seqüestrar carbono é muito caro.
Além disso, os pesquisadores da Georgia também teriam de aperfeiçoar o sistema para mover o carro a hidrogênio. Eles têm muito trabalho pela frente. (Marcela Buscato)

Nenhum comentário: