O músico, cantor e compositor Bob Marley (foto), maior referência do movimento reggae mundial, será homenageado no próximo sábado (16) por várias bandas regueiras de Belém.A festa acontece na chácara Candeira, no Entroncamento, com as bandas Baseado em Roots e Ras Eduardo (PI); e os DJs Enilson Nonato, Daniel Moraes, VP Roots e Serginho.
O horário de início da programação e os valores dos ingressos ainda não foram divulgados pela Associação Cultural dos Movimentos Reggae do Pará (Amor).
Bob Marley nasceu no dia 6 de fevereiro de 1945, em Vila Nine Mile, interior da Freguesia de Ann, norte da Jamaica, e completaria neste mês 63 anos de idade. Ele faleceu em 11 de maio de 1981, em um hospital de Miami, Estados Unidos, vítima de câncer.
O músico jamaicano ficou conhecido como um dos divulgadores do reggae em fins da década de 1960. Quando morreu já era o mais famoso músico de reggae do mundo. Suas primeiras canções eram uma mistura de calipso e soul.
Entre seus discos, destacam-se “Catch a fire” (1972), “Burnin’” (1973), “Matty dread” (1975), “Rastaman vibrations” (1976), “Exodus” (1977) e “Babylon by bus” (1978).
As origens do reggae somam uma combinação de tradições folclóricas africanas com o jazz, o gospel e o calipso, que chegaram à Jamaica nos anos 40.
Na década seguinte, a influência das estações de rádio de rhythm and blues norte-americanas, principalmente as de Nova Orleans, levou os músicos jamaicanos a experimentar novos padrões na bateria e no baixo.
Este estilo sempre em evolução tornou-se conhecido, nos anos 1960, como Ska e foi representado por artistas como Prince Buster e The Skatalites.
Em 1966, o ritmo já havia se transformado em uma forma mais melodiosa, denominada rocksteady, que, mais tarde, deu lugar ao reggae.
Bob Marley tornou-se o artista do gênero com o maior número de produções, unindo melodias influenciadas pelo estilo Soul a letras vociferantes. Sua música era caracterizada pelo rastafari, uma mistura de misticismo bíblico e consciência afro-caribenha. Marley e muitos outros músicos jamaicanos cantaram sobre o libertar-se da opressão e a luta por seus direitos. (Fonte: O Liberal On-Line)
Nenhum comentário:
Postar um comentário