quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Órgãos de segurança evacuam área próxima de bancos e lojas

Visando proporcionar segurança à população que utiliza dos serviços bancários e efetua compra nos estabelecimentos localizados na Rua E, Bairro Cidade Nova, em Parauapebas, uma operação conjunta das polícias Civil e Militar evacuou na manhã de ontem (28) uma área de três quarteirões da referida rua, retirando do local vendedores ambulantes com suas respectivas mercadorias.

Além dos policiais civis e militares, a operação contou ainda com o apoio de agentes de trânsito do Detran e do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), fiscais da Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb) e as presenças do juiz Líbio Araujo Moura e dos promotores de Justiça Franklin Jones e Danyllo Pompeu Colares.

Ouvido pela reportagem, o comandante do 23º Batalhão de Policia Militar, ten-cel. Mauro Sérgio, explicou que a operação desta quarta-feira (28) faz parte do esquema de segurança que as duas polícias começam a deslanchar na cidade, visando proporcionar segurança à comunidade no período natalino e festas de fim de ano.

O objetivo das operações, segundo o oficial da PM, é retirar das proximidades das agências bancárias elementos suspeitos que possam cometer crime denominado “saidinha” contra pessoas incautas que retiram ou depositam dinheiro nos bancos.

Mauro Sérgio observa que as barracas ou pontos de vendas de camelôs nas proximidades de bancos podem servir também como local para atrair supostos “clientes” que estejam ali apenas obervando a movimentação de pessoas que saem com dinheiro das agências bancárias, e por isso os vendedores ambulantes foram também retirados da área.

“A área é um local de risco para a população, propícia a ocorrer assaltos, pois muitas vezes o meliante se passa por camelô e passa informações para comparsas atacar suas vítimas”, alerta o comandante.

ESCLARECIMENTO
O ten-cel. Mauro Sérgio aproveitou a presença da reportagem do CT para esclarecer que a guarnição da PM que no último final de semana prendeu 11 elementos envolvidos com tráfico de drogas em Parauapebas foi composta pelo capitão Júlio e sargento Mesquita, ambos pertencentes ao Grupo Tático de Operações da Polícia Militar.

O delegado de Polícia Civil Antonio Miranda Neto, que comandou também a operação ontem na Rua E, acrescentou que a ação dos órgãos de segurança visa ainda proibir estacionamento de veículos no lado direito da via pública no perímetro compreendido entre as ruas 6 e 10, num total de três quarteirões, onde vão ficar de prontidão dois policiais militares, dois discais da Semurb e agentes do DMTT.

Para o promotor Danyllo Colares, além de atuarem numa atividade irregular, os vendedores ambulantes instalados na frente de lojas e de agências bancárias podem contribuir para o cometimento de outros tipos de crimes, “e por isso eles foram retirados da área”. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

Nenhum comentário: