terça-feira, 6 de novembro de 2012

Mototaxistas tentam impedir trabalho de táxi-lotação

Ronaldo Modesto
Dezenas de mototaxistas apreenderam no último final de semana, em Parauapebas, em alguns pontos da cidade, nove motoristas que exploram os serviços de transporte de passageiros na modalidade táxi-lotação, categoria ainda não legalizada no município.

A ação dos mototaxistas foi denunciada nesta segunda-feira (5) na redação da Sucursal do CORREIO DO TOCANTINS em Parauapebas por Francisco das Chagas Batista Morais, presidente da Cooperativa de Táxi-Lotação de Parauapebas (Cooptalp).

Segundo explicou Francisco Morais, os motoristas de táxi-lotação estavam operando normalmente na rota das vans, fazendo o transporte de passageiros, quando, em vários pontos da cidade e horários diferentes, foram surpreendidos por vários mototaxistas, que cercaram o veiculo, ordenaram para os passageiros descerem e proibiram os motoristas de continuarem a transportar passageiros.

“Esses mototaxistas estão fazendo papel de pessoas irresponsáveis, pois eles não têm autoridade de apreender carro na rua, mas sim os órgãos responsáveis pela fiscalização de trânsito, como p DMTT e o Detran”, lamentou o presidente da Cooptalp, acrescentando que procurou a delegacia de polícia para registrar o caso e pedir providências para o que ele considera como formação de quadrilha.

Na explicação de Francisco Morais, os mototaxistas estariam agindo assim sob a alegação de que a categoria de táxi-lotação estava operando clandestinamente na cidade, disputando o mercado com os mototaxistas, que são legalizados junto à prefeitura e demais órgãos competentes.

Neste ponto de vista, o representante do serviço de táxi-lotação reconhece que a cooperativa ainda não tem alvará expedido pela prefeitura para explorar o serviço de transporte de passageiros, mas adianta que a tramitação de documentos requerendo regularização da categoria já se encontra nos órgãos públicos, e que cabe ao DMTT aceitar ou não o funcionamento do setor antes do registro oficial da atividade.

Com relação à cooperativa, Francisco Morais assegura que a entidade está devidamente legalizada junto aos órgãos públicos, com sede localizada na Rua Princesa Isabel nº 421, fones 3346-1311 e 0800 095 1311, Bairro Liberdade, Parauapebas.

Procurado pela reportagem para falar sobre o assunto, Valmiro da Silva Almeida, presidente da cooperativa de mototaxista Unimoto, informou que a ação ocorreu em virtude de seus cooperados se sentirem prejudicados com a exploração irregular dos taxistas que fazem lotação em Parauapebas, “pois nós somos devidamente legalizados e eles, não”, reforça o líder dos mototaxistas. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

Um comentário:

Anônimo disse...

Bando de vagabundos estes mototaxistas. Estão legalizados como, se cada um cobra um preço e o preço cobrado extrapola qualquer valor dentro do razoável. Cadeia nestes vagabundos.