quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Denúncia leva fiscais a foco de mosquito transmissor da dengue

Fotos: Waldyr Silva


Uma denúncia feita por populares do Bairro Casas Populares II, em Parauapebas, levou agentes de saúde e fiscais de meio ambiente a descobrir vários focos de mosquitos transmissores de dengue em pneus velhos usados numa obra ilegal de aterramento às margens de um igarapé.

A área foi visitada na última terça-feira (31) pelos fiscais e se localiza aos fundos da residência instalada na Rua Capanena, qd. 04, lt. 07, Casas Populares II, na margem esquerda do igarapé.

Na avaliação dos fiscais da lei, o proprietário da área assoreada, que não foi localizado no local, por, segundo vizinhos, morar na zona rural do município, estaria cometendo dois crimes: um, contra saúde pública, por acumular pneus velhos no aterramento da área e por isso propiciar criatório de mosquito transmissor de dengue; e o outro, de natureza ambiental, por ter jogado aterro na margem do riacho, provocando assoreamento no leito do igarapé.

Indagados pela reportagem, que acompanhou a visita dos servidores públicos, sobre os procedimentos a serem tomados contra a ação do proprietário da área, os fiscais da Secretaria de Meio Ambiente responderam que estavam anotando as irregularidades detectadas no local, fazendo imagens fotográficas da situação presenciada, para então passar o caso à Procuradoria Geral do Município, que por sua vez estaria tomando as providências legais, para punir os culpados pelo crime.

Por sua vez, os técnicos da Vigilância Sanitária responderam que o responsável pela utilização dos pneus velhos no aterro, propiciando criatório de mosquito transmissor de dengue, deve responder criminalmente pelos seus atos.

Segundo o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Saúde, Afonso Mata Vidinha, que acompanhou a vistoria dos agentes e dos fiscais, a situação detectada é bastante grave, pois propicia a possibilidade de a dengue se propagar naquela região, com a proliferação dos focos de mosquito.

“É lamentável que, com tanta informação veiculada nos meios de comunicação sobre os cuidados que a população deve ter para manter quintais limpos, ainda tenha pessoa que contribua para a criação do temível mosquito”, lamentou Afonso Vidinha.

Questionado sobre as eventuais sanções a serem aplicadas ao responsável pelos crimes contra a saúde pública e ao meio ambiente, o secretário adjunto respondeu que, por enquanto, a equipe estava avaliando toda a situação, para então localizar o responsável e tomar as providências cabíveis que o caso requer.

PARCERIA
Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Parauapebas e 22 empresas privadas da cidade vem promovendo ações de sensibilização da comunidade quanto aos cuidados de prevenção e combate à dengue. A estratégia é a realização de mutirões, com a colaboração dos funcionários das empresas parceiras e servidores públicos.

No último sábado (28), os voluntários envolvidos no combate à dengue se reuniram no Unique Shopping Parauapebas e de lá partiram para o Bairro Novo Brasil, onde visitaram residências, orientaram os moradores e trataram os focos de dengue encontrados no bairro.

Para reforçar a campanha de luta contra a dengue, ficou acertado que os funcionários das empresas parceiras e os servidores da Secretaria Municipal de Saúde devem vestir a camiseta da campanha todas as sextas-feiras e visitar os bairros da cidade.

ÓBITO
No início desta semana, um garoto de Parauapebas foi vítima de dengue hemorrágica num hospital particular de Belo Horizonte (MG). Segundo Afonso Vidinha, a vítima foi primeiramente internada num hospital particular de Parauapebas e depois transferida para Minas Gerais, onde faleceu. “Estamos aguardando os laudos técnicos de sorologia para podermos oficializar se o garoto foi mesmo vítima de dengue hemorrágica ou não”, informa o secretário interino de Saúde.

2 comentários:

Anônimo disse...

Precisam visitar os depósitos do hotel tropical na rua B com rua 4 bairro cidade nova e comprovar os depósitos de pneus e outros materiais que servem de local de proliferação da dengue e várias denúncias ja foram feitas e o problema continua a anos

Anônimo disse...

visitem também os depósito do hotel tropical u empresa séculos entre a rua 4 e rua B á anos existem locais propícios para o moesquito