sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Novo site do Senado amplia transparência e acesso a notícias

O Senado Federal coloca no ar neste fim de semana seu novo site, com uma reformulação no padrão visual. Trata-se da primeira grande mudança no site desde junho de 2010, quando a Casa alterou, além do padrão visual, toda a estrutura de navegação de seu portal na internet.

O novo padrão foi elaborado pela Secretaria de Projetos Especiais, subordinada à Secretaria Especial de Comunicação Social (Secs). A execução da mudança ficou a cargo das equipes técnicas da Secretaria Especial de Informática (Prodasen) e da Secs. Todo o trabalho foi executado por funcionários da Casa, sem a necessidade de contratação de consultoria ou assessoria técnica externas.

A atualização foi feita com base em estudos comparativos com portais legislativos de diversos países, nas recomendações gerais da Inter-parliamentary Union (IPU) e no novo Manual de Identidade Visual do próprio Senado.

Outra novidade: na área institucional do site, abrigada no portal O Senado, estão sendo inseridas diversas informações, links e documentos que contam um pouco da história e funcionamento do Senado, que recentemente completou 185 anos de existência.

Já o Portal de Notícias do Senado, além da reformulação visual, estreou um novo sistema de publicação de conteúdo, baseado em software livre Zope/Plone. Entre os novos recursos disponíveis ao leitor estão uma barra de notícias urgentes com caracteres rolantes no alto da página e a pesquisa conjunta de matérias da Agência Senado e do Jornal do Senado. O Portal de Notícias é administrado pela Secs.

O Senado registrou um crescimento de 12% no número de acessos (pageviews) no ano passado em relação a 2010, alcançando cerca de 296 milhões, de acordo com o sistema de medição de audiência Webtrends. (Fonte: Agência Senado)

Nenhum comentário: