sábado, 25 de fevereiro de 2012

Reportagem contribui para conservação de açaizal

Fotos: Waldyr Silva

Matéria veiculada na edição 2313 (12 a 13/01/2012) do CORREIO DO TOCANTINS, sobre denúncia de moradores de Parauapebas dando conta que uma área de conservação ambiental formada por varjão e centenas de pés de açaí no Bairro Chácara do Sol estava sendo ameaçada de degradação ambiental, com a colocação de lixo e entulho numa área do terreno, contribuiu para que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente tomasse alguma providência no sentido de coibir o crime ambiental.

A medida para conter a ação de degradação ambiental ocorreu na manhã desta sexta-feira (24), com a limpeza da área, colocação de cerca protetora, plantação de cerca de 100 mudas de árvores nativas, como açaí precoce, ipê, jamelão (azeitona) e pau preto, e fixação de placas de advertência no local.

Em declarações prestadas à reportagem do CORREIO, a secretária municipal de Meio Ambiente, Jeanny Luce da Silva Freitas Frateschi, informa que a prefeitura está mapeando todas as APPs (Área de Preservação Permanente) existentes na cidade, com o objetivo de mantê-las conservadas, uma vez que a maioria delas vem sendo invadida e ocupada desordenadamente por famílias sem-teto, ou mesmo por lixo...

Segundo a secretária, equipes de fiscais de educação ambiental da prefeitura se encontram nas ruas da cidade orientando a comunidade sobre a importância de se manter conservadas as áreas de preservação permanente, “pois assim a população vai ter uma qualidade melhor de vida, sem jogar lixo nessas áreas e com isso mantendo a saúde em dia”.

Por outro lado, Jeanny Freitas Frateschi alerta que, após as orientações prestadas à comunidade, o poder público vai começar a advertir os eventuais culpados pelos crimes ambientais, para depois tomar medidas mais extremas, com punições previstas em leis, como multas ou até prisões.

Observando de longe a ação da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente na área ameaçada de degradação ambiental, o morador Manoel Barbosa (Rua 8 nº 129, na divisa dos bairros Primavera e Chácara do Sol) louvou a iniciativa do poder público, mas duvida que as pessoas deixem de vez o hábito de jogar lixo no local.

Manoel Barbosa assegura que é um dos moradores mais ameaçados pela degradação do varjão, porque a residência dele se localiza a jusante do curso de água que sai da grota onde se situa o açaizal.

O morador diz ainda que já presenciou muitas vezes pessoas colocando lixo, entulho e até bicho morto na beira do lago, e na hora que ele pedia para não fazer aquilo a pessoa ficava com raiva dele. Ele chegou a denunciar o caso à prefeitura, mas somente agora a situação parece que vai resolver.

Nenhum comentário: