sábado, 4 de outubro de 2008

Situação da água em Parauapebas (V)

A primeira etapa de construção do novo sistema começou em março com os serviços de terraplanagem, e em agosto se iniciaram os serviços de construção do sistema com as obras de fundação, das unidades de filtração e da casa de química, sendo a previsão de construção em torno de 120 dias.

a) Concepção dos sistemas propostos (bairro Liberdade II)
O projeto hidráulico para a implantação das novas estações de tratamento de água (ETAs) a serem instaladas no bairro Liberdade II terão capacidade nominal de tratamento de 240,0 L/s (864,0 m3/h), tendo como base as necessidades e carências do atual sistema de abastecimento de água.

Esses sistemas foram concebidos para atender a uma população de 103.680 habitantes, prevendo-se a implantação das unidades, em etapa imediata, devido à urgência do incremento de vazão para o sistema atual.

As ETAs deverão ser entregues até o final do mês de dezembro para o atendimento das necessidades de abastecimento dos bairros Liberdade I e II e dos bairros que fazem parte do Complexo Altamira, o qual engloba um conjunto de oito bairros.

Outro dado importante é que todas as unidades de produção de água dos sistemas projetados foram concebidas dentro do padrão de potabilidade exigido pela Portaria 518/2004, do Ministério da Saúde.

Os sistemas instalados serão compostos pelas seguintes unidades operacionais de tratamento:
- Casa de química/escritório;
- Adutora de água bruta e água tratada;
- Reservação - Será construído reservatório apoiado no Liberdade II com capacidade para 2.500.000 litros de água para abastecer os bairros liberdade I e II;
- Lagoa de sedimentação para atender as normativas da legislação ambiental e evitar que a água de lavagem seja descartada diretamente no rio Parauapebas;
- Estação de tratamento de água (dupla filtração - DF), composta de 28 unidades de dupla filtração de filtros ascendentes de pedregulho (FAP) e filtros rápidos descendentes de areia (FRD).

b) Instalação de rede de abastecimento de água
Com a construção na nova ETA e do reservatório, será necessária a interligação do novo sistema produtivo com as redes de distribuição. Assim, será construída uma rede de adução de 300 mm de diâmetro interligada à rede de distribuição com o reservatório do bairro Liberdade II (RAP 03).

Também serão instaladas redes gerais e condominiais de abastecimento de água no bairro Liberdade II, que hoje não dispõem desse tipo de serviço e muitas partes são abastecidas com carros pipas.

Com o novo sistema, pretende-se solucionar o problema da falta de pressão hoje existente, principalmente na avenida Pará, rua Bahia, Belo Horizonte, Espírito Santo, dentre outras, localizadas nas partes mais altos do bairro Liberdade I.

Serão beneficiados também os bairros Nova Vida e Bambuí, que já estão com todos os projetos dimensionados. Com o novo aporte de água no sistema, estes bairros poderão ser interligados ao sistema de distribuição.

6. SITUAÇÃO DO SISTEMA APÓS A IMPLANTAÇÃO DAS ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA NO BAIRRO LIBERDADE II
Após a construção das estações que estão sendo implantadas no bairro Liberdade II, o sistema de abastecimento e distribuição de água ficará da seguinte forma:

a) A ETA 01 (estação atual) abastecerá o RAP 01 (reservatório do bairro Bela Vista) e atenderá aos bairros centrais da cidade, indo desde o bairro Primavera até o Guanabara;
b) A ETA 02 (em construção) abastecerá o RAP 02 (reservatório do bairro Betânia) e atenderá aos bairros do Complexo Altamira (Novo Horizonte, Betânia, Altamira, Vila Rica e Casas Populares I e II);
c) A ETA 03 (em construção) abastecerá o RAP 03 (reservatório do bairro Liberdade II – em construção) e atenderá aos bairros Liberdade I e Liberdade II. (continua)

Nenhum comentário: