segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Situação da água em Parauapebas (final)

Assim, com esse novo aporte de tratamento de água (240,0 l/s - 864,0 m3/h) das novas estações, a intermitência no sistema tende a acabar, principalmente nos bairros centrais da cidade que já estão mais consolidados, bem como nos bairros Liberdade I e II. Estas estações juntas terão capacidade de atendimento para cerca de 174 mil habitantes, já computando as perdas.

É importante salientar que as novas estações de tratamento de água (ETA 02 e ETA 03) serão interligadas com a atual estação de tratamento (ETA 01), isso para quando ocorrer um excedente de produção (água tratada) em qualquer uma das estações. Esse excedente poderá ser transferido para outro reservatório (RAP 01, RAP 02 e RAP 03), suprindo a demanda desse setor da cidade.

Com relação às redes de distribuição, a cidade será dividida nesse primeiro momento em três setores hidráulicos, sendo que cada RAP abastecerá um setor, melhorando a distribuição, minimizando as perdas no sistema e aumentando a pressão nas pontas de redes e zonas mais altas da cidade.


7. CRESCIMENTO DO ATENDIMENTO DO SISTEMA
a) Crescimento do número de ligações
Nesses últimos anos, o número de ligações de água no sistema cresceu substancialmente, pois muitas ligações de água que não estavam sendo computadas foram regularizadas e cadastradas no sistema do Saaep, perfazendo um aumento de 36,90% do número de ligações de água nos últimos três anos.

b) Crescimento do número de ligações hidrometradas
Uma medida tomada para auxiliar no combate ao desperdício de água tratada foi a instalação de hidrômetros nas ligações de água que não possuíam medidores, onde foram instalados mais de 7.162 hidrômetros.

c) Abastecimento por carro pipa
O atendimento à população com água potável através de carros pipas é uma medida paliativa e emergencial que vem sendo adotada desde o início do ano de 2005. Atualmente são pelo menos sete bairros atendidos com este tipo de abastecimento, contabilizando 37 pequenos reservatórios com capacidades de 5 mil e 10 mil litros, os quais são abastecidos diariamente.

Nenhum comentário: