quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Pará: onde di-vi-dir significa somar

* Fernanda Vasques
Em entrevista recente, a governadora Ana Júlia disse que vai lutar pela integração do Pará. Tudo bem, isto é o óbvio. Ela chegou a falar de um tal de "capital político". E eu sinceramente fiquei intrigada: será que a governadora não lê jornal? Será que ela não viaja pelos municípios do sul e sudeste?
Em matemática se aprende que somar e multiplicar é positivo. Dividir e subtrair é negativo. Mas no Pará é diferente. No estado, dividir significa somar. Dividir a pobreza, saúde defasada, estradas mal cuidadas, violência no campo, problemas de segurança pública, gestão ineficiente.
A idéia é transformar tudo isto em... estados fortes, com índice de desenvolvimento humano decente, saúde de qualidade e para todos, estradas onde seja possível transportar o capital do estado, comunicando de maneira efetiva as diversas regiões, campo com igualdade e paz, cadeias menos agressiva aos direitos humanos e que recuperem os cidadãos, gestão eficiente e inteligente: Pará + Carajás.
Por mais que se tente escamotear, o Pará vai muito mal. A governadora não tem sido perseguida pela mídia, ao contrário do que alguns afirmam. Na verdade, o mandato dela tem deixado a desejar e quem diz não sou eu. É a população que visita a Câmara dos Deputados e questiona a desigualdade e o esquecimento a que está acometida.
Por isto, reitero: no Pará, dividir significa somar, quebrar paradigmas.
* Jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília

Nenhum comentário: