domingo, 30 de setembro de 2007

Cavalgada ruralista reúne dois mil participantes

Comissão de frente com os pavilhões

Mais uma vez a tradicional cavalgada de Parauapebas, que antecede a Feira de Agronegócios de Parauapebas (Fap), foi sucesso de público, de acordo com seus organizadores. Em sua quinta edição, a cavalgada, realizada na manhã do último sábado (29) pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas (Siproduz) e Prefeitura Municipal, reuniu cerca de dois mil participantes. Além da emoção de cavaleiros e amazonas, o evento gerou grande entusiasmo na população, que, da porta de suas casas ou mesmo do próprio trabalho, prestigiou em massa o encontro, aplaudindo as comitivas.
A cavalgada saiu por volta das 10 horas do ginásio poliesportivo, percorrendo as principais ruas do centro da cidade rumo ao Parque de Exposições. O percurso, de quase 15 quilômetros, durou cerca de três horas.
Foram premiadas diversas categorias: equipe mais organizada, maior equipe, peão ou peoa de montaria estilo estradão, melhor berranteiro, cavaleiro e amazona melhores traiados, cavaleiro e amazona máster e cavaleiro e amazona mirim. Além de troféus, os vencedores receberam premiações em dinheiro que variaram de R$ 500 a R$ 1.500,00.
Joilson da Silva ficou feliz por ter sido escolhido o melhor berranteiro. “Participo sempre de todas as cavalgadas. Graças a Deus fui o primeiro lugar na feira de Eldorado e agora também em Parauapebas. Dedico o prêmio à minha família”, agradeceu.
Para Agnaldo Ávila de Brito, presidente do Siproduz, o objetivo da cavalgada é a confraternização da família ruralista e de toda a população. “Observamos que o número de participantes cresceu bastante. Isso é apenas uma demonstração do sucesso que será a Fap deste ano, que deve contar com a grande participação de toda a população”.
Ao final das premiações foi servido churrasco no estilo gaúcho a todos os participantes.
Abertura oficial da feira ocorre neste domingo (30), com a primeira semana de mini-cursos para os produtores rurais, fechando a noite com o show de Bruno e Marrone.
A Fap está sendo organizada e realizada pelo Siproduz e Prefeitura de Parauapebas, patrocínio da Companhia Vale do Rio Doce, financiamento do Banco da Amazônia e Banco do Brasil, consultoria da WGL Business Consult, suporte técnico da Universidade Federal Rural da Amazônia e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, apoio do Sebrae, Associação Comercial e Industrial de Parauapebas e Câmara de Dirigentes Lojistas de Parauapebas. (Fabiana Gomes)

Cavalgada circulou as principais ruas da cidade

Presidente do PV se preocupa com queimadas na região

Mesa que conduziu os trabalhos da reunião
Em visita a Parauapebas por ocasião de solenidade para filiação de novos membros ao partido, ocorrida na última quinta-feira (27), o presidente nacional do Partido Verde (PV), José Luís Pena, mostrou-se bastante preocupado com a incidência de queimadas nas regiões sul e sudeste do Pará.
Em conversa com este poster, Luís Pena enfatizou a necessidade de uma política mais severa no estado para combater a quantidade de queimadas, problema considerado por ele como muito grave, mas que as autoridades não estão se esforçando para, pelo menos, atenuar a situação.
Além da presença do presidente do PV, participaram ainda da solenidade de novas filiações o vice-presidente Anivaldo Savana, representando o presidente regional do partido, e o chefe da liderança do gabinete do PV, Jair Tannus, além de dezenas de filiados e simpatizantes da agremiação partidária.
Na oportunidade, o presidente do diretório municipal do PV, empresário Raimundo Cabeludo, revelou que a partir dos próximos dias vai deslanchar uma grande campanha de filiação em todos os bairros de Parauapebas.
Indagado sobre eventual coligação com outros partidos visando as eleições de 2008, Raimundo Cabeludo respondeu que ainda é muito cedo para fazer algum prognóstico neste sentido.

sábado, 29 de setembro de 2007

Bestas


Remo empata com Criciúma em 0 a 0

O Criciúma empatou por 0 a 0 com o Remo, neste sábado (29), no Estádio Heriberto Hulse, em Criciúma (SC), e voltou a figurar entre os quatro primeiro colocados da Série B do Campeonato Brasileiro.
O time catarinense chegou aos 42 pontos e ultrapassou o Vitória, assumindo assim a quarta colocação. A Portuguesa é a terceira com 44, o Ipatinga o segundo, com 46, e o Cortiba líder com 52 pontos.
Já o Remo segue na penúltima colocação, longe de sair da zona de rebaixamento. Com 23 pontos, o time paraense só está à frente do Ituano. Mas esse único ponto pode fazer a diferença para manter o time na Segundona.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

PPS no rádio e na TV

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Partido Popular Socialista (PPS) entra no ar nesta quinta-feira (27) no horário das 20 às 20h10, em emissoras de rádio, e das 20h30 às 20h40, em rede nacional de TV.

Políticos da região se dizem preocupados com hidrelétrica de Marabá

Na reunião pública promovida pelo Ibama em Marabá, na última segunda-feira (24), que discutiu os aspectos ambientais importantes que deverão constar no Estudo de Impacto Ambiental (Eia) e Relatório de Impacto Sobre o Meio Ambiente (Rima) da usina hidrelétrica de Marabá, no rio Tocantins, o discurso das autoridades políticas da região foi basicamente o mesmo. Todos se colocaram a favor do desenvolvimento regional com a geração de mais energia, mas deixaram claro que esses investimentos não podem causar impactos ambientais e sociais para a população local.
O deputado estadual João Salame Neto (PPS) lembrou que a energia hidrelétrica é uma das mais limpas do mundo, por isso é viável até mesmo para a saúde do planeta. Todavia, lembrou que a relação do povo desta região com os grandes projetos nunca foi boa, exatamente por causa do passivo social e ambiental deixado por esses grandes projetos.
Como exemplo, o deputado citou a Usina Hidrelétrica de Tucuruí, cujos ribeirinhos que foram expropriados de suas terras até hoje nunca conseguiram a indenização devida. “Sou radicalmente a favor das hidrelétricas, mas cada projeto tem de ser pensado de acordo com seu interesse social e ambiental”, completa. (Matéria completa no site http://www.marabanoticias.com/)

Abertas inscrições para a Conferência das Cidades

Estão abertas as inscrições para VIII Conferência das Cidades, que acontece no período de 9 a 11 de outubro de 2007, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília.
O evento é promovido pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado federal Zezéu Ribeiro (PT-BA).
Este ano o tema é “Reforma urbana na América Latina - produção legislativa e relação parlamento/sociedade”.
Para mais informações, acesse http://www2.camara.gov.br/internet/eve/confcidades.
Os fóruns de debates voltados à construção coletiva dessas legislações, criados durante o evento, vão contribuir para a melhoria das condições de vida nas cidades.

Diretor de criação

O publicitário Ivan Pirixan é a nova aquisição da Castru’s Propaganda, agência responsável pela conta da Prefeitura de Parauapebas.
Pirixan tem prestado grandes serviços nas prefeituras de Parauapebas (administração anterior) e de Canaã dos Carajás pela agência DC3, e agora acaba de assumir a função de diretor de criação na Castru’s Propaganda.

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Prefeitura amplia parceria com Defensoria Pública Estadual

Momentos antes da celebração do convênio
A Prefeitura de Parauapebas ampliou, no último final de semana, a parceria com a Defensoria Pública do Estado, garantindo a continuidade da otimização dos serviços daquela repartição para a comunidade carente do município.
A assinatura do convênio ocorreu no gabinete do prefeito Darci José Lermen, que estava ausente no momento, foi feita pelo vice-prefeito Moisés Gomes de Freitas, no em exercício de prefeito, e contou com as participações das promotoras públicas Anelyse Santos de Freitas, de Belém, e Wellyda Carla Rosa Barcelos e Cassandra Campos Pinto, além do procurador geral do município, advogado Hernandes Margalho Espinosa; chefe de Gabinete, Antonio Neto e outros.
Na avaliação do prefeito em exercício, a celebração do novo convênio revela a preocupação que a prefeitura tem com o social, pois vai proporcionar advogados de graça para famílias carentes que precisarem resolver algum assunto em várias áreas da justiça.
De acordo com Anelyse de Freitas, o novo convênio da Prefeitura de Parauapebas com a Defensoria Pública do Estado tem como objetivo proporcionar oportunidade de justiça às pessoas carentes que não têm condições de pagar advogados.
“Trata-se de uma parceria pioneira e ousada no âmbito da Defensoria no sentido de ampliar e garantir o atendimento humano e digno à população carente de Parauapebas”, elogiou a defensora pública estadual.

CPMF


No Irã, ser bahá´í foi, é e continua sendo… crime!

Existem pessoas que foram demitidas de seus empregos há mais de duas décadas. Existem pessoas que tiveram seus bens confiscados pelo governo. Existem pessoas que foram proibidas de expressar sua crença religiosa. Existem pessoas que foram presas sem julgamento e fuziladas porque se recusaram a negar sua fé. Existem pessoas que tiveram o futuro arrancado de seus pés.
Não estou me referindo a uma pessoa, embora seja tão cruel para um quanto para uma dezena. Não me refiro aqui a dezenas ou centenas de pessoas, nem a cinco mil pessoas ou vinte e oito mil. As pessoas que continuam tendo seus direitos humanos violados - mesmo que a Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada em dezembro de 1948, esteja para celebrar seus 60° aniversário - se contam aos milhares. Melhor, formam um contingente formidável de nada menos de 350.000 pessoas.
A juventude, essa força da natureza que é capaz de mover o mundo e fazer avançar a civilização, é privada de educação superior, de fazer cursos universitários, de coroar seus esforços com a colação de grau em engenharia, filosofia, jornalismo, direito, medicina, arquitetura, enfermagem, geografia, administração, economia e por aí vai.
Bem, as pessoas a que me refiro residem - todas elas - no Irã. O crime, desde 1844 até hoje, continua o mesmo: são bahá´ís. Ou melhor, acreditam em coisas tão heréticas e subversivas como a igualdade de direitos entre homens e mulheres, a eliminação de todas as formas de preconceito, a harmonia essencial entre a religião, a ciência e a razão. E carregam consigo uma sentença para seus algozes, amarga, para essas vítimas, doce como mel: acreditam que existe apenas um Deus (não importa por qual nome O invoquemos!), uma humanidade (que é como uma imensa família) e que a religião é uma só (pois o Deus é o mesmo, e os ensinamentos religiosos são transmitidos a humanidade por etapas, de acordo com a necessidade dos povos e das épocas).
Até quando seres humanos serão reduzidos a uma condição subumana? E algozes farão pouco caso, muito pouco caso, de sua própria condição de humanos? Para ouvir no silêncio das cyber vias as vozes dessas milhares de pessoas, basta arranjar um tempo e acessar http://www.bahai.org.br/portasfechadas.
Por que ‘portas fechadas?’ Por que as portas das universidades estão, para eles, os jovens bahá´ís no Irã, fechadas?.
(Washington Araújo, do blog http://www.cidadaodomundo.org/)

Encontros políticos

Com a aproximação do prazo final para filiação partidária de quem postula se candidatar nas eleições do próximo ano, vários partidos se reúnem nesta semana para definição do quadro de filiados.
Nesta quinta-feira (27), ocorre reunião do PV, às 10 horas na Câmara Municipal de Parauapebas, e do PSDC, às 19 horas, na chácara Rio Verde (antiga Madalena); na sexta-feira (28), é vez do PR se reunir; no sábado (29), o PSC, e no domingo (30) o PMDB, a partir das 16 horas, ambos encontros na Câmara Municipal.
Outros partidos devem se reunir nesta semana também na cidade.


No último sábado (22), o PPS reuniu, no Centro Universitário de Parauapebas, seus filiados, simpatizantes e fez novas filiações ao partido.
O encontro contou com a presença do deputado estadual João Salame Neto, que sugeriu a condução da agremiação partidária pelo publicitário Cláudio Filipeto Feitosa.


Seminário contará com especialista argentina

A Fundação Vale do Rio Doce (FVRD) realiza o II Seminário Regional do Escola que Vale, um programa que tem ajudado a transformar a realidade educacional em várias cidades do país.
O evento acontece nos dias 27, 28 e 29 de setembro, no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), e promete reunir educadores do Pará e Maranhão para apresentação das iniciativas bem sucedidas dos 14 municípios que participam do programa.
Contará ainda com a presença da especialista em didática da língua, professora Mirta Castedo, da Universidade Nacional de La Plata (Argentina), que fará avaliação dos trabalhos apresentados na sexta-feira (28), às 15 horas.

Reunião da Aicop nesta terça-feira

A diretoria da Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (Aicop) convida todos os associados da entidade para uma reunião a ser realizada nesta terça-feira (25), a partir das 18 horas, no restaurante Anabel, localizado na rua D, entre ruas 8 e 9, nos fundos da loja Leolar, bairro Cidade Nova, para tratar da seguinte pauta:
a) Eleição da nova diretoria da Aicop;
b) Composição e registro de chapas;
c) Definição de data para eleição;
d) O que se fizer necessário.

Parauapebas, 24 de setembro de 2007

Associação de Imprensa e Comunicação
de Parauapebas (Aicop)

A direção

Vacinação anti-rábica no próximo sábado

Acontece no próximo sábado (29), no horário das 8 às 17 horas, mais uma campanha de vacinação anti-rábica na zona urbana de Parauapebas. Cuide bem de seu animal de estimação, imunizando-o no posto de saúde mais próximo de sua casa.

Por que as "crises" não abalam Lula?

* Pedro Eugênio
Causa-me espanto o espanto dos que não entendem porque as "crises" que têm ocorrido ao longo destes quatro anos e meio de Governo Lula não têm afetado significativamente a aprovação de sua administração. Isto porque, os que se pronunciam declarando sua perplexidade são, em geral, gente que tem, como se diz no popular, "estudo". Era de se esperar deles uma melhor capacidade analítica. Mas, pelo visto, este melhor posicionamento intelectual parece sobrepor-se ao pensamento repisado pela maior parte da mídia que se esmera em atribuir à Lula e ao seu governo todos os defeitos do mundo - não bastassem os verdadeiros, que ninguém é perfeito.
Porém, esta vulnerabilidade aos ataques sistemáticos da mídia não pode, apenas, a meu ver, ser explicado pela mecânica do processo de massificação e mistificação dos meios de comunicação de massas, em si mesmo. Isto porque, para irmos mais fundo na questão, temos que responder o porquê da existência desta vulnerabilidade. E aí caímos, inevitavelmente, na questão das classes que compõem o tecido social de nosso País. Ou seja, lembro que cada segmento social, de certa forma, vê o que sua posição na sociedade lhe permite ver. A perspectiva de cada um é a dos seus interesses próprios, é a dos interesses de sua classe social.
O golpe de 64 gerou o regime autoritário, que durou, enquanto regime, 20 anos. Mas do ponto de vista de seus efeitos ideológicos, ainda está aí a essência do autoritarismo. Ou seja, desarticulação social, fragmentação dos movimentos sociais, ascendência de uma classe média apartada de um processo progressista de compromisso com o desenvolvimento geral da sociedade, ligada tão somente ao acesso "dos seus" privilégios, e o resto que se dane, como se diz.
Foi a liquidação dos partidos de então, do movimento estudantil, dos movimentos culturais, das reformas democratizantes, incluída aí a reforma agrária, e o estabelecimento, à época, de um vigoroso ciclo de crescimento com exclusão social que gerou este monstruoso quadro. Que importava que o sistema educacional se deteriorasse se eu poderia pagar para os meus filhos boas escolas particulares? Que se dane o sistema de saúde pública, se para os meus posso bancar um plano de saúde particular! Que importa se tem gente desempregada aos montes, sendo expulsa do campo e indo morar debaixo dos viadutos, se por eles passo incólume com meu corcel cor de mel?
E aí, quarenta e tantos anos depois, que importa que 11 milhões de famílias que viviam na fome tenham saído desta condição pelo maior e mais bem sucedido programa de renda mínima que conhecemos? Que importa que todo ano cerca de 700 mil famílias de agricultores no Nordeste tenham passado a ter acesso a crédito no campo? Que importa que o País tenha entrado em processo consistente de crescimento? Que tenha passado a contar de novo com o Estado para desenvolver nossa marinha mercante, nossa indústria petroquímica?
Que importa tudo isto, se o sistema aéreo, que há 20 anos não recebia investimentos explodiu agora e estou amargando absurdas esperas e angustiados e desesperados medos de acidentes e então os avanços sociais e econômicos vale nada e nenhuma responsabilidade dos acúmulos de tantos anos passados precisam ser apontados mas, pelo contrário, tenho é que entrar no coro geral e apontar o dedo para o Lula e atribuir-lhe toda a culpa. E ficar sem entender porque a esmagadora maioria do nosso povo, sintonizada com a realidade real (desculpem-me o pleonasmo) aprovem o governo dele enquanto que os que têm mais estudo só vêem o desmoronamento que vinha se acumulando há décadas e não era percebido nos aspectos pontuais, embora graves, daquilo que lhes afeta diretamente.
Muitos erros de condução em vários processos, inclusive nesta crise aérea foram cometidos pelo governo, vale reconhecer. Mas ignorar o conjunto, a história e a condição da maioria do nosso povo é, do ponto de vista político, trágico erro de perspectiva que merece ser corrigido por quem tem o privilégio do acesso quase que ilimitado a informação.
* Deputado federal (PT-PE)

Flashes da Parada Gay de Parauapebas

















segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Lei ‘potoca’

As agências bancárias em Parauapebas não estão nem aí para o Procon, prefeitura e usuários, com relação ao cumprimento da Lei Municipal nº 3.821-A, de 31 de agosto de 1999, que regulamenta sobre a permanência de pessoas em filas.
O artigo 2º da referida lei diz que as agências devem atender o usuário em até 20 minutos de permanência na fila em dias normais; e em até 30 minutos em véspera de feriados prolongados e nos dias de pagamento de funcionários públicos municipais, estaduais e federais e de vencimentos e recebimento de contas de concessionárias de serviços públicos e tributos municipais, estaduais e federais.
Nesta segunda-feira (24), um amigo deste poster entrou na fila da agência do Bradesco às 14h15 e só foi atendido às 15h44, passando, portanto, mais de uma hora e meia na fila.

Empresa canadense quer minério do Pará

A nossa reportagem esteve em com Rodrigo Arsolina, representante da empresa MUC-SURVEY do Estado do Rio de Janeiro, que representa no Brasil uma empresa do Canadá.
A MUC-SURVEY está realizando pesquisa e levantamentos para procurar metais pesados existentes na região do sul do Pará. As pesquisas estão sendo concentradas, a princípio somente em solo.
Com um helicóptero, os técnicos estão sobrevoando determinada área e com a ajuda de um magnético no solo, que tem uma profundidade de 700 metros, os pulsos retornam e é lido por um equipamento que está ao lado de uma tela, este por sua vez faz a leitura, grava num disco e depois é feita a interpretação desse sinal, que identifica ou não a presença de minério no solo. Todos os dados são enviados diretamente para a cidade do Rio de Janeiro, que faz um mapeamento geral da situação encontrada.
O resultado de cada análise leva em média 29 dias para ser concluída. Por enquanto, o trabalho da empresa está concentrado na cidade de Conceição do Araguaia e até o momento não foi identificada a presença de minérios pesados nas áreas já analisadas, porém os técnicos garantem que são grandes as possibilidades de localizar as jazidas. (Fonte: Redação Folha)

Suprema bancada

Do blog Quinta Emenda
Proporcionalmente à sua bancada, o Pará é o quarto estado brasileiro cujos parlamentares mais respondem processos no STF.
Vejam quem são e a que respondem.
Asdrúbal Bentes (PMDB)
Inquérito 2197 – Crime contra o planejamento familiar.
“A denúncia consiste no pretenso fornecimento de laqueaduras a mulheres carentes em troca de votos nas eleições para o cargo de prefeito do Município de Marabá-PA, em 2004”, diz o deputado. Asdrúbal diz que não é médico e que não há prova de que tenha solicitado a realização dessas cirurgias. Leia aqui a íntegra da nota enviada pelo deputado.
Jader Barbalho (PMDB)
Ação Penal 339 – Crime contra o sistema financeiro nacional. Evasão de divisas.
Ação Penal 397 – Crime contra a fé pública, falsidade ideológica, corrupção, formação de quadrilha, estelionato e lavagem de dinheiro.
Ação Penal 398 – Crime contra a administração pública. Peculato.
Ação Penal 374 – Crime contra a administração pública.
Inquérito 2051 – Crime contra a administração pública.
Inquérito 2052 – Crime contra a administração pública. Peculato.
Lira Maia (DEM)
Inquérito 2578 – Crime contra a administração pública.
Em sua defesa, o deputado atribui a denúncia, relativa ao período em que administrou o município de Santarém (PA), a disputas políticas locais. Veja aqui a íntegra da nota enviada por Lira Maia.
Paulo Rocha (PT)
Inquérito 2245 – Convertido em réu pelo STF semana passada, quando o Supremo aceitou a denúncia contra os 40 acusados no caso mensalão, Paulo Rocha responderá a ação penal por lavagem de dinheiro.
Wladimir Costa (PMDB)
Ação Penal 415 – Crime de imprensa, injúria e difamação.
Inquérito 2390 – Crime de imprensa, calúnia, injúria e difamação.

sábado, 22 de setembro de 2007

Leão perde para o Gama

O Clube do Remo foi batido facilmente pelo Gama, em Brasília (DF), e caminha a passos largos para retornar à Série C em 2008. O Gama venceu os azulinos por 3 a 1, e o Leão segue em penúltimo lugar da tabela, a 9 pontos do primeiro time que está fora da zona.
Ainda restam 12 rodadas, mas, como não reage, são pouquíssimas as chances de o time paraense escapar do rebaixamento. O técnico Charles Guerreiro deve deixar o cargo.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Espaço Cultura em Rede na região

A Fundação Vale do Rio Doce, em parceria com a Planeta Agência de Cultura, faz a abertura neste sábado (22), às 19 horas, do Programa Cultura em Rede, numa tenda-circo armada na Chácara Rio Verde, e encerra no domingo (23).
A abertura do evento vai contar apresentações de hip hop, capoeira e boi-bumbá pelo Projeto Fazendo um Amanhã Melhor (Fam). Haverá ainda exposição de artesanato, apresentações de danças moderna e folclórica, música e espetáculos teatrais, com artistas empreendedores de Parauapebas e região, que se revezarão no palco. A expectativa é reunir cerca de 200 empreendedores. No domingo, a programação segue das 9 às 12 horas e a partir das 19 horas.
De 28 a 30/09, o evento será realizado em Canaã dos Carajás e de 5 a 7/10, em Marabá, uma forma de divulgar a arte para a comunidade, promover intercâmbio entre artistas, incentivar a troca de experiências e gerar oportunidade de negócios.
Em Parauapebas, os convites são gratuitos e podem ser retirados no Departamento de Cultura, localizado na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), no Espaço Pedagógico e na Associação dos Artesãos de Parauapebas.
Cultura em Rede
O objetivo do projeto é estabelecer diálogos regionais, facilitar a circulação de bens artísticos e culturais, transmitir informação e conhecimento e desenvolver novas parcerias locais, regionais e nacionais. Tudo para fomentar o desenvolvimento da cultura local e a geração de renda.
O programa está implantado nas regiões onde a Companhia Vale do Rio Doce atua, nos estado do Pará, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Maranhão.
PROGRAMAÇÃO
Parauapebas
22/09 – Sábado
19 h – Mix Cultural: apresentações de hip hop, capoeira e boi com o Projeto FAM – Fazendo um Amanhã Melhor (Parauapebas)
20 h – Abertura oficial: apresentação de DANÇA com o grupo parafolclórico Estrela Paraense (Canaã dos Carajás)
Música – Del, voz e violão; Prata da Casa (pagode), Banda Prisma (forró/brega/sertanejo) e Malícia do Pará (forró/brega/sertanejo)
23/09 – Domingo
9 h – Atividades recreativas para crianças
10 h às 12 h – Espetáculo infantil As Mil e Uma Bruxas – grupo Maria Clara Machado
19h30 - Dança: Grupo Parafolclórico Explosão Jovem, Dinho Ribeiro (Parauapebas) – sertanejo; Adriano – Pop rock; Ryan e Ronei (Canaã dos Carajás) – sertanejo; Brilho do Sol (Canaã) – forró/calypso; e Art Mania – forró/calypso.

Açougueiro encontra pênis de borracha dentro de salsichão

Funcionários de um açougue na Alemanha descobriram, chocados, que um cliente tinha escondido dois apetrechos sexuais em suas salsichas para transportá-los até Dubai, nos Emirados Árabes.
"Eram dois pênis de látex de aparência realista", disse um porta-voz da polícia da cidade de Mannheim na última quarta-feira (19).
Horas depois de ter feito suas compras no açougue, o homem - que falava um inglês precário - voltou ao local carregando dois salsichões. E pediu ao balconista para embrulhá-las e resfriá-las até o dia seguinte, quando ele embarcaria para Dubai.
O açougueiro notou que as peças estavam mais pesadas que o normal e chamou a polícia. Descobriram que o cliente, de cerca de 50 anos, tinha removido parte do miolo dos salsichões e escondido os pênis de látex no buraco.
Salsichas de todos os tipos são para os alemães o que o feijão-com-arroz é para os brasileiros - o prato nacional. "Ele podia ter usado um pão", lamentou o porta-voz da polícia. "Isso não é contra a lei aqui. Mas eu nem posso imaginar o que as pessoas em Dubai vão dizer sobre isso."

Torneio de Truco


Zezé de Camargo & Luciano em Parauapebas

A chefia de gabinete da Prefeitura de Parauapebas está se mobilizando para trazer a dupla sertaneja Zezé de Camargo & Luciano à cidade, por ocasião da inauguração de várias obras no município, entre elas a reurbanização dos canteiros da rodovia PA-275 e revitalização das ruas do Comércio e 14.
O show ocorreria entre o final do mês de novembro e princípio de dezembro, aproveitando a agenda dos artistas na região, que devem se apresentar na Feira da Indústria, Comércio, Cultura e Artes de Marabá (Ficam), a ser realizada no período de 29 de novembro a 2 de dezembro.

Presente


Valmir da Integral no PTB

Fontes seguras informam a este blog que o empresário Valmir Mariano de Queiroz, proprietário da empresa de construção civil Integral, deixou o PSB e se filiou no PTB, do vereador Antonio Massud de Sales Pereira.
Valmir da Integral, como é mais conhecido, é um dos pré-candidatos a prefeito de Parauapebas na próximas eleições.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Motoqueiros fazem manifestação em Brasília

Mototaxistas de várias partes do país em Brasília
Cerca de 3,5 mil motoqueiros de vários cantos do país, incluindo de 25 municípios paraenses, participaram de manifestação em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, na última terça-feira (18).
Os motoqueiros, 40 de Parauapebas, foram reivindicar a aprovação do Projeto de Lei nº 6.302/02, de autoria do senador Mauro Miranda (PMDB-GO), que regulamenta as profissões de mototaxista e motofrete. Em todo o Brasil, 2,5 milhões de trabalhadores desenvolvem essas atividades.
A manifestação teve o apoio do prefeito de Parauapebas, Darci José Lermen (PT), e a participação da deputada estadual Bernadete ten Caten (PT) e do deputado federal Zé Geraldo (PT-PA), este último presidente da frente parlamentar pela regularização desses serviços.
Uma comissão composta por parlamentares e trabalhadores de mototáxi foi recebida pelo ministro dos Transportes, Carlos Lupi.
Além da regulamentação da profissão, os motoqueiros reivindicaram melhores condições de acesso ao financiamento de motocicletas, cursos de capacitação e prevenção de acidentes e orientações para a oficialização de sindicatos.
Logo depois, a comissão esteve com o ministro da Previdência Social, Luiz Marinho, pedindo mais fiscalização, já que muitos trabalhadores estão atuando sem carteira assinada.
“O mototáxi está em todo lugar em que há deficiência no transporte público. Transportamos 7 milhões de passageiros por dia. O governo não pode fechar os olhos pra essa realidade”, ressaltou o coordenador nacional do Movimento Mototaxista, Raimundo Nonato Alves da Silva.

Ingresso na Fap será alimento não-perecível

Este ano, para entrar no Parque de Exposições e assistir as atrações da Feira de Agronegócios de Parauapebas (Fap) o público vai pagar alimento não-perecível.
Os ingressos serão disponibilizados nos postos credenciados no comércio para a troca. A ação tem como objetivo fortalecer o comércio em geral e permitir a participação de pessoas de toda a comunidade.
Na portaria do Parque de Exposições será cobrado um valor superior àquele estipulado junto ao comércio credenciado, como forma de incentivar a troca por alimentos.
Confira os postos credenciados pela Fap 2007 para a troca alimentos
Bairro Cidade Nova: Supermercado Farturão, Supermercado Alvorada, Comercial Silva, Mustafé e Borges
Bairro Primavera: Comercial Primavera e Sul Carajás
Vila Rica: Comercial Lima, Mercado Mesquita, Comercial e Açougue Baratão
Novo Horizonte: Compre Bem e Comercial Marisa
Betânia: Comercial Miranda e Só Carne
Liberdade: Comercial Primavera
União: Elo Atacadista e Casa Matheus
Maranhão: Comercial Dias
Rio Verde: Mercearia São Raimundo, Supermercado Briano e Supermercado Tradição
Bairro da Paz: Supermercados Amazonas, Tabocão, Mineirão, Aurora, Pão Nosso e Supermercado Mineirão II
Guanabara: Supermercadão Brasil, Comercial do Ratinho
Caetanópolis: Peg Pag Ribeiro
Beira Rio: Mini Mercado Souza
Novo Brasil: Comercial Paraná
Nova Vida: Comercial Monteiro
Núcleo Urbano de Carajás: Supermercados Alvorada e Sul Carajás.

Alimentos em cada show
Dia 30/09 - 5 quilos de arroz
Dia 01/10 - 1 quilo de feijão
Dia 02/10 - 1 lata de óleo
Dia 03/10 - 1 pacote de leite em pó de 250 g
Dia 04/10 - 2 quilos de açúcar
Dia 05/10 - 1 quilo de fainha de mandioca
Dia 06/10 - 1 quilo de macarrão (2 pacotes de espaguete)
Dia 07/10 - 1 pacote café de 250 g e 1 de bolacha água/sal de 500 g

Encontro de mototaxistas, taxistas e vanzeiros


Programação da Fap 2007

Sábado (29/09)
09h00 - Cavalgada Ruralista
Saída: Ginásio Poliesportivo, bairro Beira Rio
Chegada: Parque de exposições, onde haverá premiação aos vencedores e churrasco de confraternização
22h00 - Baile Country Fap 2007, com a Banda Zion e eleição da rainha Fap 2007
Local: Tatersal de Leilões do Parque de exposições
Informações no Siproduz pelo fone-fax 0**94-3346-1327
Domingo (30/09)
Abertura da Fap 2007
08h00 - 1ª Semana de Minicursos de Parauapebas
Realização: Senar, Ufra, Siproduz, PMP e WGL Business Consultoria
Local: Minifazenda Ufra, no parque de exposições de Parauapebas
08h00 / 09h00 - Inscrições no Parque de Exposições, na minifazenda Ufra
Período: 30/09 a 03/10
Horários: 08h00 / 12h00 e 14h00 / 18h00
Minicursos
- Trabalhador da caprinocultura
- Trabalhador na avicultura familiar
- Trabalhador na produção de mudas
- Operador de máquinas agrícolas
- Doma racional (uma forma não agressiva de domar cavalos)
*Com entrega de certificados
*Excepcionalmente, dia 30/09 o curso começará mais tarde, às 09h00
09h00 - Visita dos convidados (autoridades, patrocinadores, apoiadores, expositores e produtores rurais) ao parque
11h00 - Abertura oficial da Fap 2007 e almoço de confraternização entre autoridades, patrocinadores, apoiadores, expositores e produtores rurais
Local: Tatersal do Parque de Exposições
19h00 - Show do DJ Mimoso (artistas da terra - palco II)
20h30 - Show com o grupo de pagode Prata da Casa (artistas da terra - palco II)
22h30 - Show de abertura com Bruno & Marrone (palco principal)
Segunda-feira (01/10)
08h00 / 18h00 - 1ª Semana de minicursos de Parauapebas
19h00 - DJ Samurai (artistas da terra - palco II)
20h30 - Show da Banda Malícia do Pará (artistas da terra - palco II)
22h00 – Show de César & Matheus (palco principal)
Terça-feira (02/10)
08h00 / 18h00 - 1ª Semana de minicursos de Parauapebas
08h30 - Julgamento e premiação de animais de pequeno porte (ovinos e caprinos) do ranqueamento nacional
Local: Pista de Julgamento do Parque de Exposições
Realização: Siproduz e ABCZ
19h00 - DJ Ezequiel (artistas da terra - palco II)
20h30 - Show Gospel de Tarlyane (artistas da terra - palco II)
22h00 - Louvor e Show Gospel de Cristina Mel
Quarta-feira (03/10)
Abertura do Rodeio Fap 2007
08h00 / 15h00 - 1ª Semana de minicursos de Parauapebas
17h30 - Encerramento
08h30 - Julgamento e premiação de bovinos (nelore) do ranqueamento nacional
Local: Pista de Julgamento do Parque de Exposições
Realização: Siproduz e ABCZ
16h00 - Abertura do 5º Fórum de Negócios e da 2ª Semana de Zootecnia de Parauapebas (realização: Siproduz, Prefeitura de Parauapebas, CVRD, WGL Business Consultoria e Ufra)
16h00 / 17h30 - Cerimonial de abertura
Palestra sobre estudo de sócio-economia no sudeste do Pará (palestrantes: Ricardo Luis e Davi Leal / Diagonal Urbana) e PDF (Eugênio Victorasso / CVRD)
18h00 - Coquetel
20h00 - 1º Leilão Arca de Noé, Siproduz e convidados
Local: Tatersal de Leilões do Parque de Exposições
Leilão de pequenos animais de todas as espécies (cabras, ovelhas, aves ornamentais, avestruzes, pôneis, cavalos, galos etc.)
19h00 - DJ Clayton (artistas da terra - palco II)
20h00 - Show Cristão “Cantores de Deus” (artistas da terra - palco II)
21h00 - Abertura do Rodeio Fap 2007
Cia. de Rodeio João Palestino (a maior e melhor companhia de rodeio do centro-oeste do Brasil)
22h30 - Show dos Solteirões do Forró (palco principal)
Quinta-feira (04/10)
08h00 / 12h00 - 5º Fórum de Negócios e da II Semana de Zootecnia de Parauapebas
Palestra sobre Ruminantes (ovinocultura, bovinocultura de corte e leite)
14h00 / 18h00 - 5º Fórum de Negócios e da II Semana de Zootecnia de Parauapebas
Palestra sobre Não Ruminantes (avicultura, aqüicultura e suinocultura)
19h00 - DJ Lobato (artistas da terra – palco II)
20h00 - 25º Leilão Comercial Siproduz e convidados
Local: Tatersal de Leilões do Parque de Exposições
20h00 - Show de Lailson & Ladilson (artistas da terra – palco II)
21h00 - Rodeio Fap 2007
22h30 - Show de Guilherme & Santiago (palco principal)
Sexta-feira (05/10)
08h00 / 12h00 - 5º Fórum de Negócios e da II Semana de Zootecnia de Parauapebas
Palestra sobre Forragicultura
14h00 / 17h30 - 5º Fórum de Negócios e da II Semana de Zootecnia de Parauapebas
Palestra sobre Desenvolvimento Sustentável (matérias primas e agricultura familiar)
18h00 - Entrega de Certificados, cerimônia de encerramento e coquetel
19h00 - DJ Gerson Moreno (artistas da terra - palco II)
20h00 - Show de Arnaldo & Armando 20h00 (artistas da terra – palco II)
21h00 - Rodeio
22h30 - Show da Banda de Forró Gata Turbinada (palco principal)
Sábado (06/10)
19h00 - DJ Mimoso (artistas da terra – palco II)
20h00 - Grupo de Pagode Bangalô do Samba (artistas da terra – palco II)
21h00 - Rodeio
22h30 - Show da Banda Kassikó (palco principal)
Domingo (07/10)
Encerramento
08h00 - Recepção e preparação de animais para o 5º Leilão Elite Siproduz e convidados
13h00 - 5º Leilão Elite Siproduz e convidados
Almoço de confraternização no tatersal de leilões do Parque de Exposições
20h00 - Solenidade de encerramento na arena de rodeio
19h00 - DJ Clayton e DJ Gerson Moreno (artistas da terra – palco II)
21h00 - Rodeio
Finalíssima do rodeio e premiação aos vencedores
22h30 - Show de Forrozão Tropicália e Forró Bola de Fogo (palco principal)

Fap 2007


Plenário da Câmara dos Deputados aprova CPMF com 0,38% até 2011

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou no final da noite desta quarta-feira (19) o texto base da proposta de prorrogação até 2011 da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) e da DRU (Desvinculação de Receitas da União), mecanismos considerados pelo governo como essenciais para garantir o equilíbrio das contas públicas. Votaram a favor 338 deputados, contra 117 votos não e duas abstenções.
Após horas de discussões, o plenário votou, ressalvados os destaques, o substitutivo do deputado federal Antonio Palocci (PT-SP) que havia sido aprovado na comissão especial que analisou a matéria. A votação pôs fim a sucessivas tentativas de obstrução por parte de partidos de oposição. A votação das emendas aglutinativas e dos destaques foi marcada para hoje.
A CPMF foi aprovada com a atual alíquota de 0,38%. Com a DRU, a União pode gastar livremente 20% de sua arrecadação de impostos e contribuições sociais, movimento importante num ambiente de rigidez do Orçamento. Hoje, cerca de 90% das receitas orçamentárias são vinculadas a gastos de natureza obrigatória.
Estabilidade
Em reuniões anteriores à aprovação da CPMF em plenário, Palocci e ministros das áreas econômica e social do governo destacaram que o imposto é o tributo mais eficaz contra a sonegação. A arrecadação da contribuição em 2006 foi de R$ 32 bilhões.
Para 2008, a expectativa é de uma arrecadação de cerca de R$ 40 bilhões, revertidos para as áreas de Saúde, Previdência e Fundo de Combate à Pobreza.
A sessão foi encerrada logo após a votação, por acordo entre os partidos. O presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), ponderou que não havia possibilidade de votar os destaques porque não haviam sido ainda analisadas as emendas aglutinativas apresentadas ao texto.
Chinaglia convocou uma sessão extraordinária para esta quinta-feira, às 10 h e outra às 16 h, para continuar a votação em primeiro turno da prorrogação da CPMF.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Prefeito de Parauapebas é eleito vice-presidente da Amib

O prefeito de Parauapebas, Darci José Lermen (PT), foto, foi eleito na última terça-feira (18), em Brasília, vice-presidente da Associação dos Municípios Mineradores do Brasil (Amib), na chapa encabeçada pelo prefeito de Itabirito (MG), Waldir Salvador, eleito presidente.
Além do prefeito de Parauapebas, o Pará elegeu ainda o prefeito de Tucumã, Alan de Souza Azevedo, como diretor-secretário; e o prefeito de Palestina do Pará, Valciney Ferreira Gomes, como suplente.
O evento contou com as presenças de deputados, prefeitos e representantes de prefeituras de seis estados (Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Bahia, Rio Grande do Sul e Goiás) e ocorreu no salão de eventos do Hotel Mercury.

Começa pagamento do Pis para trabalhadores nascidos em novembro

Teve início nesta quarta-feira (19), em todo o país, o pagamento do abono salarial do Programa de Integração Social (Pis) para os trabalhadores nascidos no mês de novembro. O calendário 2006 teve início em julho e terminará em junho de 2008.
Destinado a complementar a remuneração de trabalhadores de baixa renda, o abono salarial tem o valor de um salário mínimo e deve ser sacado nas agências da Caixa Econômica Federal.
Para receber o abono, o trabalhador precisa estar inscrito no Pis há pelo menos cinco anos (até 2002); ter trabalhado com carteira profissional assinada durante pelo menos 30 dias no ano-base (2006) por empregadores cadastrados no CNPJ; e ter recebido neste período, em média, até dois salários-mínimos.
Os beneficiários são identificados pela Relação Anual de Informações Sociais (Rais), declarada anualmente pelas empresas, e os recursos são do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Fat).
Para fazer o saque, é preciso estar com a Carteira de Identidade e comprovante de inscrição no Pis. Os trabalhadores com cadastro no Pis que têm o Cartão do Cidadão e senha cadastrada junto à Caixa também poderão fazer a retirada do benefício nos terminais eletrônicos do banco, nas casas lotéricas e postos do Caixa Aqui.
Desde o início do calendário ano-base 2006 até o final de agosto, 6,91 milhões de trabalhadores já sacaram o abono salarial do Pis e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), no valor total de R$ 2,5 bilhões. Em todo o país, 13,9 milhões de brasileiros têm direito ao benefício neste calendário. (Agência Brasil)

PTB no rádio e na TV

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) entra no ar nesta quinta-feira (20) no horário das 20 às 20h10, em emissoras de rádio, e das 20h30 às 20h40, em rede nacional de TV.

Deputada pede celeridade em projeto para Escola Agrotécnica

Senador Paulo Paim e deputada Bernadete Caten
A celeridade no trâmite do Projeto de Lei n° 70, que autoriza a criação da Escola Agrotécnica Federal em Marabá, foi prometida pelo senador Paulo Paim (PT/RS) à deputada estadual Bernadete ten Caten (PT/PA), em conversa no Senado, na última terça-feira (18/09).
A deputada defendeu a necessidade de o PL ser aprovado ainda este ano, já que há R$ 2 milhões previstos no Orçamento Federal para a construção do estabelecimento. O mesmo PL prevê a instalação de outros estabelecimentos de ensino profissionalizante em 14 estados brasileiros.
Em atendimento a Bernadete, Paim, que é relator do projeto na Comissão de Educação, declarou que emitiria ainda nesta quarta-feira (19) o parecer favorável. Ele também telefonou pedindo o mesmo empenho ao relator na Comissão de Justiça, senador Valter Pereira (PMDB/MS).
Paim antecipou que não há polêmica para a aprovação do projeto no Senado e que é possível incluir na pauta de votação em breve. Há grande chance de o PL não receber emendas, o que acelera ainda mais o processo de votação.
O diálogo de Bernadete com Paim é resultado do Seminário Política de Educação para o Sul e Sudeste do Estado do Pará, ocorrido no último dia 14, em Marabá.

Minicursos na Fap

Os produtores do município terão uma grande oportunidade de qualificação e capacitação profissional durante a Feira de Agronegócios de Parauapebas (Fap), a realizar-se no período de 29/09 a 07/10.
Será promovida uma semana de minicursos, que abordará os seguintes temas: caprino-ovicultura, trabalhador na avicultura familiar, trabalhador na produção de mudas, operador de máquinas agrícolas e doma racional - uma forma não agressiva de domar os cavalos.
Os treinamentos serão realizados no período de 30 de setembro a 3 de outubro. Ao final da capacitação, serão entregues certificados aos participantes. A ação é uma iniciativa conjunta do Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas (Siproduz), prefeitura, WGL Business Consultoria, Ufra e Senar.
As inscrições já estão abertas. Mais informações pelo telefone (94) 3346 8190.
Fórum & leilões
Ainda na programação da Fap, serão realizados no dia 4 de outubro o 5º Fórum de Negócios e a 2ª Semana de Zootecnia. O fórum será aberto pela palestra “Diagnóstico Sócio-econômico do Sudeste do Pará”, que será apresentado por representantes da CVRD e Diagonal Urbana.
Também no mesmo dia será realizado o 25º Leilão Comercial do Siproduz e convidados, com a oferta de mais de mil rezes. Já o 5º leilão de Elite, realizado pelo Siproduz, grupo Nelore Quality e convidados, acontecerá no dia 7 de outubro. Na oportunidade, serão leiloados mais de 40 lotes de animais de alta linhagem genética.

Polícia prende proprietário de canal de TV em Redenção

A polícia prendeu em Redenção no final da tarde desta terça-feira (18) Expedito Egídio Nogueira Lopes, 46 anos, proprietário da TV Redenção Diário, afiliada da Rede Diário de Televisão, com sede em Fortaleza (CE), na própria emissora.
Segundo o delegado Paulo César da Silva, superintendente regional de Polícia Civil no Araguaia, Expedito era procurado pela polícia de Pernambuco e já tinha a prisão preventiva decretada, acusado de tentativa de homicídio em 2002 contra Aguinaldo José da Silva, em Caruaru (PE).
O mandado de prisão preventiva foi decretado pelo juiz Walmir Ferreira Leite, da Comarca de Caruaru. A preventiva foi decretada após a mudança de residência sem avisar previamente a Justiça, prejudicando o andamento do processo do qual é acusado.
De acordo com a polícia, Expedito possuía um programa local e chamou a atenção da polícia, pois fazia denúncias sem fundamental e atacava sempre a polícia. ''Investigação e descobrimos que ele já era procurado pela polícia de Pernambuco'', afirmou o delegado.
O acusado já residia há cerca de três anos em Redenção e montou a filiada da TV Diário há um mês na cidade. Ele permanece detido na carceragem da delegacia de Redenção, aguardando decisão judicial.

Sossego


terça-feira, 18 de setembro de 2007

Dia Nacional da Pessoa Surda

A Associação de Surdos de Parauapebas começa a se preparar para o Dia Nacional da Pessoa Surda, a ocorrer no próximo dia 26, com apoio da Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Na comemoração, cerca de 60 associados vão assistir a uma palestra sobre sexualidade e métodos contraceptivos, no espaço vip da churrascaria Serve Bem, oferecida por enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Inclusão
No Brasil, com a aprovação da Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, pela Procuradoria Geral do Trabalho, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) passou a ser a segunda língua oficial do país. Ela serve como mecanismo de comunicação, bem como estratégia de inclusão social e educacional da pessoa surda à comunidade.
O sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de educação especial, de fonoaudiologia e de magistérios, em seus níveis médios e superiores, o ensino de Libras, como parte integrante dos parâmetros curriculares nacionais.
Geografia dos surdos
Segundo cálculos da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 10% da população mundial apresenta algum problema de dificuldade auditiva, o que corresponde a mais ou menos 650 milhões de pessoas.
No Brasil, de acordo com o Censo 2000 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas que apresentavam algum grau de deficiência auditiva era 5,7 milhões, 166.400 dos quais se declararam totalmente surdos (86.400 homens e 80 mil mulheres). Além disso, cerca de 900 mil pessoas declararam ter grande dificuldade permanente de ouvir.
No Pará, à mesma época, havia 191 mil pessoas com problemas auditivos, enquanto que em Parauapebas 2,5 mil se encontravam nessas mesmas condições.
Mais informações sobre o Dia da Pessoa Surda com Márcia Guedes, coordenadora do Núcleo de Atendimento Psicossocial e Pedagógico (Napp), pelos fones (94) 3346-8234/8235/7557/2018, ramal 218.

Estado de Carajás em debate na Unama

Do blog Quinta Emenda
Nem o problema no link para o auditório das Faculdades Integradas do Tapajós, a FIT - o braço do grupo Unama em Santarém - que atrasou o incío do debate, arrefeceu o ânimo da platéia que lotou o auditório 4, com a presença de deputados estaduais, do vice prefeito de Marabá, ex dirigentes de órgãos, ligados ao PDT, muitos professores e alunos.
O debate foi mediado pelo coordenador do curso de Economia da Unama, Roberto Alcântara.
Segue um breve resumo das falas dos componentes da mesa, segundo a escuta deste poster.
Vereador Reginaldo Campos (PSB-Santarém)
Alternou momentos de lucidez, ao exigir o cumprimento da Constituição, exibindo-a, no que toca a realização do plebiscito, com instantes de ira evangélica contra o jornal O Liberal, contra a humilhação que a capital impõe aos interioranos, contra a CVRD, conclamando a população a um levante cabano. Quando percebia que o tom subia demais, afiançava que seríamos estados irmãos. Depois voltava a aumentar o volume, replicando o roteiro aquece-esfria de um pregador que é. E assim foi até o fim.
2. Economista José Lima, coordenador de curso da FIT, e doutorando em Economia dos Transportes na UFAM, em Manaus.
Utilizando dados e indicadores economicos, Lima defendeu supostas vantagens comparativas e possível autonomia imediata do pretendido estado do Tapajós.
3. Carlos Augusto de Souza, doutor em Ciência Política e professor da Unama, recortou a questão em quatro interessantes dimensões, do discurso da representação política à diversidade cultural, e fez ponderadas considerações sobre a validade de um plebiscito sem a necessária e exaustiva discussão pública a antecedê-lo.
Engajado num grupo de pesquisa que estuda a questão territorial, Carlos desmontou mito do tamanho - alegado pelo deputado Giovani (e pelo vereador pastor Reginaldo) ao comparar o tamanho de São Félix do Xingú ao dobro de Alagoas e Sergipe juntos - mostrando que é lá, em Sergipe e Alagoas, que estão os piores indicadores sociais do país.
Muito aplaudido, Carlos foi o palestrante melhor fundamentado da noite.
4. Deputado Federal Zenaldo Coutinho (PSDB-PA), assumiu posição frontalmente contrária ao plebiscito, arguiu sua votação no Oeste e Sul do Pará como sinal de legitimidade em sua fala, afirmou que os governos tucanos diminuíram o hiato das demandas do interior citando, em defesa de sua assertiva, o Tramoeste, os Hospitais Regionais, a Alça Viária, e a introdução da equipamentos de segurança em várias cidades do interior.
5. Deputado federal Giovani Queiroz (PDT), o comandante-em-chefe da força tarefa separatista, também usou o datashow com dados do IPEA, e defendeu a contraditória tese de que o responsável pelas carências da região é a ausência do Estado - embora tenha sido e seja Estado - mas reclamou de sua presença no caso da Pagrisa, a usina de álcool recentemente acusada pelo Grupo de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho, cujo titular é de seu partido, ressalvando a independência dos auditores.
Infelizmente não houve tempo para que descrevesse qual seria o modelo de exploração economica da região do Carajás auto governado, mas se comprometeu a enviar ao site do debate as respostas que não puderam ser atendidas. Vamos aguardar.
6. Deputado estadual Joaquim Passarinho (PTB).
Deixei o deputado propositalmente para o final, de sorte a destacar a surpreendente arredondada que conferiu à seu discurso, questionando a proposta de Giovani que restringe a área da consulta apenas aos municípios incluídos nos desejados estados - mais marôta impossível - duvidando da correção dos critérios que definem os municípios sob essas unidades e, antes de Zenaldo, elencou uma série de investimentos no interior nas últimos governos que, a seu juízo - e ao meu também - pelo menos deprimiram a tendência de aumento das disparidades entre a capital e o interior, argumento comprovado pelos dados do próprio IPEA.
Foi enfático e correto ao afirmar que os problemas de insuficiência das políticas públicas acomete o estado como um todo, o que invalida a tese da exclusão enquanto monopólio das regiões separatistas.
Nenhuma palavra sobre forasteiros, ou quem ama não separa.
By the way, ao final do debate, decerto embalado pela chegada de sua elegante mulher - com todo o respeito, é claro - Passarinho voou baixo em cima de Giovani Queiroz.
Dentre os políticos, o mais agudo, simples, e direto.
______________________

O poster, conforme prometido, apenas perguntou, como convém a um debatedor.
E nas considerações finais, encerrando o evento, manifestou duas posições: a favor do plebiscito, e contra a divisão.
Saiu de lá com firme convicção que essa bola rola longe.
E que estudar é preciso. Por isso vai começar já.
Sim, já ia esquecendo: Renan Calheiros apareceu num dos slides da exposição do vereador Reginaldo, numa visita midiática que fez à Brasília. A vaia foi ouvida na BR.

Prefeitura organiza seminário sobre educação do campo

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria de Educação (Semed), realiza nos próximos dias 21 e 22/09 o I Seminário Municipal de Educação do Campo, no Centro de Formação Paroquial, localizado na rodovia PA-160.
Depois da I Conferência Municipal de Educação, realizada em dezembro do ano passado, quando foram discutidas diretrizes e rumos da educação municipal, agora é a vez de se traçar metas específicas para o ensino do campo.
O evento tem por objetivo proporcionar debates que apontem demandas a fim de se construir políticas educacionais estritamente voltadas ao campo, bem como definir projeto político-pedagógico das escolas dessa área, de forma a valorizar os profissionais que nelas atuam, a repensar o regime didático do ensino e a compartilhar experiências em pedagogia da alternância.
Na programação do seminário estão previstas palestras, formação de grupos de trabalho, participação de plenária, votação e eleição de propostas para, finalmente, compor-se documento denominado “A Carta da Educação do Campo do Município de Parauapebas”.
Mais informações com José Orlando (Zelão), coordenador do setor de Educação Rural da Semed, pelos fones (94) 3346-8234/8235/7557/2018.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

sábado, 15 de setembro de 2007

Pastoral da Criança atende mais de 400 famílias carentes

Momento lúdico de mães acompanhadas de filhos

Com apoio da Paróquia São Sebastião, Padre Robertinho, que atualmente mora na Itália; Prefeitura de Parauapebas e de pessoas amigas e voluntárias, a Pastoral da Criança, localizada no bairro Liberdade, atende hoje 440 famílias carentes previamente cadastradas e residentes naquele bairro, principalmente crianças e adolescentes na faixa etária de 0 a 6 anos, e gestantes. A revelação é da coordenadora da instituição, Maria Selma Vieira da Silva.
Segundo a coordenadora, o trabalho de visita e atendimento às famílias é feito mensalmente por 11 líderes voluntários que prestam serviços gratuitamente para a entidade filantrópica.
Ela explica que após as visitas dos agentes as mães de famílias levam os filhos uma vez por mês à entidade para aferição de peso e outras medidas de prevenção de doença, onde participam de palestras, brincadeiras e consomem merendas.
Caso a criança não tenha aumentado de peso, ela receberá cuidados mais especiais, com complemento alimentar ou, dependendo do caso, será encaminhada para um médico.
De acordo com Maria Selma, os complementos alimentares e remédios caseiros são multimistura, xarope de cupim, anti-helmíntico (contra verme), entre outros, a exemplo da congênere Pastoral da Saúde, que fica no bairro Guanabara e conta com outros itens.
Esses produtos, manufaturados pela comunidade com acompanhamento de bioquímico, são doados para famílias comprovadamente carentes e vendidos por preço simbólico para quem pode comprar.
“Sinto-me muito gratificada quando vejo uma criança que era desnutrida sorrindo, brincando com as outras e com muita saúde, imagine a mãe dela”, revela Maria Selma, que se encontra no segundo mandato de coordenadora da Pastoral da Criança em Parauapebas.

Vereadores de Canaã rejeitam contas de Anuar por 5 x 2

Expectativa momentos antes da votação das contas

A Câmara Municipal de Canaã dos Carajás rejeitou na manhã desta sexta-feira (14), por 5 votos a favor e 2 contra, as contas do ex-prefeito Anauar Alves da Silva (PDT), exercício 2002, seguindo orientação do Tribunal de Contas dos Municípios.
Votaram pela não aprovação das contas do ex-prefeito os vereadores Demerval Costa “Pingo” (PMDB), Ana Gerlane (PT), João Evaristo (PMDB), Hamilton Ricarte de Oliveira (Dem) e Mário Alves “Penteado”, enquanto que José Correia Sales (PP), o popular Zé Pequeno, e Tatiane Oliveira Gaspar (sem partido) votaram a favor da aprovação.
Curiosamente, o vereador Otaviano de Fátima do Nascimento (PP) faltou às duas sessões em que o plenário tentava colocar em votação as contas do ex-prefeito Anuar Alves.
A exemplo das duas sessões anteriores, o clima no Poder Legislativo foi bastante apreensivo, o que fez com que, mais uma vez, o presidente daquela Casa de Leis, Zito Augusto Correia (PT), solicitasse a presença da Polícia Militar, inclusive do Policiamento Tático, para dar proteção aos vereadores e ao público que compareceu no auditório.

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Comunidade do complexo Altamira participa de curso de recepcionista


Mais de duas dezenas de jovens e adultos do complexo residencial Altamira (Novo Horizonte, Vila Rica, Betânia e Casas Populares) iniciaram no dia 11/09 o Curso de Recepcionista, com previsão para encerrar no dia 30 de novembro.
A capacitação é uma iniciativa da Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). O curso está sendo ministrado no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), localizado na avenida Inglaterra nº 288, bairro Novo Horizonte, por Theresinha Saçço Lima, coordenadora do Cras.
De acordo com Theresinha Saçço, o curso tem por finalidade proporcionar conhecimentos necessários para atuação como recepcionista, preparando o aluno para o mercado de trabalho.
O curso tem como disciplinas noções básicas para o exercício da função (responsabilidade profissional, discrição, atendimento ao público, organização, relacionamento interpessoal, etiqueta, postura, apresentação pessoal), noções básicas de informática, técnicas de redação, expressão oral e escrita, e noções de direito trabalhista.
O treinamento conta com carga de 40 horas de aulas teóricas e 60 horas de práticas e está sendo ministrado nas terças e quartas-feiras, no horário das 9 às 11 horas. No final do curso, participantes que alcançarem a freqüência de 80% recebem certificados.
“Acho bastante interessante esse curso oferecido pela prefeitura, através da Semas, um compromisso social do prefeito Darci Lermen com a população do município”, reconhece Theresinha Saçço, revelando que 23 pessoas estão inscritas no curso.
A aluna Joselina da Silva se diz muito otimista em fazer o curso, “pois pretendo sair daqui com muitos conhecimentos adquiridos sobre os serviços de recepcionista para o mercado de trabalho”.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Tensão na Câmara Municipal de Canaã

A situação de insegurança nas sessões legislativas da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás, a 65 quilômetros de Parauapebas, vem deixando preocupados os próprios vereadores e a Polícia Militar.
O motivo de tanta preocupação é a apreciação pelo plenário daquele Poder Legislativo municipal das contas do ex-prefeito Anuar Alves da Silva, exercício 2002, reprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios.
A apreciação das contas entrou na pauta de votação na sessão ordinária de quinta-feira (6) pelo presidente da Mesa Diretora, Zito Augusto Correia (PT), mas as contas não chegaram a ser analisadas pelos vereadores, pois estes precisavam ouvir o ex-prefeito Anuar Alves, porém este não foi localizado.
Na sessão do dia 6 foi verificado também que o então relator da comissão de análise de contas, Otaviano de Fátima do Nascimento (PP), exercia o cargo como suplente de vereador, e por isto, de acordo com o regimento interno da Casa, não poderia assumir a função de relator. Foi então substituído pelo vereador José Correia Sales (PP), conhecido popularmente por “Zé Pequeno”.
Blecaute
Na sessão desta quinta-feira (13), com o auditório superlotado de populares, quando se acreditava que as contas do ex-prefeito seriam finalmente analisadas e votadas pelos vereadores, tão logo os trabalhos legislativos foram abertos houve um blecaute na cidade, iniciando às 16 horas e normalizando somente por volta das 18h10.
Por esse motivo, o presidente da Câmara Municipal adiou a sessão para as 8 horas da manhã desta sexta-feira (14), quando as contas devem ser apreciadas.
Antes do início da sessão, a Polícia Militar foi chamada para acalmar os ânimos dos populares que lotavam o auditório da Câmara Municipal de Canaã e dar segurança aos parlamentares.
Segundo informou um funcionário da Rede Celpa, há fortes indícios de que o blecaute tenha sido motivado por ato de vandalismo na rede de alta tensão que leva energia elétrica para Canaã dos Carajás.
Na tentativa de identificar a causa da falta de energia, a concessionária localizou a destruição de um isolador num poste da rede a 4 km fora da cidade.
Premeditado
Cerca de 10 minutos antes de iniciar a sessão, o vereador Zito Augusto recebeu telefonema de uma pessoa que não quis se identificar avisando que haveria o blecaute.
Prevendo um novo corte de energia na reunião desta sexta-feira, o presidente da Casa de Leis garantiu que haverá som e iluminação de reserva para a sessão.

Absolvição


Parque de Diversões será grande atração de lazer na Fap

Crianças, adolescentes e adultos contarão com uma grande opção de lazer na III Feira de Agronegócios de Parauapebas (Fap), que acontecerá no período de 30 de setembro a 7 de outubro: o Parque Center Globo, associado ao Ita Center Park.
O Ita é considerado o maior parque de diversões do Brasil, tendo suas instalações fixas na estância hidrotermal de Caldas Novas, em Goiânia (GO) e em Belém (PA), durante a festividade do Círio de Nazaré.
O parque é sucesso de público total, participando de exposições agropecuárias das cidades de Londrina, Uberaba, Uberlândia e Esteio, as maiores feiras do Brasil.
Este ano, o Ita esteve presente na feira agropecuária de Paragominas, onde inovou com a montanha russa. Só para este brinquedo foram atraídas cerca de 30 mil pessoas.
Para a Fap 2007, o Ita já garantiu a vinda da montanha russa, que é considerada a maior do país sem loop. Além dessa grande atração, os visitantes terão uma diversidade de brinquedos para se divertir à vontade: roda panorâmica, surf, trem-bala, barca viking, autopista, trem-fantasma, cama elástica, dois carrosséis, pistas de moto, volvo, fusquinha e calhambeque. O preço dos brinquedos do parque de diversões será tabelado.
O parque de diversões ocupará na Fap uma área de 10 mil metros quadrados, o equivalente a duas quadras do Parque de Exposições. Detalhe importante: não haverá nenhuma barraca de jogos de azar.
O evento é organizado e realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas (Siproduz), em parceria com a Prefeitura de Parauapebas, patrocínio da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), financiamento do Banco da Amazônia e Banco do Brasil, consultoria da WGL Business Consult, suporte técnico da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e apoio do Sebrae. (Fabiana Gomes)

Jurista diz que responsáveis por privatizar Vale deveriam ser incriminados

Os responsáveis pela privatização da Companhia Vale do Rio Doce deveriam ser responsabilizados criminalmente pela venda da empresa a preço abaixo de seu patrimônio, opina o jurista Fábio Konder Comparato.
Em entrevista à Rádio Nacional, o jurista defende que a responsabilização deve incluir o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
A Vale é atualmente a segunda maior empresa de mineração e metais do mundo, presente em 13 estados brasileiros e 20 países dos cinco continentes. Ela também é líder mundial na produção e exportação de ferro.
Uma campanha de várias entidades, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), questiona o processo de privatização de 1997.
"Nós não chegamos, mas deveríamos ter, há muito tempo, responsabilizado pessoalmente os autores dessa falsa venda e dessa fraude. A começar pelo então presidente da República, que deve responder por isso na Justiça", defendeu o integrante da Comissão de Defesa da República e da Democracia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

PRTB no rádio e na TV

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) entra no ar nesta quinta-feira (13) no horário das 20 às 20h05, em emissoras de rádio, e das 20h30 às 20h35, em rede nacional de TV.

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Em nota, Renan diz que absolvição é 'vitória da democracia'

O resultado da votação de hoje é uma vitória da democracia, mas é também o momento de refletir sobre as perdas que esse processo político provocou.
Nesses mais de 100 dias, muitos de nós perdemos algo. Eu perdi mais. Abri mão de momentos de convivência com minha família e amigos.
Mas confirmamos que, mesmo com eventuais injustiças e excessos inerentes ao processo democrático, é preciso acreditar nas instituições, fortalecê-las e não perder a confiança de que a verdade sempre prevalecerá.
Não guardo mágoa, nem ressentimentos. O único sentimento que me move é o do entendimento e do diálogo. Esse processo se encerra com a reafirmação do mútuo respeito e da serenidade que sempre caracterizaram a convivência política nesta Casa.
A partir da decisão madura e soberana do plenário do Senado, já comecei a procurar os líderes e presidentes de partidos para prossegurirmos na agenda legislativa que de fato interessa ao país, à população.
Não tenham dúvidas. Saberei corresponder aos anseios da instituição e aproximá-la cada vez mais da sociedade brasileira.
Senador Renan Calheiros
Presidente do Senado Federal

Renan Calheiros é absolvido pelo Senado

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), foi absolvido nesta quarta-feira (12) das acusações de que teria usado um lobista para pagar despesas pessoais.
Por 40 votos pela absolvição, 35 pela cassação e 6 abstenções, Renan continuará com o seu mandato.
"O resultado é desastroso para o Senado. O Senado sai destroçado. Não há a menor condição de Renan Calheiros continuar na presidência desta Casa. Se os seis que se abstiveram votassem sim, ele teria sido cassado", declarou o senador Jefferson Péres (PDT-AM) após a divulgação do resultado.
"Infelizmente, teremos de conviver com essa realidade", lamentou o senador Marconi Perillo (PSDB-GO).
Demóstenes Torres (DEM-GO) admitiu que votos do Democratas podem ter contribuído para a absolvição do presidente do Senado. "Ninguém imaginava que haveria abstenção num processo como esse. Esse negócio de lavar as mãos é que levou a esse resultado".
Ao deixar o plenário que garantiu a sua absolvição, Renan Calheiros saiu sob vaias e aplausos dos presentes. (Fonte: G1)

Subgrupamento de Bombeiros em Parauapebas tem novo comandante

A unidade local do Corpo de Bombeiros tem novo comandante. No lugar do capitão BM Evaldo Bastos Ferreira (foto) assumiu o comando do XII Subgrupamento de Bombeiros em Parauapebas, esta semana, o também capitão BM Luiz Cláudio, oriundo de Belém.
Em Parauapebas desde 2002, quando a corporação foi instalada no município, capitão Bastos deixou a cidade para submeter-se a um curso de aperfeiçoamento na capital do estado, com habilitação a major.
O ex-comandante do CB aproveita para agradecer o apoio recebido de parceiros, em especial à Prefeitura de Parauapebas, “que nunca deixou faltar nada à corporação nos últimos três anos”, reconhece capitão Bastos, cuja última aparição pública foi no desfile do dia 7 de setembro.

Frieira


terça-feira, 11 de setembro de 2007

Deputado Paulo Rocha lança novo site

As ações políticas do mandato do deputado federal Paulo Rocha (PT-PA) vão estar acessíveis pelo site www.paulorocha13.com. A idéia é tornar o site um espaço democrático, com a participação dos internautas.
Os leitores poderão enviar propostas, críticas e sugestões de projetos.

Independência






Estudantes e entidades desfilam em defesa do meio ambiente
Milhares de estudantes e pessoas integrantes de entidades organizadas desfilaram na manhã da última sexta-feira, 7 de setembro, em Parauapebas, com temas voltados à defesa do meio ambiente.
Sugerido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o tema aguçou a idéia de professores, estudantes e demais participantes do desfile de 7 de setembro, levando para a avenida os mais variados tipos de reclames e sugestões sobre a preservação ambiental no município.
A parada cívica foi aberta oficialmente pelo prefeito Darci Lermen, que esteve no palco acompanhado de secretários municipais, assessores, autoridades de segurança pública e representantes da Cia. Vale do Rio Doce.
Na oportunidade, o gestor municipal destacou a importância do tema no desfile, “Ambiente, cidadania e sustentabilidade: por uma garantia de qualidade de vida”, enfatizando que a defesa do meio ambiente é uma obrigação de todos os seres humanos.
“A partir de reflexões como estas podemos alcançar idéias que mudem nossos hábitos cotidianos, e assim possamos construir uma cultura sustentável, baseada no respeito à natureza, e conseqüentemente às espécies, sobretudo, a espécie humana”, defendeu Darci Lermen.
Antes da palavra das autoridades, os estudantes José de Jesus, da escola Eurides Santana; Ítalo Gabriel Nascimento de Sousa, da escola Carlos Henrique; e Niely Poliane, da escola Eduardo Angelim, foram convidados a fazer o hasteamento dos pavilhões municipal, estadual e nacional.
Desfile
Pela ordem, desfilaram para o público e autoridades pelotões da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, pelotão de porta-bandeiras, fanfarra municipal, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Sorri Parauapebas e Unidade Especializada de Atendimento ao Deficiente Visual.
Em seguida, entraram na avenida as escolas João Prudêncio de Brito, Carlos Henrique, Sandra Maria, Cecília Meireles, Eduardo Angelim, Olga da Silva Sousa, Primavera, Plácido de Castro, Irmã Dulce, Eunice Moreira, Faruk Salmen, Antonio Vilhena, Jean Piaget, Crescendo na Prática, Marluce Massariol de Souza, Paulo Fonteles de Lima e Carlos Drummond de Andrade.
Depois, apresentaram-se Vale Alfabetizar, grupos de escoteiros, Pastoral da Juventude, Clube dos Motoqueiros, Associação de Mototáxi Carajás, Grito dos Excluídos e outros.
Faixas como “A maior riqueza de uma nação é o espírito de luta de seu povo para preservar a natureza”, “É dever de todos proteger nosso maior patrimônio, pois a nação que destrói seu meio ambiente destrói a si mesma”, “Salve a natureza! Pense nisso”, “Adote uma árvore”, “Cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos”, “O ser humano consciente respeita e preserva a natureza”, entre outras, fizeram jus ao tema do desfile de 7 de setembro deste ano.

Parada GLBT


Seminário debate avanços à educação do sudeste paraense

Um dos maiores ciclos de debates sobre avanços na educação regional é o que o “Seminário de políticas locais para o sul e sudeste do Estado do Pará” vai promover na próxima sexta-feira (14), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, em Marabá.
As principais instituições de promoção da educação nas esferas federal e estadual serão representadas no evento. As inscrições estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas em Marabá, Tucuruí e Conceição do Araguaia.
O seminário é realizado pela deputada estadual Bernadete ten Caten e pelo deputado federal Zé Geraldo, ambos do PT. Na pauta do encontro, estão ensino superior e profissionalizante, desenvolvimento da educação e avaliação da política regional.
O seminário vai reunir representantes do Ministério da Educação, da Universidade Federal do Pará, da Universidade do Estado do Pará, do Centro Federal de Educação Tecnológica e da Secretaria de Estado de Educação.
As inscrições estão acontecendo nos seguintes endereços: em Marabá, na 4ª Unidade Regional de Educação, na rua Frei Raimundo Lambezart nº 2178, telefones (94) 3324-1397 e 3324-3777; em Tucuruí, na escola Raimundo Ribeiro de Souza, rua 31 de Março, Centro, celular (94) 9156-9696; e em Conceição do Araguaia, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na rua Frei Antônio Salar nº 255, Centro, fones (94) 3421-0333 e 9152-7927.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (94) 3323-5855 e 3012-1006.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

CPMF


Reunião da Aicop

A atual diretoria da Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (Aicop) convida todos os associados da entidade para uma reunião a ser realizada na próxima quarta-feira (12), a partir das 18 horas, no restaurante Anabel, localizado na rua D, entre ruas 8 e 9, nos fundos da loja Leolar, bairro Cidade Nova, para tratar da seguinte pauta:
a. Eleição da nova diretoria da Aicop
b. Composição e registro de chapas
c. Definição de data para eleição
d. O que se fizer necessário.
Parauapebas, 10 de setembro de 2007
Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (Aicop)
A direção

Assembléia Legislativa vota parlamento jovem

Entra na pauta de votação da Assembléia Legislativa do Estado do Pará, nesta terça-feira (11/09), a partir das 10 horas da manhã, o Projeto de Resolução n° 11/07, que institui o “Parlamento Jovem” naquela Casa.
De autoria da deputada Bernadete ten Caten (PT), a proposição vai permitir o acesso da juventude àquele Poder, num processo educativo de participação e cidadania.
No Parlamento Jovem, 41 pessoas de 15 a 24 anos serão eleitas em pleitos regionais para atuarem num mandato parlamentar simbólico de quatro dias, durante o recesso da Assembléia, em julho.
A proposição, que é inovadora no Pará, segue modelo inaugurado pela Câmara dos Deputados, no ano de 2003, e que já foi implementado nos poderes legislativos de outros estados.
O projeto teve os pareceres favoráveis da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão de Finanças e Economia da Assembléia. A proposição foi apresentada e aprovada pelo movimento social da juventude, em diversas plenárias realizadas pelo estado.
Os jovens ficaram de acompanhar a votação do projeto, nas galerias do Poder Legislativa, a fim de defender a aprovação junto aos demais deputados. (Enize Vidigal)

domingo, 9 de setembro de 2007

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Escrita do Português pode mudar

Em 2008, deverá entrar em vigor o acordo ortográfico da Língua Portuguesa, que vai modificar a grafia de diversas palavras, eliminando o trema, retirando diversos acentos e acrescentando três letras ao alfabeto: k, w e y.
Acordado há três anos entre alguns países lusófonos, o acordo com as novas regras, surpreendentemente, ainda não recebeu a assinatura de Portugal, país-mater da língua.
A idéia das mudanças é simplificar a grafia das palavras, o que tornaria o Português mais objetivo e melhoraria o intercâmbio cultural entre os países. As transformações parecem poucas, mas são significativas.
Além do aumento do alfabeto, que passa a ter 26 letras em vez de 23, o trema vai desaparecer. Portanto, não se escreverá mais “seqüestro”, e sim “sequestro”. As paroxítonas vão perder acentos. O hiato “ôo” vai se transformar em “oo”, ou seja, “enjôo” se escreverá “enjoo”. O acento agudo dos ditongos abertos “éi” e “ói” igualmente não existirão mais. Assim, “bóia” se escreverá “boia”. Outra transformação: o “êem” vai sumir. Em vez de “lêem” será “leem”.
Os acentos diferenciais, que segundo a professora e colunista do Correio Braziliense, Dad Squarisi, deveriam ter desaparecido na reforma ocorrida em 1971, desta vez não escaparam. Sendo assim, péla, pélo, pêlo, pólo, pára, pêra somem de vez. O mesmo acontece com os acentos das palavras “averigúe”, “apazigúe” e “argúem”, que caem em desuso.
Atualmente, o Português é falado por aproximadamente 230 milhões de pessoas que habitam Brasil, Portugal, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Angola, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Por aqui, o MEC já prepara a licitação para a troca dos livros didáticos no ano que vem.
Para o professor do Departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão e integrante da equipe do projeto Atlas Lingüístico do Maranhão (Alima), José de Ribamar Mendes Bezerra, o tempo de efetivação das mudanças vai depender da forma como a população vai assimilá-las.
Outra questão é que as transformações não significam a uniformização da forma de falar o Português. “As variações e diferenças da maneira de tratar a Língua Portuguesa vão ocorrer sempre”, enfatizou.
Ele também comentou que a não-assinatura das mudanças das regras gramaticais por Portugal não será algo significativo na prática, porque em termos econômicos e geográficos o Brasil é mais importante. “Isso não afetará o desenvolvimento do projeto de reforma da língua”, concluiu.
Já o ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou na última terça-feira (4) não acreditar que a reforma ortográfica da Língua Portuguesa saia no ano que vem.
“Provavelmente, a reforma não sairá em janeiro, a menos que Celso Amorim (ministro das Relações Exteriores) tenha informações que eu ainda não disponho. A idéia é conversar com Portugal até o final do ano para estabelecer a data”, ressaltou Haddad.
A CPLP (Comissão de Países de Língua Portuguesa) havia definido que quando três países ratificassem o acordo, ele já poderia ser vigorar. O Brasil ratificou em 2004. Cabo Verde, em fevereiro de 2006, e São Tomé e Príncipe, em dezembro. Mas a reforma ainda não está consolidada. (Eduardo Júlio, de O Imparcial)

Independência ou morte!


Situação caótica no BB de Canaã dos Carajás


Fechada na segunda-feira (3) e reaberta no dia seguinte pela diretoria da instituição financeira, a agência do Banco do Brasil em Canaã dos Carajás, depois de mudança total dos funcionários, vem se tornando um caos para os clientes.
Durante os três dias de funcionamento com a falta de experiência dos novos servidores, a situação é precária na agência, como mostra a foto acima tirada por Bruno França na manhã desta quinta-feira (6), meia hora após o início do atendimento bancário.
A confusão se generaliza dentro e fora do banco, com os clientes querendo ser atendidos todos de uma só vez.

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

PV no rádio na TV

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Partido Verde (PV) entra no ar nesta quinta-feira (6) no horário das 20 às 20h10, em emissoras de rádio, e das 20h30 às 20h40, em rede nacional de TV.

Bandeira do Estado de Carajás


Pará deverá ser dividido num período de três anos

O Estado do Pará deverá ser dividido em outros dois estados, Carajás e Tapajós, em um período de três anos. A grande extensão territorial e a ausência do estado na solução dos graves problemas sociais das populações mais afastadas são, até agora, os principais argumentos que o deputado federal Giovanni Queiroz (PDT/PA), autor do projeto que tramita simultaneamente na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
Para Giovanni Queiroz, é preciso traçar diretrizes e rumos, organizar melhor as estruturas do governo e promover um crescimento mais acelerado de todo o Estado do Pará.
O futuro Estado de Carajás une 39 municípios das regiões sul e sudeste do estado, inclui a represa de Tucuruí e a Serra do Carajás, em Parauapebas – maior província mineral do planeta.
“Criando o novo estado, implica em ter uma política forte, uma administração mais próxima para aplicar os recursos do governo e acelerar o desenvolvimento da região”, afirma o parlamentar, acrescentando ter como principal aliado na criação do novo estado as Forças Armadas, pela preocupação constante com a devastação da Amazônia.
Economia
A região da futura unidade federativa conta com economia dinâmica e forte, baseada na agropecuária. São nove frigoríficos, 20 milhões de cabeça de bovinos, um setor madeireiro consolidado, exploração de minério de ferro e outros minérios, investimentos intensivos em reflorestamento. Mas com deficiência nas áreas de educação, saúde, segurança pública, saneamento, transporte e energia elétrica.
Plebiscito
O Projeto de Decreto Legislativo (PDC) com o objetivo de autorizar o plebiscito, escutar a população sobre a divisão ou criação de um novo estado, pode acontecer no primeiro semestre do próximo ano.
“O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado na Comissão de Constituição e Justiça, e agora está na Mesa Diretora para ser colocado em votação”, enfatizou Giovanni Queiroz.
Se aprovado o projeto e o plebiscito for favorável, inicia-se outro processo, o da lei complementar federal, que poder ter iniciativa tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado. Depois, é feita apenas uma ouvidoria na Assembléia Legislativa e em seguida vota-se a lei complementar que vai à sanção presidencial.
“O objetivo nosso é acelerar esse processo para que nas eleições de 2010 já possamos escolher o governador dos novos estados”, completa o deputado. (Fonte: Diário do Congresso, desta quarta-feira, 5)

Remo despacha o Paulista por 3 a 2

O Remo derrotou o Paulista por 3 a 2 dentro do Mangueirão, nesta terça-feira (4), e interrompeu um breve jejum de vitórias. O time permanece na penúltima colocação da Série B com 21 pontos, e agora vai encarar o Coritiba sábado (8), no Paraná.
O Leão foi superior no jogo, se deu ao luxo de desperdiçar gols praticamente feitos e acabou sendo surpreendido no final do primeiro tempo com Gilsinho. Fábio Oliveira, logo em seguida, empatou o jogo.
No segundo tempo, o Paulista foi logo marcando com um minuto, outra vez com Gilsinho. Mas, aos 6, com Zé Soares, e aos 10, com Fábio Oliveira convertendo um pênalti. No restante da partida, os donos da casa souberam administrar a vantagem e conseguiram a vitória sem novos sustos. (Diário do Pará)

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Manifesto de deputados apóia reajuste de Cfem

Trinta e cinco parlamentares da Assembléia Legislativa do Pará (Alepa) assinaram nesta terça-feira (4) um manifesto elaborado pela deputada estadual Bernadete ten Caten (PT) que apóia o aumento da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem) dos atuais 2% sobre a produção líquida para 4% da bruta.
O assunto é alvo do projeto de Lei Federal nº 1.453/2007, de autoria do deputado José Fernando Oliveira (PV-MG). A Assembléia de Minas Gerais já assinou manifesto idêntico.
Os municípios, que sofrem diretamente o impacto ambiental da atividade, reclamam que a arrecadação da Cfem não cresce proporcionalmente ao lucro das mineradoras. A proposta é antiga, mas ganhou força no 8º Seminário Nacional dos Municípios Mineradores, ocorrido nos últimos dias 23 e 24 de agosto, em Belo Horizonte.
Bernadete preside a Comissão Minerária da Alepa, criada em abril deste ano, motivada por um requerimento dela. A comissão vai tratar da elaboração de uma nova política ao setor que traga mudanças além da Cfem, a fim de garantir maior justiça social às populações afetadas pelos danos ambientais e sociais gerados pelos grandes projetos mineradores.
A Assembléia acaba de contratar uma consultoria para a realização de estudo sobre o cenário do setor mineral hoje e embasar a elaboração da nova política.
O trabalho será respaldado pela parceria com o Governo do Estado, através do grupo de trabalho coordenado pelo diretor do Núcleo de Relações Institucionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), o geólogo João Carlos Ribeiro da Cruz.
Dados
Segundo as associações de municípios mineradores de Minas e do Pará, a receita bruta da Companhia Vale do Rio Doce, a maior do Pará, no período de 2000 até 2006 cresceu 516%, saindo de R$ 9 bilhões para R$ 46,7 bilhões. Enquanto o lucro líquido nesse espaço de tempo aumentou 6,29%, gerando o montante de R$ 13,4 bilhões.
No ano 2000, a Cfem total arrecadada no Brasil representava apenas 6,39% do lucro líquido da CVRD, enquanto que em 2006 esse percentual caiu para 3,47% do lucro líquido.
Nos últimos três anos, a fiscalização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) identificou que as mineradoras deixaram de recolher R$ 2,2 bilhões de Cfem em Minas Gerais e mais R$ 600 milhões no Pará. (Enize Vidigal)

Demissão no BB de Canaã foi por apropriação indébita

A propósito do post veiculado em primeira mão neste blog, intitulado “Demissão em massa na agência do BB em Canaã dos Carajás”, e republicado pelo blog “Quinta Emenda”, publico o seguinte comentário postado naquele veículo de comunicação:
“Fonte de responsa do Quinta corrige a informação do Blog do Waldyr: o BB não fechou e nem vai fechar a agência. Mas confirma: foi apropriação indébita, da grossa, que motivou a evacuação dos dejetos que lá furtavam os recursos do banco”.