terça-feira, 11 de setembro de 2007

Independência






Estudantes e entidades desfilam em defesa do meio ambiente
Milhares de estudantes e pessoas integrantes de entidades organizadas desfilaram na manhã da última sexta-feira, 7 de setembro, em Parauapebas, com temas voltados à defesa do meio ambiente.
Sugerido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o tema aguçou a idéia de professores, estudantes e demais participantes do desfile de 7 de setembro, levando para a avenida os mais variados tipos de reclames e sugestões sobre a preservação ambiental no município.
A parada cívica foi aberta oficialmente pelo prefeito Darci Lermen, que esteve no palco acompanhado de secretários municipais, assessores, autoridades de segurança pública e representantes da Cia. Vale do Rio Doce.
Na oportunidade, o gestor municipal destacou a importância do tema no desfile, “Ambiente, cidadania e sustentabilidade: por uma garantia de qualidade de vida”, enfatizando que a defesa do meio ambiente é uma obrigação de todos os seres humanos.
“A partir de reflexões como estas podemos alcançar idéias que mudem nossos hábitos cotidianos, e assim possamos construir uma cultura sustentável, baseada no respeito à natureza, e conseqüentemente às espécies, sobretudo, a espécie humana”, defendeu Darci Lermen.
Antes da palavra das autoridades, os estudantes José de Jesus, da escola Eurides Santana; Ítalo Gabriel Nascimento de Sousa, da escola Carlos Henrique; e Niely Poliane, da escola Eduardo Angelim, foram convidados a fazer o hasteamento dos pavilhões municipal, estadual e nacional.
Desfile
Pela ordem, desfilaram para o público e autoridades pelotões da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, pelotão de porta-bandeiras, fanfarra municipal, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Sorri Parauapebas e Unidade Especializada de Atendimento ao Deficiente Visual.
Em seguida, entraram na avenida as escolas João Prudêncio de Brito, Carlos Henrique, Sandra Maria, Cecília Meireles, Eduardo Angelim, Olga da Silva Sousa, Primavera, Plácido de Castro, Irmã Dulce, Eunice Moreira, Faruk Salmen, Antonio Vilhena, Jean Piaget, Crescendo na Prática, Marluce Massariol de Souza, Paulo Fonteles de Lima e Carlos Drummond de Andrade.
Depois, apresentaram-se Vale Alfabetizar, grupos de escoteiros, Pastoral da Juventude, Clube dos Motoqueiros, Associação de Mototáxi Carajás, Grito dos Excluídos e outros.
Faixas como “A maior riqueza de uma nação é o espírito de luta de seu povo para preservar a natureza”, “É dever de todos proteger nosso maior patrimônio, pois a nação que destrói seu meio ambiente destrói a si mesma”, “Salve a natureza! Pense nisso”, “Adote uma árvore”, “Cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos”, “O ser humano consciente respeita e preserva a natureza”, entre outras, fizeram jus ao tema do desfile de 7 de setembro deste ano.

Nenhum comentário: