quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Juiz eleitoral faz última reunião com candidatos a prefeito

Ronaldo Modesto
Acompanhado do delegado de Polícia Civil Antonio Miranda Neto, o juiz Líbio Araujo Moura, titular da 75ª Zona Eleitoral, com sede em Parauapebas, reuniu-se na manhã de ontem (quarta-feira) com candidatos a prefeito do município e representantes de partidos e coligações para passar os últimos detalhes relacionados à realização da eleição neste domingo (7).

Dos candidatos a prefeito convocados pelo juiz, estiveram na reunião Francisco Alves de Souza (Chico das Cortinas), Antonio José da Silva Filho (Zezinho), José Adelson Fernandes e Rui Hildebrando Alves Santos (Vassourinha). Os candidatos Valmir Mariano Queiroz (Valmir da Integral) e José das Dores Couto (Coutinho) não compareceram à reunião, mas enviaram representantes.

Na explanação do magistrado, ele ratificou aos presentes que o papel da Justiça Eleitoral é proporcionar à população, por meio de leis, uma eleição limpa e tranquila, com o mínimo de problema registrado, de modo que os eleitores possam votar nos candidatos de sua preferência sem nenhum tipo de pressão ou troca de favores.

Para tanto, Líbio Moura garantiu que a comunidade vai contar com o apoio e fiscalização da própria comunidade e das polícias Civil, Militar e do Exército, além do Corpo de Bombeiros, aumentando em 50% o efetivo de segurança pública na cidade.

A autoridade judicial fez questão de lembrar aos candidatos e representantes de partidos e de coligações que a Justiça Eleitoral requisitou à Prefeitura da Parauapebas as instalações do ginásio poliesportivo do Bairro Beira Rio para manter detidas eventuais pessoas que forem flagradas cometendo algum crime eleitoral, como, por exemplo, a prática de boca de urna.

“Sinceramente, gostaria de não levar nenhuma pessoa para aquele ginásio, por acreditar que os senhores já passaram todas as orientações a seus colaboradores, mas, se for preciso deter alguém, vamos fazer cumprir a lei”, enfatizou o juiz eleitoral.

Passando o período de disputa dos votos, para os candidatos chegarem ao poder, Líbio Moura sugeriu que a partir de segunda-feira os concorrentes ao pleito “desarmem os palanques”, reassumam suas atividades normais e ajudem a quem for vitorioso a fazer desta cidade um lugar bom para se viver.

Líbio Moura alertou quanto a observância de que nesta quinta-feira (4) é o último dia para realização de propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa entre as 8 e as 24 horas; último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão; e último dia também para os partidos políticos e coligações indicarem, perante o juiz eleitoral, o nome das pessoas autorizadas a expedir as credenciais dos fiscais e delegados que estarão habilitados a fiscalizar os trabalhos de votação durante o pleito eleitoral.

Alguns dos candidatos participantes da reunião fizeram alguns questionamentos ao juiz, e este fez questão de responder a todas as perguntas, reafirmando que “tudo isso já debatemos juntos ao longo desta campanha, então, só resta que todos cumpram com as normas que regem as eleições municipais deste ano”, sentenciou Líbio Moura.

Nenhum comentário: