terça-feira, 16 de outubro de 2012

Círio de Parauapebas terá cavalgada neste ano

Arquivo BWS
Com programação oficial marcada para o período de 20 a 27 de outubro, o VIII Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Parauapebas contará com cavalgada, a ser composta por fiéis conduzidos por carroças e charretes e montados em bois, sem a participação de pessoas em carros, motos ou bicicletas.

A novidade inserida na programação do Círio de Nazaré deste ano está marcada para acontecer a partir das 8 horas da manhã do próximo sábado, dia 20, saindo da Rua F em direção às rodovias PA 160 e 275, retornando até a Rua 11, no Bairro Cidade, ao lado da Comunidade de São Sebastião. Na noite de sábado, no pátio da Igreja de São Sebastião, acontece show musical com a Banda Vida Reluz.

Dia 21, às 18 horas, será celebrada na Igreja de São Francisco, no Bairro Rio Verde, missa de abertura do VIII Círio de Nossa Senhora de Nazaré, com envio das berlindas que irão conduzir as imagens peregrinas da santa em procissão pelas comunidades parauapebenses.

Para a realização das missas e das procissões diárias nos bairros com as imagens peregrinas de Nossa Senhora de Nazaré, a cidade de Parauapebas foi dividida em seis setores.

SETOR 1
Dia 22, acontecem procissão e missa na comunidade São João Batista, na Vila Palmares II. Dia 23, a procissão e a missa vão ocorrer na comunidade Nossa Senhora de Fátima, Bairro Novo Brasil. Dia 24, na comunidade Imaculada Conceição, Bairro Beira Rio I. Dia 25, a procissão será da comunidade Imaculada Conceição para a São Francisco, com missa no Bairro Rio Verde. Dia 26, procissão sai da São Francisco e vai para Santo Expedito, com missa no Bairro Nova Vida.

SETOR 2
Dia 22, a procissão sai da comunidade de Bom Jesus, no Bairro da Paz, e vai para a Santa Rita, com missa no Bairro Caetanópolis. Dia 23, procissão sai de Santa Rita em direção a São João Batista, com missa no Bairro Jardim América. Dia 24, procissão da comunidade São João Batista para São José, com missa no Bairro Guanabara. Dia 25, procissão da São José para a comunidade de Espírito Santo, com missa no Bairro da Paz. Dia 26, procissão da Espírito Santo para a Bom Jesus, com missa no Bairro da Paz.

SETOR 3
Dia 22, procissão e missa na Vila Cedere I, zona rural de Parauapebas. Dia 23, procissão e missa na Igreja de São Sebastião, Bairro Cidade Nova. Dia 24, procissão da Igreja São Sebastião para a São Raimundo, com missa no Bairro Primavera. Dia 25, procissão de São Sebastião para Nossa Senhora Aparecida, com missa no Bairro União. Dia 26, procissão da Igreja Nossa Senhora Aparecida para a Coração de Jesus e missa no Bairro Rio Verde.

SETOR 4
Dia 22, procissão e missa na Vila Palmares Sul. Dia 23, procissão e missa na Igreja São Pedro, no Bairro Liberdade II. Dia 24, procissão da comunidade São Pedro para a Guadalupe, com missa no Liberdade I. Dia 25, procissão no Bairro dos Minérios e missa ao lado da quadra de esportes. Dia 26, procissão do Bairro dos Minérios para o Bairro Cidade Jardim, com missa na Av. D.

SETOR 5
Dia 22, procissão e missa na Igreja São Judas Tadeu, no Bairro Betânia. Dia 23, procissão da São Judas Tadeu para a São Pedro, com missa no Novo Horizonte. Dia 24, procissão da Igreja São Pedro para a Santa Luzia, com missa no Bairro Altamira. Dia 25, procissão da Santa Luzia para a São Mateus, com missa no Bairro Casas Populares. Dia 26, procissão da Igreja São Mateus para a Santo Antonio, com missa no Bairro Vila Rica.

SETOR 6
Dia 22, procissão e missa na comunidade Nossa Senhora do Rosário, no loteamento Amazonas. Dia 23, procissão e missa na Igreja São Miguel, Bairro Nova Carajás. Dia 24, procissão e missa na comunidade Nossa Senhora de Nazaré, no Parque dos Carajás. Dia 25, procissão e missa na Igreja Santa Luzia, no Bairro Talismã, com participação de fiéis dos bairros Parque das Nações I e II, Panorama e São Luiz. Dia 26, procissão e missa na Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Bela Vista, envolvendo as comunidades de Nossa Senhora das Graças, Santa Clara e São Lucas.

A programação do Círio de Nossa Senhora de Nazaré deste ano em Parauapebas termina no final da tarde do dia 27, com a tradicional romaria, que sai do Bairro da Paz, passa pelos bairros Rio Verde, União e chega ao Bairro Cidade Nova, onde ocorrerá missa ao ar livre, ao lado da Igreja de São Sebastião.

Nenhum comentário: