quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Banda Legionários completa 6 anos

No último domingo (14), a Banda Legionários, com sede em Parauapebas, completou seis anos de estrada. Nestes seis anos, a banda já se apresentou em várias cidades do estado, levando o nome de Parauapebas para outros municípios como Tucuruí, Curionópolis, Xínguara, Tucumã, Marabá e outros.

O que seria apenas um show de homenagem a um grande artista musical do rock nacional tornou-se uma banda de prestígio na região, que vem ganhando fãs e fazendo vários shows.

INÍCIO
Tudo começou quando Deicharles Damascena, em 2006, teve a ideia de fazer um tributo a Renato Russo, vocalista da Legião Urbana. Chamou os músicos e realizou a primeira formação da banda. Aquele primeiro tributo, realizado no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC), era apenas para ser uma única homenagem a Renato Russo, com expectativa de um público de trezentas pessoas, só que compareceram mais de mil. Vendo todo aquele público empolgante no primeiro show do tributo, Deicharles percebeu que em Parauapebas tinha muito mais fãs de rock.

A primeira formação em 2006 tinha Rogério, Rafael, Pablo, Dnyson, André e Cris. Devido à maior parte dos integrantes daquela época ter ido morar fora do município, o grupo não ficou atuando.

No ano seguinte, o produtor Deicharles consegue formar o grupo novamente, mantendo o vocalista Rogério Reis. Então, foi realizado o segundo tributo, onde novamente lotou o CDC. Na formação, estavam Rogério, Romário, Renatinho, Claudinho, Pokemon e Victor.

No ano de 2008, Romário se afasta por um tempo e entram Pepeu, Arilson, Rafael, Edenir e Fábio. Logo depois, Romário retorna e fica fixo. Em meio a muitas polêmicas naquela época, e algumas situações acontecidas, é realizado o terceiro tributo, que conseguiu lotar a casa outra vez.

Seguindo em 2009, a banda passa por uma transformação radical, permanecendo apenas Rogério e Romário, e entrando Neto e Diógenes, formação que permaneceu fixa até o início de 2011. Ainda em 2011, passam pela banda os baixistas Lucas, Marquinho e Joel...

FORMAÇÃO ATUAL
Em 2012, entra Jeferson Douglas, que é o atual baixista. Depois de várias formações, finalmente o grupo se manteve fixo e conseguiu fazer um trabalho com mais dinamismo e confiança. Essa última formação conseguiu uma união e uma integração maior, a qual leva ao público a emoção da verdadeira música que tem que ser ouvida.

Durante estes seis anos de história, com tantas barreiras e dificuldade enfrentadas, o pensamento dos músicos é um só: alegrar e emocionar o público.

Com a boa aceitação do público, a banda tem um diferencial em tocar blues, jazz, flash black, MPB, pop rock nacional e internacional, além das canções próprias.

O vocalista Rogério Reis diz se sentir honrado em estar desde a primeira formação e espera que dure décadas e mais décadas e que Legionários possa ser levada a todo Brasil, e, quem sabe, até fora do país.

Baixista Jeferson Douglas diz que, mesmo sendo o último integrante a chegar, se sente honrado por ser chamado para fazer parte desse projeto que todos estão abraçando e se dedicando para levar o melhor para o público.

Para o fundador da banda, Deicharles Damascena, o grupo é uma segunda família, pois tudo é conversado, discutido e envolvido para o crescimento da banda. “Não tocamos apenas por dinheiro e sim por gosto musical. O dinheiro é apenas um grande incentivo para cobrir os gastos que temos. Comandar uma banda durante seis anos não é tão simples, porque temos a missão de levar o melhor para os amantes da boa música”, define Deicharles, revelando que a banda agora busca gravar seu primeiro DVD. (Deicharles Damascena/Waldyr Silva)

Nenhum comentário: