sábado, 20 de outubro de 2012

Hospital municipal de Parauapebas deve ser inaugurado em dezembro

Ronaldo Modesto
Iniciada há mais de cinco anos, com recursos públicos da ordem de R$ 40 milhões, a construção do prédio do novo hospital municipal de Parauapebas, finalmente, encerra no final deste mês, quando, então, as instalações começam a receber móveis, equipamentos e demais aparelhos hospitalares. A revelação foi feita à reportagem pelo secretário municipal de Saúde, Afonso Mata Vidinha.

Promessa de campanha do atual prefeito Darci José Lermen (PT), a construção do novo hospital teve início por volta de 2007, ainda na primeira gestão do alcaide, com previsão de ser inaugurada dentro de seis meses. De lá para cá, várias datas de inauguração já foram anunciadas, mas a obra nunca foi concluída.

Com nível de média e alta complexidade, a unidade pública de saúde, que vem sendo construída com capacidade de 155 leitos, de acordo com o secretário, será inaugurada no mês de dezembro, quando encerra o mandato do atual prefeito do município.

A princípio, o novo hospital vai começar a funcionar em janeiro por etapas, iniciando com o funcionamento pleno da maternidade, que atende a uma média de quatro mil partos por ano. Em seguida, os outros departamentos do hospital entrarão em funcionamento.

Indagado sobre a atual capacidade funcional do antigo hospital municipal “Teófilo Soares”, com 74 leitos, Afonso Vidinha informou que aquela casa de saúde funciona hoje com a prestação de serviços de cerca de 700 profissionais, a metade do que vai precisar o novo hospital de Parauapebas. Para suprir esta lacuna, é necessário que o governo municipal realize concurso público para contratação de novos servidores.

CAPACITAÇÃO
Com a recente saída da Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Bem Viver da administração do hospital, a Prefeitura de Parauapebas celebrou convênio com a Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa, (Fadesp), com o objetivo de capacitar os servidores do HMP para assumirem a nova casa de saúde pública, a partir de janeiro de 2013.

“A Fadesp é a instituição que vai nos auxiliar a implantar um programa de desenvolvimento e capacitação do pessoal que atua na área de saúde. O foco do programa é fazer com que esses servidores estejam aptos a trabalhar no novo hospital municipal”, detalha o secretário municipal de Saúde.

Nenhum comentário: