quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Prefeitos eleitos na região falam de seus planos de governo

Fotos: Waldyr Silva
Valmir da Integral e Jeová Andrade

Wenderson Chamonzinho

Divino do Posto
Liderados pelo atual prefeito de Curionópolis, Wenderson Chamonzinho (PMDB), que foi reeleito para mais quatro anos de mandato, os prefeitos eleitos no último domingo nos municípios de Parauapebas, Valmir Queiroz Mariano (PSD), conhecido por “Valmir da Integral”; de Canaã dos Carajás, Jeová Gonçalves de Andrade (PMDB); e de Eldorado do Carajás, Divino Alves Campos (PPS), conhecido por “Divino do Posto”, participaram na manhã de terça-feira (9) de uma mesa redonda no programa “Fala cidade”, da Rádio Liderança FM, de Curionópolis, com o comunicador Beto Rodrigues.

WENDERSON CHAMONZINHO
Durante o bate-papo, Chamonzinho afirmou que em seu primeiro mandato, que termina em dezembro, o lema era “Governo do trabalho” e que esse lema será mantido também no segundo mandato. O prefeito reeleito afirmou que dará prioridade à Vila de Serra Pelada com obras e implantação de serviços que certamente provocarão um grande avanço na qualidade de vida dos moradores daquela região.

Chamonzinho anunciou que pretende marcar uma reunião com o presidente da mineradora Vale, com a participação dos prefeitos eleitos de Parauapebas, Canaã dos Carajás e Eldorado do Carajás, além dele, para propor à empresa uma parceria no sentido de criar um Centro Universitário, com faculdades e escolas técnicas para formação profissional de jovens da região.

Segundo o prefeito reeleito, não faz sentido que os postos de trabalho ofertados pelas empresas que se instalam na região sejam preenchidos por pessoas de fora, em virtude da baixa qualificação profissional que hoje se apresenta nos municípios detentores de min.

“Precisamos unir nossas forças, independentemente do partido a que pertencemos, para que esse pólo educacional seja criado em parceria com a Vale e mantido financeiramente pelas quatro prefeituras”, defendeu Chamonzinho.

VALMIR DA INTEGRAL
O prefeito eleito de Parauapebas afirmou que, tão logo assuma o governo, dará prioridade a tudo que esteja em desarmonia no município e traçará um planejamento a médio e longo prazo, buscando priorizar as áreas de educação, trânsito, água e saúde.

Valmir da Integral admitiu que administrar um município como Parauapebas, que tem crescimento acima da média brasileira, é um grande desafio para os gestores, mas o desafio será enfrentado por ele, com apoio dos munícipes, possibilitando bem-estar para toda a população que escolheu a cidade para morar e produzir.

Durante a mesa redonda, Valmir da Integral lembrou que a campanha acabou e que agora era hora de políticos, empresários e a população colaborar para que a cidade de Parauapebas seja bem desenvolvida.

DIVINO DO POSTO
Considerando Eldorado como um “primo pobre” dos municípios vizinhos, Divino do Posto, por sua vez, afirmou que pretende dar prioridade à criação da Comarca de Eldorado do Carajás, pois, sem este órgão, a população e órgãos públicos ficam obrigados a resolver as demandas judiciais do município em Parauapebas e Curionópolis.

O prefeito eleito de Eldorado do Carajás prometeu envidar esforços para levar ao município agências bancárias e outros serviços essenciais, serviços estes que o povo de Eldorado busca também em Parauapebas e Curionópolis. Emergencialmente, o prefeito eleito disse que criará uma patrulha mecânica para resolver as principais demandas e que fará um planejamento para longo prazo para o município.

JEOVÁ ANDRADE
Por último, o prefeito eleito de Canaã dos Carajás anunciou que nos 100 primeiros dias de seu governo o objetivo é tirar o município do vermelho. Segundo Jeová Andrade, Canaã apresenta hoje uma inadimplência de aproximadamente 25 milhões de reais e não se pode governar com credores a todo o momento na prefeitura cobrando do prefeito. Além disso, o município está inadimplente com os impostos federais e isso o impede de captar recursos a nível federal para a implantação dos projetos.

Jeová afirmou ainda que priorizará as reformas dos prédios públicos, já que os mesmos se encontram em situação de miséria, e que planejará Canaã para daqui a 20 anos.

Nenhum comentário: