sábado, 6 de outubro de 2012

Noventa mil eleitores devem votar neste domingo em Parauapebas

Waldyr Silva
Dos 111.921 eleitores aptos a votar nestas eleições em Parauapebas, cerca de 90 mil devem comparecer às urnas neste domingo (7) para exercer seu direito de cidadania, cravando o voto em seus candidatos de preferência para prefeito vereador. A previsão deste número de votantes leva em consideração a possibilidade de haver cerca de 20% de abstenção de eleitores no município.

De acordo com Rafael Xavier Arruda (foto), chefe do Cartório Eleitoral da 75ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Canaã dos Carajás e Parauapebas, depois de exaustivos trabalhos dos serventuários da Justiça Eleitoral nos últimos dias, tudo está pronto para que os milhares de eleitores possam votar neste domingo com segurança e tranquilidade em seus candidatos preferidos.

Rafael Arruda assegura que a Justiça Eleitoral, com apoio dos órgãos de segurança pública (polícias Civil, Militar e Exército), vai fazer com que o pleito de amanhã seja realizado com o mínimo de anormalidade, possibilitando aos eleitores uma eleição limpa e sem problemas.

O chefe de cartório garante que os serventuários do Cartório Eleitoral, com apoio dos órgãos de segurança pública, vão ficar em alerta com relação a flagrante de eventual crime eleitoral, levando as possíveis pessoas detidas para as instalações do ginásio poliesportivo do Bairro Beira Rio.

Como geralmente ocorre na calada da madrugada, em todas as eleições, a distribuição de santinhos no chão nas proximidades dos locais de votação, Rafael Arruda informa que a Justiça Eleitoral vai estar atenta a este tipo ilegal de propaganda política, fazendo a detenção das pessoas que forem flagradas praticando este tipo de crime.

A partir do início da tarde deste sábado (6), as 424 urnas eletrônicas serão transportadas do Fórum de Justiça para suas respectivas seções, inclusive na zona rural, onde passarão a noite, sob vigilância, e pela manhã serão disponibilizadas para a votação dos eleitores.

Segundo ainda Rafael Arruda, será montada neste domingo uma estrutura básica na frente do Cartório Eleitoral, na Rua C, Bairro Cidade Nova, dotada de cobertura de lona e telão, para que a imprensa, os candidatos e a comunidade possa acompanhar o desfecho da apuração dos votos contidos nas urnas.

A previsão é que por volta das 20 horas de domingo o juiz eleitoral Líbio Araujo Moura possa anunciar, oficialmente, o resultado das eleições, informando o nome dos prefeitos e dos vereadores eleitos para assumir a administração dos municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás nos próximos quatro anos.

Nenhum comentário: