quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Idosos tentam sensibilizar operadores de transporte

Inicia hoje (18), e vai até sábado (20), em Parauapebas, uma programação alusiva ao Dia Internacional do Idoso, que transcorreu no dia 1º de outubro. O evento consta de atividades destinadas às pessoas idosas do município, com momento de sensibilização acerca dos direitos dos idosos.

As pessoas da terceira idade prometem enfatizar o direito à gratuidade nos transportes públicos, com entrega de adesivos para motoristas de vans e de ônibus e distribuição de cópias do Estatuto do Idoso. Organizadores do evento esperam reunir idosos atendidos pelos programas da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

A campanha tem como objetivo sensibilizar os vanzeiros a respeitar o Estatuto do Idoso e cumprir o que manda a lei, que é transportar livremente os idosos nos veículos que exploram o transporte público de passageiros.

O direito à gratuidade nos transportes é legalizado pelo Estatuto do Idoso, porém, não acontece da maneira devida em sua prática, uma vez que várias são as reclamações acerca do tipo de tratamento recebido, onde muitos são obrigados a pagar passagem, às vezes sem conseguir adentrar nos veículos. Diante do exposto, se faz necessário sensibilizar a população acerca deste grupo, que cresce a cada dia e merece respeito.

Os idosos de Parauapebas que se sentirem coagidos com o transporte alternativo ou demais situações podem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) espalhados pelos bairros da cidade ou o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), localizado na Rua 15 nº 85, Bairro Cidade Nova, telefone 3346-3235...

O Dia Internacional do Idoso foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é comemorado no dia 1º de outubro, com o propósito de sensibilizar mundialmente a sociedade para as questões do envelhecimento.

No Brasil, a data é marcada pela conquista do Estatuto do Idoso, instituído em 2003, documento que regulamenta os direitos da pessoa idosa com objetivo de fortalecer esta crescente parcela da população, garantindo o seu pleno exercício da cidadania.

PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira (18), às 10 horas: sensibilização nos pontos de paradas dos transportes públicos (paradas de vans e rodoviária), com a entrega de adesivos e cópias do Estatuto do Idoso.

Sexta-feira (19), às 8 horas: culto ecumênico em homenagem ao idoso Dioclésio Silva (in memoriam) no Cras Rio Verde, na Rua 10 de Maio, s/nº (próximo da Sorri Parauapebas); às 12 horas: almoço especial no Cras Rio Verde.

Sábado (20), das 14 às 16 horas: tarde alegre no Aconchego do Idoso, com alunos do curso de Cuidador de Idoso do Pronatec/Senac; às 20 horas: encerramento das programações, com o Baile da Saudade, em parceria com voluntários da Vale e apresentação do curta-metragem “Uma viagem inesquecível dos idosos de Parauapebas à Ilha do Amor” em São Luis (MA). Local: Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC). (Deicharles Damascena/Waldyr Silva)

Nenhum comentário: