quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Coluna Linha Cruzada (11/10)

A atual composição da Câmara Municipal de Parauapebas, cujo período legislativo encerra em 31 de dezembro, conta com 11 vereadores. Destes, sete tentaram a reeleição, mas apenas três deles conseguiram ficar no cargo: Israel Miquinha e Euzébio Rodrigues, ambos do PT; e Odilon Rocha, do PMDB.
A partir de 1º de janeiro, o Legislativo de Parauapebas vai contar com 15 vereadores.
Entre os eleitos, há apenas duas mulheres: Eliene Soares Sousa da Silva, do PT, e Luzinete Rosa Batista, do PV.
Os demais vereadores eleitos são Devanir Martins (PP) e João do Feijão (PP), que já foram vereadores e agora retonam à Câmara; Bruno Soares (PP), José Arenes (PT), Maridé Gomes da Silva (PSC), Ivanildo Braz Silva Simplício (PDT), José Francisco Amaral Pavão (PTB), Antonio Chaves de Souza, conhecido por “Major da Mactra” (PSDB); Josineto Feitosa de Oliveira (PSDC) e Moacir Agnelo Charles Segundo (PSD), conhecido por “Dr. Charles”.
Dos 15 vereadores eleitos, a maior bancada será do PT, que elegeu quatro candidatos; o PP vem em seguida, com três, e as demais siglas, PMDB, PSC, PDT, PTB, PSDB, PV, PSDC e PSD, elegeram um parlamentar cada.
Com este quadro, o prefeito eleito Valmir da Integral, do PSD, deve enfrentar dificuldades para garantir apoio na Câmara, pois somente cinco integram a coligação “Mãos que trabalham”, liderada pelo novo gestor: Pavão, Major da Mactra, Luzinete Batista, Josineto Oliveira e Moacir Charles.
O nome mais novo e surpreendente no grupo dos novos vereadores é de Luzinete Rosa Batista, conhecida por “Irmã Luzinete”, que pouco se ouvia falar e conseguiu conquistar o tão cobiçado posto.
Irmã Luzinete, apesar de ter registrado candidatura na coligação de Valmir, virou dissidente e apoiou Coutinho.
A eleição de José Pavão causou certa surpresa no meio político, por ele ter derrotado o colega de partido Antonio Massud, atual vereador, que era a grande estrela do PTB, e muitos achavam que Pavão ia fazer escada para o mesmo.
Em todas as pesquisas, o nome de Massud aparecia entre os prováveis eleitos, ficando Pavão sempre em segundo lugar.
Na apuração dos votos, o nome de Massud apareceu poucas vezes e acabou sendo engolido por Pavão, que se tornou o grande eleito.
“Major da Mactra” era outro nome que muitos apostavam, pois na eleição passada ele obteve votação expressiva, e nesta campanha fez um trabalho direto com eleitores e amigos.
Com a saída de Faisal da disputa pelo PSDB, Major da Mactra passou a ser o grande nome que agora ganha cadeira.
Professor Josineto é um nome que não estava muito cotado na “bolsa de apostas” e sua eleição é vista com certa surpresa.
Josineto já havia enfrentado outras eleições e sempre trabalhou no sentido de conquistar este espaço.
Dr. Charles, o nome eleito pelo PSD, vai assumir o cargo de vereador com a incumbência de ser o líder do prefeito na Câmara, pois é o único representante direto do partido do prefeito eleito.
Moacir Charles foi candidato a vereador na eleição passada pelo PT, e, segundo se afirma, seu desejo é ser secretário de Saúde. Ainda nos tempos de PT, Charles teve pequena participação naquele setor, de onde saiu contrariado pelo modo como o mesmo funcionava. /// Por hoje é só.

Nenhum comentário: