terça-feira, 23 de outubro de 2012

Motoristas de táxi-lotação fazem carreata nas ruas da cidade

Fotos: Ronaldo Modesto

Com o objetivo de sensibilizar a população da cidade e chamar a atenção de autoridades, dezenas de motoristas de táxi-lotação saíram em carreata na manhã do último domingo (21) pelas principais ruas de Parauapebas para mostrar a frota de veículos que começa a explorar os serviços de transporte de passageiros por meio de táxi-lotação, a exemplo do que já vem ocorrendo em outras cidades, entre estas, Marabá.

Em declarações prestadas à reportagem, Francisco das Chagas Batista Morais, presidente da Cooperativa de Táxi-Lotação de Parauapebas (Cooptalp), explica que a categoria hoje já congrega cerca de 50 táxis que operam o serviço de transporte de passageiro no sistema lotação nas paradas de ônibus e de vans, ao preço de R$ 3,00 por pessoa, enquanto a passagem de van custa a metade deste valor, ou seja, R$ 1,50.

Indagado se a modalidade de serviço já se encontra devidamente regulamentada junto aos órgãos públicos competentes do município, o presidente da Cooptalp respondeu que a entidade, sim, mas a concessão do serviço de táxi-lotação ainda não, porém, o transporte de passageiro já vem sendo feito há alguns meses, até que a Prefeitura e Câmara regulamentem o serviço.

“Nossa carreata tem o objetivo de pedir apoio tanto da população quanto dos governantes da cidade, para que nossa atividade seja regularizada o mais rápido possível no município de Parauapebas, já que estamos tendo uma boa receptividade por parte dos usuários do transporte de passageiros”, destaca Francisco Morais.

Reconhecendo que os veículos ainda não podem ser caracterizados como transporte de passageiros por meio de táxi-lotação, até porque o serviço ainda não se encontra legalizado, o presidente da cooperativa esclarece que, por enquanto, os táxis são identificados apenas por número de ordem e a logomarca da Cooperativa de Táxi-Lotação de Parauapebas.

Perguntado se os motoristas que aderiram a esta nova atividade econômica no município têm enfrentado algum tipo de represália por integrantes de segmentos similares como vanzeiros, que exploram os serviços de transporte de passageiros, Francisco Morais respondeu que sim, por entender que o novo serviço envolve a economia da cidade, “mas confrontos mesmos, graças a Deus que não, e a gente espera que isto nunca ocorra”.

A carreata partiu do Bairro Cidade Jardim, nas proximidades do shopping center, passando nos bairros dos Minérios, Casas Populares I e II, Vila Rica, Altamira, Betânia, Novo Horizonte, Cidade Nova, Rio Verde e Bairro da Paz, com retorno para o local de origem do movimento.

Segundo Francisco Morais, a Cooptalp está devidamente legalizada junto aos órgãos públicos, com sede localizada na Rua Princesa Isabel nº 421, fones 3346-1311 e 0800 095 1311, Bairro Liberdade, Parauapebas.

Nenhum comentário: