sábado, 11 de dezembro de 2010

Membros de sindicato denunciam irregularidade em eleição

Fotos: Ronaldo Modesto

Francisco Matias


Francisco de Assis

Alguns associados do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Parauapebas se reuniram na manhã desta sexta-feira (10) na Praça Mahatma Gandhi, Bairro Cidade Nova, para protestar quanto aos critérios adotados pelo atual presidente do sindicato, Francisco de Assis Pereira de Souza, que estaria concorrendo à reeleição na entidade pela terceira vez, cujo processo eleitoral estaria eivado de irregularidades.

A eleição está marcada para ser realizada neste domingo (12), com urnas espalhadas na sede da entidade, que se localizada no Bairro Rio Verde; e vilas Palmares II e Rio Branco, zona rural do município.

Insatisfeitos com a reeleição de Francisco de Assis, sindicalistas procuraram o Ministério Público Estadual em Parauapebas para denunciar que o presidente do sindicato não publicou em veículo de comunicação edital convocando os demais associados para concorrer e participar do pleito, e por isto estaria concorrendo sozinho à reeleição, sem nenhuma chapa concorrente registrada.

Francisco Matias de Souza, membro do sindicato, entregou à reportagem do CT cópia de representação do MPE, assinada pelo promotor público Manoel Adilton Peres de Oliveira, com data de 09/12, na qual a autoridade jurídica centifica Francisco de Assis de que, uma vez detectada qualquer ilegalidade ou irregularidade no processo eleitoral, “este órgão ministerial adotará de imediato as providências necessárias à promoção da nulidade do sufrágio supostamente viciado”.

O promotor Manoel Adilton solicita no ofício (553/2010-2ª PJP-MP) entregue a Francisco de Assis Souza que este apresente ao Ministério Público o regimento eleitoral e a prestação de contas da gestão atual, no prazo de 10 dias, contados a partir deste dia 10 de dezembro, data em que o presidente do sindicato recebeu o documento.

Além de entregar cópia do documento do MP encaminhado ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Francisco Matias exibiu à reportagem um abaixo-assinado subscrito por membros da entidade que estariam denunciando irregularidades no pleito eleitoral.

ASSIS CONTESTA
Procurado pelo CORREIO DO TOCANTINS, o presidente Francisco de Assis contesta as acusações, sustentando que o pleito no qual ele concorre em chapa única à reeleição da presidência do sindicato transcorre dentro da legalidade.

Francisco de Assis garantiu que o edital de convocação para eleição da nova diretoria do sindicato, marcada para este domingo (12), foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado do dia 27 de outubro deste ano, em Belém, e também na edição de 22 a 28 de outubro do corrente no Jornal Hoje, de Parauapebas.

O sindicalista fez questão de ser fotografado exibindo exemplar do Diário Oficial onde o edital foi publicado. Ele explica que não há nenhuma cláusula no estatuto do sindicato proibindo reeleição do presidente.

Com relação ao ofício do Ministério Público, solicitando prestação de contas, o presidente do sindicato respondeu que toda prestação de contas da entidade é feita com transparência por contadores que prestam serviços contábeis na cidade. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva, Correio do Tocantins)

Nenhum comentário: