quinta-feira, 23 de setembro de 2010

TSE prorroga prazo para emissão de 2ª via de título para dia 30

Fotos: Waldyr Silva

Juiz Everaldo Pantoja






Os eleitores que ainda não pediram a segunda via do título para votar nestas eleições têm até o dia 30 de setembro para fazer o pedido para a Justiça Eleitoral. A prorrogação do prazo foi decidida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O prazo anterior terminava nesta quinta-feira (23), mas os próprios tribunais regionais eleitorais entenderam que a prorrogação seria melhor tanto para a Justiça Eleitoral quanto para os eleitores, que acabam deixando tudo para última hora.
Em Parauapebas, o juiz Everaldo Pantoja e Silva, titular da 1ª Vara Cível e da 75ª Zona Eleitoral (que engloba os municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás), explica que a movimentação pela procura da segunda via no Cartório Eleitoral está sendo considerada normal.
Segundo o magistrado, o colégio eleitoral apto a votar nestas eleições chega a mais de 92 mil nos dois municípios que integram a 75ª Zona Eleitoral.
Durante esta semana, os servidores do Cartório Eleitoral estão verificando o funcionamento e lacrando as 383 urnas eletrônicas que vão ser usadas nestas eleições em Parauapebas e Canaã dos Carajás.
Indagado se este ano a Justiça Eleitoral vai solicitar força federal para garantir segurança ao pleito, Everaldo Pantoja disse acreditar que não haja problemas no dia da eleição. “Mesmo assim, vamos pedir apoio de homens do Exército Brasileiro para ficar de prontidão nas proximidades dos locais de votação”.
Com relação à preparação dos mesários que vão trabalhar nas seções eleitorais, o juiz informou que eles continuam recebendo treinamentos do pessoal do Cartório Eleitoral em dias e locais diferentes.
Sobre os procedimentos a serem observados no dia da eleição, o magistrado destacou que o eleitor e o candidato devem entender que não é permitida nenhuma propaganda eleitoral. Lembrou que na hora de votar o eleitor deve apresentar o título eleitoral acompanhado de documento oficial com foto, como, por exemplo, carteira de identidade, carteira de trabalho e passaporte.
Dr. Everaldo Pantoja adverte que não é permito também ao eleitor ou candidato votar usando boné, camiseta ou portar objeto que identifique candidato de sua preferência. Por lado, o eleitor pode conduzir santinho ou outro papel com os números dos candidatos anotados para auxiliar na hora da votação na urna.
Perguntado sobre eventual pendência de processo de alguns candidatos que pediram registro de candidatura, o juiz revelou que alguns desses processos se encontram sub judice na justiça eleitoral, mas os candidatos poderão participar do pleito, até decisão que transite em julgado.
Há três semanas, a justiça eleitoral retirou do meio da rua de Parauapebas vários cartazes e placas de candidatos acusados de abusar da propaganda eleitoral. A autoridade eleitoral garantiu que até o dia 3 de outubro vai ficar atentos na observância desse crime eleitoral, lembrando que a propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão encerra no próximo dia 30 de setembro, dois dias antes da eleição.
Como em anos anteriores, a eleição terá início às 8 horas da manhã e encerramento às 17 horas do dia 3 de outubro. “É importante que o eleitor não deixe para votar na última hora”, alerta Everaldo Pantoja, com expectativa de que o resultado das eleições seja divulgado até três horas após o pleito.
“A 75ª Zona Eleitoral está se empenhando para viabilizar que no dia 3 de outubro o cidadão exerça seu direito de voto, levando seus documentos à seção de votação e obedecendo às regras do processo eleitoral”, finaliza. Matéria veiculada na edição desta quinta-feira (23) do Jornal Correio do Tocantins

Nenhum comentário: