Atingida pelas fortes chuvas, a cidade de Parauapebas vem contando com a parceria e solidariedade da população para levar um pouco mais de esperança e alegria às 220 famílias desabrigadas.
A Rede de Voluntários Vale também abraçou a causa e está contribuindo com as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Paraupebas, Defesa Civil, Grupo de Escoteiros Mata Verde, empresas e instituições locais.
Incansáveis quando o assunto é ser solidário, os Voluntários Vale estão realizando diversas ações para amenizar os danos causados pelas chuvas desde fevereiro, quando o município começou a ser afetado. "Este ano até o nosso carnaval foi diferente. No lugar da folia, vestimos a camisa da solidariedade para contribuir com as famílias que estão nessa situação. Nosso trabalho continuará até que todos os desabrigados retornem às suas casas em segurança", diz Francildo Fontenele, coordenador da Rede de Voluntários Vale Sudeste do Pará.
São cerca de 1.300 voluntários que se revezam em ações de arrecadação, seleção e doação de itens, como cestas básicas, colchões, roupas, agasalhos, eletrodomésticos e brinquedos, que estão beneficiando os desabrigados. E a campanha de solidariedade não é feita apenas junto à comunidade, a Rede de Voluntários instalou postos de coleta nas instalações industriais da Vale (minas de minério de ferro e Usina), em Carajás, estimulando os empregados da mineradora a se engajar na ação.
Os voluntários também mobilizaram junto à Vale recursos, como caminhões e equipamentos para auxiliar no trabalho de desobstrução da PA-275, entre os municípios de Parauapebas e Curionópolis (a estrada teve quatro trechos rompidos por causa da força das chuvas); uma voadeira, que está facilitando o acesso às áreas alagadas e o resgate das famílias; além do apoio de guardas florestais. "O reforço que recebemos da Rede de Voluntários Vale foi fundamental para o desenvolvimento das ações em Parauapebas. O interessante é que quando fazemos um trabalho voluntário nos dedicamos de coração para obtermos sucesso e esse é um diferencial da Rede, que vem se dedicando diariamente", ressalta Deusimar Branco, coordenador da Defesa Civil em Parauapebas.
Serviço – Os interessados em contribuir com a Rede de Voluntários Vale podem fazer doação no Docenorte Esporte Clube, em Carajás, ou falar com Francildo Fontenele pelo telefone (94) 8803-0785. Mais informações no site http://www.voluntariosvale.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário