quinta-feira, 5 de março de 2009

IPVA com desconto para placas 03 a 33 termina dia 9

A Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa) informa que o vencimento do IPVA Cidadão, uma política pública que garante descontos no Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), encerra na próxima segunda-feira (9), para os finais de placa 03 a 33, embora o vencimento do licenciamento anual para estas placas, junto ao Detran, seja somente no dia 8 de maio.

Só com o pagamento integral do imposto dois meses antes do prazo final do licenciamento, o proprietário de veículo vai garantir os benefícios do IPVA Cidadão, que dá desconto para quem não tem multas de trânsito.

Os descontos são de 15% do valor do imposto, para quem está há dois anos sem multa de trânsito; 10% para quem não recebeu multas em 2007 e 5% de desconto nas demais situações. O desconto não é cumulativo.

O proprietário de veículo tem, ainda, a opção de antecipar o pagamento do IPVA em três parcelas, sem desconto.

A tabela do IPVA 2009 está disponível no site da Sefa, onde o proprietário pode consultar os prazos, valores do IPVA e emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), acessando o Portal de Serviços no endereço www.sefa.pa.gov.br.

São 11.861 marcas/modelos, incluindo veículos rodoviários, embarcações e aeronaves. Foi elaborada com base em pesquisa especializada da Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (Fipe) para cotação dos valores de veículos automotores rodoviários usados, com base nos valores praticados no mercado para fins de apuração do imposto.

On-line
Para consultar os valores do IPVA, acesse o site da Sefa (www.sefa.pa.gov.br) em Orientações ao Contribuinte. Para recolher o imposto integralmente na data de licenciamento do veículo, basta aguardar o boleto bancário emitido pelo Departamento de Trânsito (Detran) e enviado pelos Correios, ou imprimi-lo no site do Detran (www.detran.pa.gov.br).

“Para quem tem dinheiro disponível, a melhor opção é pagar o IPVA à vista, em cota única, e aproveitar os descontos do IPVA Cidadão. Os proprietários de veículos devem atentar para o fato de que o atraso na data do pagamento do IPVA gera multa 50%, além de juros de mora e correção monetária”, informa o secretário da Fazenda, José Raimundo Barreto Trindade.

Parcelamento
O contribuinte que tem débitos vencidos até 2008 pode parcelar o valor do IPVA em até 8 parcelas. Esse limite poderá ser estendido até o máximo de 36 parcelas, após análise econômico-financeira e a critério do titular da Secretaria.

O parcelamento pode ser feito pela internet, no Portal de Serviços da Sefa, na opção Parcelamento de IPVA. Para maiores informações acesse o site da Sefa ou o serviço de atendimento (Call Center 3366-8000).

As alíquotas do IPVA no Pará são 2,5% para automóveis, caminhonetes e embarcações recreativas e esportivas, inclusive jet-ski e aeronaves não destinadas a atividade comercial; 1% para ônibus, caminhões, motocicleta e similares; e 0,5% aeronaves e embarcações. (Ana Márcia Pantoja – Sefa)

Um comentário:

www.ribamarribeirojunior.blogspot.com disse...

Trabalho Escravo: Justiça condena Zucatelli
A Justiça Federal condenou o empresário Reinaldo Zucatelli a 06 (seis) anos de cadeia.

O juiz federal Carlos Henrique Borlido Haddad, da Subseção de Marabá, sul do Pará, concluiu nesta quarta-feira o julgamento de 32 processos referentes a trabalho escravo. Em 26 deles, as sentenças proferidas pelo magistrado condenaram 28 réus. Desse total de 26 processos, em seis deles os réus foram absolvidos da acusação de reduzir trabalhadores à condição análoga à de escravo, mas acabaram condenados por outras infrações.

Ao julgar o processo nº 2007.1164-1, a justiça condenou o ex-vice prefeito de Marabá, o empresário Reinaldo Zucatelli pela prática de Trabalho Escravo.

Para ver mais acesse:http://www.pa.trf1.gov.br/noticias/ver.php?id=727

Porque Foi condenado?

FAZENDA SOL NASCENTE: Em Marabá (PA), pertence a Reinaldo Zucatelli e teve 71 trabalhadores libertados. Diz o relatóriodo Grupo Móvel do Ministério do Trabalho: "Banheiros e sanitários não existem, igualando homens a animais que fazem a céu aberto suas necessidades fisiológicas".