Pesquisa CNI/Ibope divulgada na sexta-feira (20) mostra que a aprovação da população ao presidente Lula continua em patamares elevados, embora tenha sofrido um recuo em relação ao último levantamento, feito em dezembro de 2008.
De uma maneira geral, os números apresentados pela CNI mostram um retorno aos patamares atingidos pelo presidente e seu governo em setembro do ano passado. A aprovação do desempenho de Lula era de 80% em setembro, subiu para 84% e dezembro e retornou para 78% agora, sendo a margem de erro de dois pontos percentuais. Em relação à avaliação do governo, ocorreu movimento similar.
Em setembro de 2007, 69% da população consideravam o governo federal ótimo ou bom, índice que subiu para 73% em dezembro e recuou agora para 64%. Já os índices de "péssimo e ruim" registraram a seguinte seqüência: 8% (setembro), 6% (dezembro) e 10% (março). Ou seja, a principal migração, nesse período, ocorreu de "bom e ótimo" para "regular". Por fim, o índice de confiança no presidente seguiu a tendência de retorno ao patamar de setembro de 2007. Era de 73% na ocasião e está hoje em 74%.
No intervalo das duas pesquisas, em dezembro, Lula chegou a ter 80% de confiança. Igualmente se manteve elevada, e quase sem alteração, a nota média atribuída pelos entrevistados ao governo: 7,4 em setembro, 7,8 em dezembro e de novo 7,4 agora.
A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 15 de março, com 2.002 entrevistas em 144 municípios. Os dados divulgados pela CNI não informam a porcentagem de entrevistados por região do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário