sexta-feira, 18 de maio de 2007

Vale implanta novo sistema de tratamento de esgoto em Carajás

Tanques no novo sistema da ETE

A área industrial das minas de ferro de Carajás conta agora com uma moderna Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Substituindo as lagoas a céu aberto (sistema já considerado antiquado) pela nova ETE, a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) dá mais uma demonstração de seu compromisso com a responsabilidade ambiental, pois o novo sistema oferece inúmeras vantagens, dentre as quais a redução de áreas destinadas ao tratamento de efluentes, que passam a ser acondicionados em tanques hermeticamente fechados, eliminando odores e devolvendo ao meio ambiente água tratada de forma ambientalmente correta.
Segundo Bruno Falci, gerente de Engenharia da empresa, Carajás é a primeira unidade da CVRD a implantar o chamado sistema Biológico de Lodo Ativado, onde bactérias atuam na decomposição dos materiais provenientes de banheiros e refeitórios (exceto gordura) e produzem o lodo, um subproduto que pode ser utilizado como adubo no caso de reflorestamento. Na substituição da antiga unidade, que compreendia uma área de 5 mil m2, foram utilizados apenas 400 m2, uma redução de mais de mil por cento de área utilizada.
A nova estação também possui ampla capacidade de tratamento equivalendo a um público de 5 mil pessoas com uma vazão de 7,86 m3 por hora.
O Núcleo Urbano de Carajás também contará com a nova tecnologia. A meta é substituir, até o fim do mês de maio, suas três lagoas a céu aberto. A estação será suficiente para tratar 15,7 m3 de esgoto por hora, quantidade gerada por 10 mil pessoas. Já a área de degradação será reduzida de 6 mil m2 para 200 m2.
Euler Ronny dos Santos, gerente de Serviços e Administração de Núcleos da Vale, avalia que ao optar pela substituição de um sistema convencional por outro de alta tecnologia a CVRD demonstra seu compromisso com a qualidade, eficiência e, sobretudo, com o meio ambiente.
Palestra
Esta semana, Ângelo Monteiro de Barros, vice-presidente da Fundação Bio-Rio (ligada à Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ) e responsável pela implantação do novo sistema, fez uma palestra de apresentação da nova ETE a empregados da CVRD, que contou com a presença do secretário de Obras de Parauapebas, Flávio Soares, e do chefe de gabinete da prefeitura, João Fontana.
“Aceitar o convite da Vale foi uma boa oportunidade para conhecer novas tecnologias, principalmente quando buscamos melhorar a qualidade de vida da comunidade de Parauapebas”, avaliou o secretário de Obras.

Um comentário:

Anônimo disse...

gostaria de saber qual o tipo de esgoto tratado se é domestico ou da industria ? e tambem o fazem com o lodo gerado ? espero a resposta o mais rapido possivel