domingo, 13 de maio de 2007

Líder petista entra com representação contra Clodovil

O líder do PT na Câmara, deputado federal Luiz Sérgio (RJ), protocolou na última sexta-feira (11), na Presidência da Casa, representação contra o deputado Clodovil Hernandes (PTC-SP), que agrediu verbalmente a deputada Cida Diogo (PT-RJ), em plenário. Na representação, o líder petista solicita que o documento seja encaminhado à Corregedoria da Câmara e ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, para que sejam adotadas as providências legais e regimentais pertinentes "à relevância do caso".
Luiz Sérgio relata dois episódios em que o deputado Clodovil faz comentários "jocosos e estereotipados a respeito das mulheres". Da primeira vez, em abril passado, Clodovil afirmou que as mulheres estão ficando cada vez mais vulgares e que hoje em dia trabalham deitadas e descansam em pé.
Nessa semana, ele agrediu a deputada Cida Digo, porque a petista estava colhendo assinaturas para apresentação "de uma legítima moção parlamentar" contra as atitudes dele.
Sindicância
No documento, o líder Luiz Sérgio solicita que a presidência determine à Corregedoria da Câmara a abertura de sindicância para apurar os fatos e propor as medidas disciplinares pertinentes.
Pede ainda que sejam anexadas à representação as imagens e gravações das entrevistas concedidas pelo deputado Clodovil sobre o primeiro episódio, tanto a afirmação de que mulheres estavam ficando ordinárias, como o pronunciamento em plenário, no dia 24 de abril, quando tentou explicar sua "odiosa fala", e discutiu com a deputada Cida Diogo. O líder pediu também cópias das entrevistas desta semana, depois que Clodovil agrediu novamente a petista.
Na avaliação do líder do PT, o deputado Clodovil tem sido "extremamente preconceituoso, sexista e homofóbico" no exercício do seu mandato parlamentar, além de fazer ofensas "misóginas" contra as mulheres brasileiras.
"E assim agindo, o deputado Clodovil desrespeitou de forma veemente a Constituição Federal, o Código de Ética e o Regimento da Câmara, incorrendo, sem prejuízo da responsabilização pela prática de crime, em quebra de decoro", afirma Luiz Sérgio, na representação.
O líder petista argumenta ainda, no documento, que é dever cívico de todos cidadãos do país respeitar as leis e se conduzir nas suas relações interpessoais com dignidade e respeito ao outro. "No caso do parlamentar, eleito pelo povo para representá-lo, tal comportamento é muito mais do que um dever. A violação da lei pelo deputado, atinge a própria essência do Poder que o mesmo representa".
Leia a íntegra da representação na página da Agência Informes: www.informes.org.br . Na última quinta-feira a Mesa Diretora já havia recebido documento, assinado pela deputada Cida Diogo e por mais 99 parlamentares de vários partidos, pedindo a aplicação das medidas cabíveis ao deputado Clodovil.
A deputada Cida Diogo afirmou que deverá também entrar na justiça comum, com ação por danos morais, contra o deputado Clodovil.

Nenhum comentário: