segunda-feira, 14 de maio de 2007

Darci Lermen pede infra-estrutura para região na plenária do PTP






O prefeito de Parauapebas, Darci José Lermen (PT), sugeriu na plenária do Planejamento Territorial Participativo (PTP), no último sábado (12), em Marabá, a imediata conservação da rodovia PA-150 nas regiões sul e sudeste do Pará.
Darci Lermen pediu ainda a execução de políticas públicas urgentes para combater a violência desenfreada na região, dotando as polícias Militar e Civil com infra-estruturas como viaturas, armamentos e pessoal qualificado.
O gestor parauapebense apresentou também reivindicações sobre a melhoria da educação de ensino médio e universitário, conservando escolas, construindo outras e abrindo novos cursos superiores para as regiões.
Outro tema levantado por Darci Lermen foi a exigência da função social da Cia. Vale do Rio Doce nos municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás e Marabá. “Não queremos a Vale como nossa inimiga, mas também não podemos aceitar apenas migalhas. Queremos que ela cumpra sua função social com a região”, reivindicou.
A penúltima plenária do PTP, em Marabá, contou com as presenças de mais de duas mil pessoas formadas por várias delegações dos municípios de Parauapebas, Marabá, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Palestina do Pará, Piçarra, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia, que formam a Região de Integração de Carajás.
Segurança pública
De acordo com declarações de deputados federais e estaduais que participaram do evento, a falta de segurança é um dos maiores problemas enfrentados pela população, resultado de 12 anos de abandono.
Em resposta ao tema, a governadora Ana Júlia Carepa informou que em apenas quatro meses de governo foram instalados em Marabá o Grupamento Aéreo, com dois helicópteros e um avião planador; o Comando de Missões Especiais, aumento do efetivo de policiais militares; a Corregedoria Integrada entre as polícias Civil e Militar, com ênfase para os núcleos de inteligência policial; e a promoção da capacitação de policiais para combate ao crime organizado.
“Vamos realizar concurso público para 1.500 novos PMs, já efetivamos mais de 110 novos delegados e vamos também trazer para a região mais carros e motocicletas”, informou a governadora.
Ana Júlia acrescentou que nestes quatro meses de governo lançou também o programa Bolsa Trabalho, reduziu o ICMS da conta de energia elétrica e do boi em pé, liberou o licenciamento ambiental em áreas de assentamento e incentiva a criação do Distrito Florestal Sustentável de Carajás, além de outras ações governamentais que beneficiam as camadas mais carentes da população.
Ao ressaltar a presença das delegações municipais, a governadora informou que o PTP é uma forma democrática do povo decidir as obras que deseja, lembrando que todas as propostas serão sistematizadas e farão parte do Plano Plurianual, que será submetido à Assembléia Legislativa.
A governadora também mandou um recado para o setor industrial que trabalha com ferro-gusa, em Marabá. “Quem não trabalhar na legalidade vai ter que mudar de ramo. Nosso governo não vai permitir trabalho escravo e infantil para garantir a produção de gusa”, enfatizou.
CVRD
Sobre a Cia. Vale do Rio Doce, Ana Júlia revelou que, em janeiro deste ano, se recusou a receber o presidente da companhia (Roger Agnelli), porque o estado ainda não tinha projeto para apresentar à empresa que inclua ampliação de ações sociais e infra-estrutura na região. “Queremos a Vale como parceira, numa relação de respeito”, sentenciou.
No final da fala da governadora, ela assinou convênio para execução de obras de infra-estrutura com os doze prefeitos que integram a Região de Integração de Carajás.

2 comentários:

Anônimo disse...

Fala, Waldir! E aí, amigão? Vc ficou muito lindo nessa foto. E que bronze, hein? Bjão. Enize

Waldyr Silva disse...

Oi, Enize, obrigado. O bronzeado foi o calor no interior do ginásio em Marabá.
Beijão, querida.
WS