terça-feira, 1 de maio de 2007

Continua impasse entre cooperativas de transporte alternativo

Os prefeitos de Eldorado do Carajás, João da Madecastro; e de Curionópolis, Sebastião Curió, se reuniram na tarde de segunda-feira (30) no gabinete do prefeito Darci Lermen (que se encontrava ausente) com o chefe de Gabinete, João Fontana; diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), Deusimar Pereira da Silva; e representantes da Agência Estadual de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon), da Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico (Sinart) e das cooperativas Cooperalt, Coocavump e Coopasul, com o intuito de acabar com a disputa entre as operadoras do transporte coletivo alternativo intermunicipal. Depois de muita discussão, não se chegou a nenhum acordo.
A contenda entre as cooperativas gira em torno da disputa por passageiros no eixo Parauapebas-Curionópolis-Eldorado-Marabá.
Representantes da Coocavump (com sede em Parauapebas), Cooperalt (Curionópolis e Eldorado) e Coopasul (Marabá) se intitulam donos dos pontos em suas cidades de origem, e por isso se julgam no direito de sair lotados de passageiros da rodoviária, mas a cooperativa intermediária (Cooperalt) não quer que as outras (Coocavump e Coopasul) apanhem passageiros em Eldorado e Curionópolis.
As cooperativas foram representadas na reunião por Antonio Carlos Carvalho (da Coocavump), Magno Araújo Santos (Cooperalt) e José Marquês Dias (Coopasul).
Semana passada, motoristas dessas cooperativas andaram se estranhando e fechando a estrada por alguns momentos, na tentativa de abocanhar o maior número de passageiros.
Para se ter uma idéia, as três cooperativas detêm uma frota de 114 vans operando nessa rota, número considerado pela Arcon como demasiado, quando se compara com a quantidade passageiros transportados.

______________________
Atualizado às 10:45 de 02/05

Finalmente, as cooperativas que exploram o serviço de transporte alternativo de passareiros chegaram a um consenso, colocando um ponto final na contenda.

Um comentário:

Anônimo disse...

REALMENTE NÃO DA PRA ENTEDER O QUE ACONTECE NA CABEÇA DESSES GOVERNANTES DE MEIA TIJELA. QUEREM IMPOR AO USUARIO UMA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DEFICITARIA, INSEGURA, SEM CONFORTO E QUALIDADE. FERINDO O DIREITO DO CONSUMIDOR DE LIVRE ESCOLHA DOS SERVIÇOS. MEU CARO WALDIR É PRECISO UMA INTERVENÇÃO NESSES SERVIÇOS, PARA MELHORAR A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS, JÁ QUE O TRANSPORTE É PUBLICO E NÃO UMA IMPOSIÇÃO. E QUEM PAGA A CONTA TEM TODO DIREITO DE ESCOLHER O TIPO DE TRANSPORTE E AS EMPRESAS OU COOPERATIVAS QUE VÃO UTILIZAR. COM A PALAVRA A ARCON.
UM GRANDE ABRAÇO