quinta-feira, 3 de abril de 2014

Palestras sobre manejo de maracujá marcam Dia de Campo

Fotos: Irisvelton Silva

Com o objetivo de orientar técnicos e produtores rurais sobre a produção e manejo de maracujá e divulgar resultados das cultivares da Embrapa no município, a Prefeitura de Parauapebas realizou nesta quinta-feira (3), na fazenda Rio Doce, região de Cedere I, zona rural, o Dia de Campo do Maracujá.
Organizado pela Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror), o evento contou com as presenças do titular da Sempror, Horácio Martins; procurador geral do município, Marcones Santos, representando o prefeito Valmir Mariano; produtor rural Antenor Rodrigues Oliveira, proprietário da fazenda Rio Doce; coordenador da Emater, Raimundo de Sá; pesquisador em fruticultura na Embrapa Cerrados, em Brasília, Nilton Junqueira; supervisor da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém, Fabrício Ferreira; diretor da Federação das Cooperativas da Agricultura Familiar do Sul do Pará (Fecat), Irineu dal Santo; presidente da Cooperativa Mista dos Produtores Rurais da Região de Carajás (Cooper), Mauro Melo; além de produtores rurais, servidores públicos e comunidade.
Após a falação das autoridades e convidados que formaram a mesa, Nilton Junqueira ministrou palestra sobre melhoramento genético, cultivares Embrapa, produção de mudas de maracujá, reconhecimento e controle de doenças em maracujazeiros.
A segunda palestra, ministrada por Francisco Jorge de Araújo, técnico da Fecat, reportou sobre orientações técnicas e atividades práticas sobre produção de mudas: métodos de propagação, reparação de substrato.
Depois de intervalo para almoço, o Dia de Campo do Maracujá retomou os trabalhos com palestra sobre orientações técnicas e atividades práticas sobre escolha e preparação de área; coleta e análise de solo; correção e adubação do solo, e preparação das covas, proferida por Fabrício Ferreira.
Houve ainda as palestras sobre plantio e manejo, espaçamento das covas, plantio, condução, poda, tutoramento, reconhecimento e controle de doenças; e sobre polinização artificial e colheita de maracujá, ambas ministradas por Nilton Junqueira.
Na oportunidade, foi assinado convênio de estruturação de polo de fruticultura no município entre a Embrapa e a Prefeitura de Parauapebas.
O Dia de Campo do Maracujá foi encerrado com avaliação, debates e encaminhamentos, e ainda visita às estações de sementeira suspensa, viveiros e áreas de plantio de maracujazeiros na fazenda Rio Doce. (Waldyr Silva / Ascom PMP)

Nenhum comentário: