quarta-feira, 23 de abril de 2014

Festival Música das Américas vai reunir em Belém bandas sinfônicas e grandes maestros

Maestros e instrumentistas de várias regiões do Brasil e do exterior estarão em Belém a partir do próximo final de semana participando da segunda edição do "Música das Américas". O festival, voltado exclusivamente para as tradicionais bandas de música e para as bandas sinfônicas, é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Carlos Gomes, e será realizado no período de 27 de abril a 4 de maio, dentro da programação da primeira fase do XXVII Festival Internacional de Música do Pará.
Este ano se apresentam as bandas de música de Uruará, Vigia, São Caetano de Odivelas, Ponta de Pedras e Tailândia, além da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, que ministrará oficinas musicais para os instrumentistas paraenses.
"O evento reconhece e valoriza o trabalho de educação musical, integração social e desenvolvimento artístico das tradicionais bandas de música, assim como das bandas sinfônicas", ressalta o maestro Marcelo Jardim, diretor artístico do festival.
Durante o evento, o público poderá conferir apresentações de grandes maestros, conhecer o trabalho musical das bandas de música do interior do estado e apreciar um repertório escolhido especialmente para cada um dos grupos que irá se apresentar no festival.
Será uma grande oportunidade também de ver de perto os concertos da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, considerada há mais de 20 anos uma das melhores da América Latina. E de conferir o crescimento musical de jovens instrumentistas que formam a Banda Sinfônica do Estado do Pará, que irá se apresentar pela segunda vez em Belém dentro da programação do festival.
Formada por 90 componentes, que foram selecionados de inúmeras bandas de música do estado, provenientes de mais de 30 cidades paraenses, a banda será conduzida por grandes maestros convidados.
Os concertos do "Música das Américas" começam no próximo domingo (27), no Theatro da Paz, mas também haverá apresentações diárias no Centur, sempre a partir de 17 horas, durante toda a semana do festival. Na abertura, haverá concerto da Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes. A anfitriã do evento se apresentará às 11 horas, sob a direção musical do regente Amilcar Gomes, e terá como regentes convidados o maestro Marcelo Jardim, professor de regência da UFRJ, e o maestro húngaro Laszlo Marosi, professor da Central Florida University.
Nesse mesmo dia, às 20h30, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo fará a abertura oficial do festival com o maestro titular Marcos Sadao Shirakawa, diretor artístico, e a maestrina Mônica Giardini, diretora adjunta, recebendo os maestros convidados Dario Sotelo e Laszlo Marosi. O concerto terá a participação especial do pianista Paulo José Campos de Melo, que executará "Rapsody in Blue", um clássico do repertório orquestral, de George Gershwin.
A programação artístico-musical será intensa, com a realização de oficinas musicais, palestras, ensaios e concertos. Para o superintendente da FCG, Paulo José Campos de Melo, a maior contribuição do festival é a educação musical que ele proporciona, principalmente para os jovens que vêm do interior do estado.
"Esta promoção do Governo do Estado do Pará é extremamente importante para reestruturar e inovar a metodologia de ensino nas escolas de música do interior do estado e, desta forma, permitir que os alunos tenham chances de prosseguir seus estudos em universidades, em condições de igualdade com os músicos dos grandes centros", comemora o pianista. (Rosa Cardoso / Fundação Carlos Gomes)

Um comentário:

Anônimo disse...

Evento dos mais importantes. Ainda veremos uma orquestra sinfônica de Parauapebas.