domingo, 6 de abril de 2014

Governador cancela viagem a Nova Iorque para acompanhar ações de segurança pública

O governador Simão Jatene cancelou neste sábado (5) a viagem que faria a Nova Iorque, esta semana, para monitorar a continuidade das ações de segurança pública no Pará. Na cidade americana, o Governo do Pará receberá uma homenagem por conta da iniciativa de priorizar a criação de mecanismos integrados para a redução da pobreza e da desigualdade através da educação, com programa “Pacto pela Educação”, lançado em 2013.
A cerimônia será realizada em Manhattan, na próxima terça-feira (8), durante o evento anual “University for a Night 2014”, que reunirá lideranças de governo de várias partes do mundo e empresários engajados com investimentos de filantropia especialmente na América Latina, na Ásia e na África. O vice-governador Helenilson Pontes vai representar o estado no evento, que contará ainda com presença do secretário especial de Promoção Social, Alex Fiúza de Mello.
De acordo com Alex Fiúza, desde 1998, por exemplo, nenhuma Unidade da Federação havia realizado uma operação de crédito junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) especificamente para a educação. O programa paraense – que tem como principal meta elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 30% em cinco anos – é o primeiro desde então. O recurso financeiro será aplicado na ampliação, recuperação e modernização da infraestrutura, melhoria da qualidade de ensino e aperfeiçoamento da gestão da rede estadual até 2017.
A construção do projeto paraense de reversão do cenário da qualidade da educação básica começou em 2011, com a identificação de indicadores e o diagnóstico da situação do ensino no estado, quando foram identificadas e confirmadas deficiências como aprendizagem baixa, condições de infraestrutura inadequada, alta distorção idade versus série entre os estudantes, além de poucos avanços no Ideb, principal indicador da qualidade da educação básica.
A reversão deste cenário crítico foram as bases motivadoras para a elaboração do pacto, que tem o projeto BID como um dos financiadores e institui projetos estratégicos para a melhoria do rendimento dos alunos, para alfabetização na idade correta, reforço escolar, combate a distorção idade série, dentre outros que buscam melhorar o desempenho dos alunos e apoiar a capacidade de gestão e monitoramento da educação paraense.
“Sabemos que a educação pública do estado está em uma situação problemática, um problema histórico e nacional. As ações que visam a melhoria da educação não se esgotam no governo, mas sobretudo com envolvimento da sociedade. A escola pública é do público, de cada comunidade onde ela está presente e esta mentalidade de nova forma de gestão que o Pacto está propondo”, disse o secretário. (Agência Pará de Notícias)

Nenhum comentário: