quinta-feira, 10 de abril de 2014

Conheça alguns alimentos que não são tão saudáveis quanto parecem

Não está nada fácil levar uma vida saudável e, na tentativa de ficar na linha, você pode fazer tudo errado
Uma das maiores preocupações de quem quer levar uma vida saudável e/ou perder peso é, sem dúvidas, a alimentação. Nesse sentido, somos condicionados a acreditar que determinados produtos são mais saudáveis do que outros e por isso acabamos fazendo opções que nem sempre são as mais corretas.
Tudo bem que você sabe que tomar refrigerante não é uma boa ideia. Mesmo os de baixa ou zero caloria não são indicados. No caso desse tipo de bebida, o excesso de açúcar, de sódio e de adoçantes é extremamente prejudicial à saúde.
Aí você decide comprar um suco de caixinha, pois a bebida, aparentemente, é natural e mais saudável. Mentira. Sucos de caixinha têm grandes quantidades de açúcar, corantes e conservantes. Mesmo as versões light não são indicadas. O jeito mesmo é você deixar a preguiça de lado, ir à feira, comprar algumas frutas frescas e preparar seus sucos na hora. Se não for assim, não é natural.
Aliás, é bom que você consuma esses sucos em no máximo 60 minutos. Então não está permitido fazer dois litros de suco e tomar durante o dia ou a semana. Isso porque os nutrientes e as vitaminas da bebida já não estarão mais lá, esperando por você. A Vitamina C, por exemplo, tem fama de ir embora fácil, fácil. Então agora você sabe: nada de refrigerante nem de suco de caixinha.
Outro falso alimento saudável é a popular barrinha de cereal, que muita gente carrega no bolso e come como lanche da manhã ou da tarde. A barrinha tem cara de boa moça devido à baixa dose calórica e por ser uma boa fonte de fibras. Até aí, tudo bem. Você precisa ficar atento, porém, ao tipo de barra que compra. Basta dar uma conferida rápida no rótulo das embalagens e checar se o produto não tem muito açúcar, sódio e gorduras saturadas. É bom também que você escolha um produto sem muitos conservantes.
Com o inverno e o friozinho dando as caras em diversos lugares do Brasil, a sopa de pacotinho, aquela em pó, parece ser uma boa pedida para quem quer ter uma janta mais leve, certo? Errado! Se você é hipertenso, é bom descartar esse tipo de alimento, que tem valores altos de sódio. Se não é, o ideal é consumir moderadamente.
E se, por acaso, você tem o costume de comprar bebidas indicadas para quem pratica esporte, tome cuidado! Elas contêm grandes quantidades de potássio e sódio e servem para quem pega pesado na academia, na corrida, na natação. Se você não é o mais esportista de todos, não precisa ingerir esse tipo de bebida, e, se está acima do peso, nada de matar a sede com esses produtos, hein! A não ser que você não se incomode por ganhar uns quilinhos extras...
E se o seu café da manhã é composto por pães multigrãos, cuidado com outra cilada! Muitas vezes esses produtos são fabricados com grãos refinados, que acabam não sendo mais ou menos saudáveis do que o pão normal. O negócio é ficar sempre de olho nas informações nutricionais dos produtos que você consome – elas não estariam ali se não fossem importantes!
E antes que você saia por aí dizendo que nada mais faz sentido, que é impossível ter uma vida saudável e que a solução é comprar um quilo de chocolate, calma! Ser saudável e manter o peso pode ser muito mais fácil do que você imagina!
O ideal é manter uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos integrais (de verdade), muita água e, claro, é importante comer a cada três horas e em pequenas quantidades – assim você não vai ter aquela fome monstruosa na hora do almoço ou do jantar. Se puder, não deixe de praticar alguma atividade física pelo menos três vezes por semana. E, se ainda está difícil, talvez esteja na hora de você procurar um nutricionista e pedir ajuda. (Daiana Geremias)

Nenhum comentário: