terça-feira, 27 de julho de 2010

Vale investe na qualificação de jovens em Parauapebas

Foi dada a largada para a qualificação de 78 jovens de Parauapebas. A aula inaugural, realizada na última segunda-feira (26), faz parte do Programa de Formação Profissional da Vale, que tem como objetivo preparar jovens para atender o mercado de trabalho. Os novos trainees fazem parte de um grupo de 2.400 profissionais formados desde o início do programa, em 2000.

O Programa de Educação Profissional da Vale faz parte do esforço contínuo da mineradora em desenvolver as comunidades vizinhas aos seus projetos por meio do acesso à educação, emprego e renda. "Não existe melhor forma de inserção profissional para a entrada no mercado de trabalho do que os cursos oferecidos pelo programa", garante Rosivaldo Brito, diretor do Senai Parauapebas.

Para Arimatéia Ferreira, ex-trainee e atual gerente de segurança do trabalho da Vale, a iniciativa traz novas perspectivas para os jovens que, a partir de agora, podem sonhar com um futuro melhor. "Já estive na posição deles, e hoje estou em um lugar além do que eu poderia imaginar", diz Arimatéia.

O programa, para alguns jovens, é a abertura de novos horizontes. De acordo com Vanderleia Reis, 24 anos, aluna do curso de operação de minas, essa é uma oportunidade ímpar de se qualificar. Vanderleia não se intimida com o fato de ser mulher e aposta em sua formação. "Esse é o meu primeiro emprego. Quero estudar, me especializar e desenvolver um bom trabalho", afirma a estudante.

Também aluno do curso de operação de mina, Rondinele Pereira, 28 anos, largou o emprego em que trabalhava há sete anos para se dedicar ao programa. "Fazia de tudo na empresa e não via perspectiva de crescimento. Com o curso, posso crescer junto com a empresa", explica.

De acordo com Luiz Mapa, gerente das operações das minas de minério de ferro de Carajás, a capacitação profissional desses jovens faz parte da iniciativa da Vale de valorizar os profissionais locais. "Com o aumento do nosso ritmo de produção, mão-de-obra qualificada será um fator fundamental no desenvolvimento dos projetos. Fico feliz que essas pessoas sejam da região", reforça.

O curso
O Programa de Formação Profissional é uma ação da Valer, Gerência de Ensino da Vale, que tem como um dos principais objetivos qualificar mão-de-obra e promover o desenvolvimento com responsabilidade social, por meio do acesso à capacitação profissional para inserção no mercado de trabalho.

O programa é composto por duas fases. A primeira, teórica, tem duração de três meses e será realizada em tempo integral. Na segunda fase, será oferecida uma formação prática. (Assessoria de Imprensa da Vale)

Nenhum comentário: