quinta-feira, 22 de julho de 2010

Ibama e BPA flagram plantação de maconha em assentamento no PA

Brasília - O Ibama e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) destruíram na última segunda-feira (19) uma plantação com aproximadamente 1,2 mil pés de maconha, além de 300 kg da droga já embalada, no Assentamento Guarani, município de Tailândia, a 260 qulômetros de Belém.

O cultivo suspeito chamou a atenção dos agentes federais da Operação Oriente durante um sobrevoo de helicóptero para fiscalizar áreas de desmatamento na região. Ao vistoriar o local em terra, os fiscais confirmaram a plantação ilegal e encontraram os pacotes da erva já prontos para serem distribuídos. Não conseguiram, porém, obter informações do proprietário do lote com os assentados.

Para o chefe da Divisão de Fiscalização do Ibama no Pará, Alex Lacerda, não é raro agentes ambientais se depararem com casos de tráfico de droga. No ano passado, fiscais de Santarém, no oeste do estado, apreenderam maconha numa embarcação durante repressão à pesca no período de defeso.

“Esse tipo de ocorrência confirma que o ilícito ambiental anda de mãos dadas com o tráfico, os crimes trabalhistas, entre outras ilegalidades. Já se sabe desde a divulgação do Mapa da Violência, em 2009, que as cidades com altos índices de crimes ambientais têm também mais criminalidade que as que não convivem com serrarias clandestinas e extrações ilegais de madeira”, lembra Alex Lacerda.

Para destruir a plantação, os pés de maconha foram arrancados com ajuda dos assentados e queimados em grandes montes, junto com a droga já embalada. Uma amostra foi salva e entregue à Policia Civil. A Polícia Federal também foi comunicada do crime.

Fonte: http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=361402

Nenhum comentário: