quinta-feira, 8 de abril de 2010

Darci Lermen articula inclusão do Estado de Carajás na pauta da Câmara dos Deputados

Victor Hugo Mendes


O prefeito municipal de Parauapebas, Darci Lermen, articulou junto à Bancada Pró-Criação do Estado do Carajás a inclusão dos dois projetos de decreto legislativo que autorizam a realização do plebiscito popular que decidirá sobre a criação do Estado do Carajás.

As propostas, uma da Câmara – PDC 159-B, de 1992, de autoria do deputado federal Giovanni Queiroz (PDT-PA) – e outra do Senado, aguardam pauta para votação em plenário.

No final do ano passado, o PDC Nº 2.300, de 2009, de autoria do senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), foi aprovado à unanimidade no Senado Federal e igualmente recebeu unanimidade na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional.

A comitiva sulparaense conseguiu o apoio do líder do governo, deputado federal Cândido Vacarezza (PT-SP). Em seguida, em reunião na presidência da Câmara dos Deputados, onde o Colégio de Líderes deliberou sobre as matérias a serem votadas na próxima semana, as duas matérias do Estado do Carajás foram incluídas na Ordem do Dia.

Aguarda-se para a próxima semana, na terça-feira (12) ou quarta-feira (13), a votação dos projetos que autorizam o plebiscito para a criação do Estado do Carajás, o qual seria o 27º estado brasileiro. (Val-André Mutran e Suellen Medeiros)

Um comentário:

wenderson da costa disse...

Bem, como disse o economista, empresário e prefeito de Goianésia do Pará, Itamar Cardoso, a luta pró-Estado de Carajás é louvável. Contudo, o modo que é conduzida que é dispensada.
Concordo, afinal, Estado de Carajás so fica mais evidente quando chega o período eleitoral. E fui testemunha que, deputados federais da região metropolitana se passam por "Coxinha", quando estão lá, são contra, quando vem para o interior, dizem ser a favor. Quando houver uma mobilização geral que agregue a sociedade e fora de período eleitoral... Certamente haverão muitos adepitos.