quarta-feira, 21 de abril de 2010

Aeroporto terá nome de jornalista

Imagens: Blog Patrick Roberto




Marabá - Campanha que perdura há mais de uma década teve seu desfecho semana passada com a publicação da Lei nº 12.220, de 12 de abril de 2010, no Diário Oficial da União.
Por meio dela, o presidente da República em exercício, José Alencar, decreta que o aeroporto de Marabá passa a ter o nome de “João Corrêa da Rocha”, em homenagem ao industrial gráfico e jornalista que, nos idos de 1975, empreendeu luta pela abertura do terminal a voos comerciais na cidade.
O assunto tramitou no Congresso Federal com o Projeto de Lei (PL) PL 5909/05, proposto pelo deputado federal Nilson Pinto (PSDB-PA) apenas em 2005, embora a ideia seja anterior.
“O empresário e jornalista João Corrêa da Rocha, por meio de seu periódico 'Notícias de Marabá', empreendeu, por volta de 1975, campanha na qual defendia a ampliação do aeroporto de Marabá, para que este viesse a fazer frente às necessidades da população e do empresariado de transporte aéreo regular”, justificou Nilson Pinto.
No seu parecer, quando o assunto esteve na Comissão de Educação e Cultura, o deputado federal Lira Maia (DEM/PA) ressaltou: “Hoje o aeroporto de Marabá se destaca pelo intenso movimento de passageiros e de cargas, em razão do ascendente progresso do sudeste do Estado do Pará. E o trabalho diuturno de João Corrêa da Rocha, em diferentes épocas, pela ampliação do aeroporto, reconhecimento e abertura de novas linhas aéreas, e a quebra do monopólio permitindo a livre concorrência no transporte aéreo, naquela cidade e região, tornou-se realidade”.
Histórico
Neta de João Rocha, o qual faleceu na primeira metade da década de 1990, a jornalista Márcia Xerfan declarou que o reconhecimento pleiteado pela família há um bom tempo é mais que merecido, tendo em vista a dedicação do avô a essa luta, com uma mobilização que na época chegou a ser ridicularizada por alguns, mas que, ao produzir resultado efetivo, contribuiu em muito para o progresso da região.
Márcia lembra que a luta era pela ampliação do aeroporto e liberação do mesmo para outros voos comerciais, quebrando o monopólio da antiga Votec. Na época, a Varig pleiteava a concessão para operar a rota.
“Ele sempre tratava o assunto no boletim dele (Notícias de Marabá) e nos colocava para recolher assinaturas de pessoas na rua, na av. Antônio Maia, para um abaixo-assinado. Para todas as pessoas, a gente tinha de justificar”, rememora a jornalista, destacando ainda que João Rocha chegou a receber uma carta de agradecimento da Varig, reconhecendo o seu esforço, assim como foi levado a Imperatriz (MA), para viajar no voo inaugural para Marabá.
“Foi uma luta de Davi contra Golias, pois nem a população acreditava e até ria da nossa campanha no meio da rua”, relembra Márcia Xerfan. (Fonte: Blog Patrick Roberto)

Um comentário:

Anônimo disse...

JOÃO CORREA DA ROCHA... adorei ler a respeito da cidade de Marabá e saber como foi J. C DA ROCHA,lutou pelo aeroporto, PARABENS MARABÁ.