Dia 29 de janeiro e dia 7 de abril, vários colegas se parabenizavam pelo dia do jornalista. Afinal, que dia é o nosso dia?
Bem, considerando o desemprego e os baixos salários, poderíamos até ter mais motivos para comemorar, mas datas não faltam. Veja isso:
24 de janeiro
MUNDO – Dia de São Francisco de Sales, padroeiro da nossa profissão. Alguns calendários também chamam essa data como Dia do Jornalista Católico.
29 de janeiro
BRASIL – Esse é o Dia do Jornalista mais popular e presente na maioria dos calendários. Há muitas versões, mas também muitas controvérsias, por isso não há uma boa explicação para essa data. Se souber de alguma, comente e nos conte.
16 de fevereiro
BRASIL – Dia do Repórter. Ao contrário do que o senso comum, repórter não é sinônimo de jornalista. A função de repórter é apenas mais uma das mais de dez que todos os jornalistas podem exercer.
28 de março
BRASIL – Dia do Revisor e do Diagramador.
7 de abril
BRASIL – Não é o mais popular, mas é o dia oficial. Foi instituído pela Associação Brasileira de Imprensa em homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró, médico e jornalista, que morreu assassinado por inimigos políticos em São Paulo no dia 22 de novembro de 1830. O movimento popular gerado por sua morte levou à abdicação de D. Pedro I, no dia 7 de abril de 1831. Um século depois, em 1931, em homenagem a esse acontecimento, o dia 7 de abril foi instituído como o “Dia do Jornalista”.
3 de maio
MUNDO – Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, decretado pela ONU em 1993.
5 de maio
BRASIL – Dia Nacional das Comunicações.
Dia da Ascenção de Jesus
MUNDO – Nessa data a Igreja Católica celebra o Dia Mundial das Comunicações Sociais. A data varia de acordo com o calendário litúrgico e é sempre 40 dias após a Páscoa do Senhor.
1º de junho
BRASIL – Dia da Imprensa. Lembra a data de início de publicação, em 1808, do Correio Braziliense, primeiro jornal brasileiro, apesar de impresso em Londres.
2 de setembro
BRASIL – Dia do Repórter-Fotográfico.
8 de setembro
MUNDO – Dia Internacional do Jornalista. Nesse dia, em 1943, faleceu Julius Fučík, jornalista tcheco que foi preso, torturado e executado por nazistas. Julius era membro do Partido Comunista da Tchecoslováquia.
10 de setembro
BRASIL – Já comemoraram o Dia da Imprensa nesta data, por causa da fundação, em 1808, da Gazeta da Imprensa, primeiro jornal impresso no Brasil. Quando descobriram que o Correio Braziliense começou primeiro, trocaram a data para o dia 1º de junho. (Fonte: Aqui)
sábado, 30 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário